‘Já tiramos mais de 10 mil da informalidade em S. Gonçalo’

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Gonçalo, Adolpho Konder, disse que a política de estimular o empreendedorismo individual está atingindo os objetivos esperados, isto é, tirando milhares de gonçalenses da informalidade, gerando renda e emprego para estas pessoas. Segundo ele, a cidade está batendo recordes dentro do Estado e que ao todo, mais de 10 mil empreendedores já legalizaram os seus negócios junto à Prefeitura. Segundo Konder, a troca do DEM pelo PDT partiu de um convite da prefeita Aparecida Panisset e do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Konder defendeu ainda a manutenção da aliança entre os governos municipal, estadual e federal.
O SÃO GONÇALO - Desde a sua posse como secretário de Desenvolvimento Econômico, o empreendedorismo se tornou uma das marcas de sua gestão. Por que o senhor resolveu colocar esta prática como uma das prioridades de sua pasta?
Adolpho Konder - Tive duas experiências antes de assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Primeiro como chefe de Gabinete da prefeita Aparecida Panisset, que me deu a oportunidade de acompanhá-la em diversos eventos e depois como secretário de Desenvolvimento Social, onde pude conhecer toda a área social do município e cada bairro. Com isso, pude perceber a existência de um elevado número de pessoas trabalhando na informalidade, mas que demonstravam interesse em formalizar os seus negócios, a partir da criação da Lei do Empreendedor Individual pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi aperfeiçoada pela presidenta Dilma Rousseff. Como o Sebrae já havia me procurado, resolvi convidá-lo para uma parceria para junto formalizar estas pessoas.
OSG - Quais os principais projetos relacionados com o empreendedorismo em São Gonçalo?
Konder - Depois de regulamentarmos a Lei do Empreendedor Individual de acordo com as necessidades do nosso município, criamos o projeto ‘Empresa Bacana’, cuja a primeira edição foi realizada em Alcântara e foi um sucesso. Mais de 500 pessoas formalizaram os seus empreendimentos em apenas uma semana, naquela ocasião, e cerca de mil pessoas formalizaram os seus negócios nas duas edições do ‘Empresa Bacana’, que terá uma terceira no próximo dia 17, no Jardim Catarina, na Escola Municipal Irene Barbosa Ornellas. Este resultado é recorde em todo o Estado. Atualmente este número ultrapassa 10 mil pessoas que deixaram a economia informal e migraram para a formal. Aí surgiu a oportunidade de criar um espaço dentro da unidade do Rio Poupa Tempo, que funciona no São Gonçalo Shopping, chamada ‘Sala do Empreendedor’, onde as pessoas podem tirar os seus alvarás de funcionamento. Além disso tudo, estou conversando com o Sebrae para realizarmos uma grande Feira do Empreendedor, que seria uma espécie de ‘Empresa Bacana’ amplificado, com palestras do Sebrae e a presença do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, por exemplo.
OSG - Na sua visão como gestor público, quais os benefícios desta política de empreendedorismo para São Gonçalo?
Konder - Obviamente o primeiro benefício é colocar as pessoas na formalidade. A Lei do Empreendedorismo Individual permite que cada empreendedor possa contratar mais um funcionário. O segundo é a possibilidade de mapear estas pessoas e dar um acompanhamento para elas. Dados do Sebrae mostram que, em no máximo dois anos, estes empreendedores estão se transformando em micro-empresários. Outro benefício do empreendedorismo é a geração de renda e garantir ‘vida longa’ para o negócio destes empreendedores. Cada uma destas pessoas contribui com R$ 5 do Imposto Sobre Serviços (ISS) por empreendimento. Um empreendedor pode obter, por exemplo, um alvará para atuar como professor particular, abrir uma confecção e um salão de cabeleireiro em um único documento, contribuindo com R$ 15 para o município, gerando receitas para São Gonçalo. Mas o principal desafio do empreendedorismo é gerar emprego
OSG - Faltando um ano para as eleições, o senhor trocou o DEM pelo PDT e foi lançado como pré-candidato à Prefeitura de São Gonçalo. Como foi esta transição?
Konder - A mudança para o PDT representa para São Gonçalo a aliança entre os governos municipal, estadual e federal, e foi fundamental para os avanços obtidos na gestão da prefeita Aparecida Panisset. Recebi o convite do ministro Carlos Lupi (Trabalho) e da prefeita e resolvi aceitá-lo. Acho que é necessário dar continuidade a esta aliança com o Estado e com a União.
OSG - Como foram as conversas para aceitar a sua pré-candidatura à Prefeitura de São Gonçalo em 2012?
Konder - Na verdade, coloquei o meu nome à disposição do PDT. Obviamente isso partiu de uma conversa com a prefeita Aparecida Panisset e com o ministro Lupi. Mas quem vai decidir isso é a convenção.

