Prefeitura instala primeira sinaleira para deficiente​s visuais na cidade

                                                                                                        
As melhorias realizadas nos setores-base da cidade podem ser facilmente identificadas, mas assegurar o direito à cidadania também é uma preocupação da Prefeitura de São Gonçalo. Sob essa perspectiva, foi implantada, no Porto Velho, a primeira sinaleira do município com dispositivo sonoro para atender os deficientes visuais e garantir uma travessia segura.
Para que o equipamento funcione, o pedestre precisa apertar o botão e segurá-lo até ouvir um bipe. Depois, deve aguardar um sinal sonoro que indicará o momento de atravessar em segurança. O dispositivo possui inscrição em braile e também auxilia idosos, uma vez que muitos têm dificuldade de visão.
Mesmo com a facilidade no manuseio do equipamento e a pretensa melhora ao atravessar, a aposentada Valdete Maria Lanes Pontes, de 67 anos, conta que, por enquanto, ainda há problemas no deslocamento. "Espero que depois de um tempo seja mais fácil. Infelizmente, os maus motoristas insistem em dificultar a nossa travessia, desrespeitando constantemente a sinalização", lamentou.
Por outro lado, a vice-diretora do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo, Nilsa Martins Pereira, de 53 anos, comemorou a iniciativa. "Há muito tempo precisávamos disso e, por estarmos perto de uma das vias mais movimentadas de São Gonçalo, a colocação da sinaleira vai nos dar mais confiança e uma sensação de segurança maior", agradeceu Nilsa Martins.
Estrategicamente, esta primeira sinaleira foi instalada em frente ao instituto, mas, segundo o secretário de Transportes de São Gonçalo, Mauro Assad, inicialmente, outros seis pontos ainda vão receber o mesmo sistema. "Confesso que a implantação da sinaleira era um desejo antigo que, enfim, pôde ser concretizado e, assim, vamos auxiliar muitas pessoas", afirmou Assad.

fonte página oficial PMSG

Alunos da rede municipal de ensino recebem prêmio por destaque em concurso de redação

                                                                                                       
"Incentivar a prática da leitura aguça um novo olhar e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes do seu papel no mundo". Com a perspectiva de que o exercício da leitura não deve se ater apenas às questões pedagógicas, a secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nícia de Carvalho, ressaltou durante a premiação dos autores das 50 melhores redações da cidade, a importância de atividades que integrem cada vez mais os alunos, estimulando-os a expor suas ideias, além de desenvolver a expressão textual.
A atividade faz parte do Projeto Redação - idealizado pela Folha Dirigida - e pela iniciativa, as escolas participantes são incitadas a realizar concursos internos de redação. Desse grupo de 50 textos, os três melhores foram selecionados e vão compor um livro publicado pela própria Folha, ainda este ano.
Representando a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, o vice-prefeito Jorge Aranha lembrou que o sucesso do projeto se deu através do comprometimento de toda equipe pedagógica, que soube extrair o melhor de cada aluno.
"Estamos aqui para cuidar da formação dessas crianças, mas, sobretudo, mobilizar à todos sobre as questões do dia a dia. O cuidado com o meio ambiente é uma das maiores preocupações da atualidade e usamos isso como tema das redações", contou o vice-prefeito. 
Visivelmente emocionadas e satisfeitas pelo trabalho desenvolvido, as alunas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais Aurelina Dias Cavalcanti, no bairro Amendoeira, e Marinho Marcílio Dias, em Itaoca, Andressa Martins Pinto, Jéssica da Conceição e Lorena dos Santos Régis, autoras das três melhores redações, foram ovacionadas pelos demais alunos e enfatizaram que a educação pode transformar qualquer quadro social crítico.

fonte: página oficial PMSG