fonte: Jornal O São Gonçalo

Um dia de muita festa em São Gonçalo

Sol, calor e muitas brincadeiras. Assim foi a festa do Dia das Crianças organizada, na manhã de ontem, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de São Gonçalo, na Vila Olímpica do Colubandê. Comandadas por um animador, cerca de 2 mil crianças participaram de várias atividades como gincanas e caça ao tesouro, além de desfrutarem de brinquedos como pula-pula, escorrega e cama elástica. Para fechar em grande estilo, os meninos e meninas ainda puderam concorrer a centenas de presentes, entre bicicletas, jogos, bonecas e até vídeo game, e um sorteio feito pela prefeita Aparecida Panisset.
Antes de dar o pontapé inicial dos sorteios, a prefeita de São Gonçalo fez um discurso para saudar as crianças e celebrar o dia 12 de outubro. Segundo Panisset, as crianças gonçalenses serão as principais beneficiadas com as melhorias que o seu governo vem fazendo em todo o município. “Todas as obras que estão sendo feitas na cidade nos últimos anos permitirão que as nossas crianças, no futuro, tenham uma vida melhor em São Gonçalo, com mais qualidade”, disse.
Assim como a prefeita, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Joaquim de Oliveira, saudou aos pequeninos presentes na festa da Vila Olímpica. Emocionado, o secretário disse que o evento é um presente de coração para os meninos e meninas gonçalenses. “Nosso objetivo é fazer algo bom para as crianças. Tudo aqui é feito com o coração e muita consideração para vocês que são o futuro da nossa cidade”, declarou Joaquim de Oliveira.
No sorteio da bicicleta a menina Mariana Costa, 6 anos, foi a ganhadora. Moradora do Colubandê, Paula Ferreira, mãe de Mariana, estava radiante com o presente. “Foi ótimo ela ganhar. Queríamos comprar uma bicicleta, mas não podíamos. Agora ela poderá brincar com os amigos na rua”, declarou Paula.
Mais de seis mil foram ao Piscinão de São Gonçalo

O Parque Ambiental Praia das Pedrinhas, mais conhecido como Piscinão de São Gonçalo, amanheceu com uma energia infantil que envolveu todas as famílias que foram curtir o feriado do Dia das Crianças. Mais de 4 mil crianças participaram da festa promovida pelo governo do estado e pela Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj), que contou com atividades educativas e recreativas, parque de brinquedos infláveis e distribuição de brinquedos para a criançada.
As atividades aquáticas garantiram a diversão dos banhistas durante a manhã. A equipe responsável pelo entretenimento do Piscinão promoveu gincanas com distribuição de presentes, além do ‘voleibol gigante’ e um aulão de hidroginástica para os responsáveis que acompanharam as crianças.
“O dia no parque foi alegre, cheio de novidades e com um clima infantil. Tenho certeza que as crianças voltaram felizes para suas casas. Aqui elas se divertiram, ganharam presentes e ainda receberam aulas de como preservar o meio ambiente”, contou a supervisora regional da Secretaria de Governo do Estado, Cristiane Amaral.
Durante o dia, os banhistas também assistiram a uma apresentação musical dos alunos do Piscinão com instrumentos confeccionados com materiais reciclados. Às 13h, a criançada participou do Varal Literário com histórias do Irmãos Grimm; oficinas de desenho, escultura e pintura; além da confecção e dinamização de brinquedos populares.

Brincadeiras e sorteios animaram moradores no Morro da Salga

Em clima de animação e comemoração, as crianças do Morro da Salga, no Gradim, em São Gonçalo, também tiveram um dia repleto de atividades de lazer promovido pelo projeto Construindo Sonhos. O evento, que acontece pelo quarto ano, contou com a participação de toda a comunidade e cerca de 200 crianças, que se divertiram com pula-pula, brincadeiras, sorteio de bicicleta, além de receberem brinquedos e picolés.
Os festejos começaram ainda pela manhã quando foi promovido um café da manhã para as crianças e também um jogo de futebol na quadra da comunidade. No almoço, o público pode saborear o tradicional angu e, ao longo da tarde, foram distribuídos picolés para todos que participavam da festa.
Para a dona de casa Cintia Romão, que levou sua filha para participar da festa, a distribuição dos brinquedos é o ponto máximo para a criançada. “Na verdade, todo esse processo incentiva a socialização das crianças. É muita alegria ver o envolvimento de todos contribuindo para o projeto”, conta.
Criado em 2009, o projeto movimenta a população local com ações de integração social e escolinha de futebol para crianças e adolescentes. Segundo o organizador do projeto, Mario Sergio, é uma honra poder contribuir há quatro anos com essa iniciativa. “Ao longo desse tempo realizamos diversas atividades e a maior alegria é ver o sorriso no rosto estampado em cada uma dessas crianças”, afirma Mario Sergio.

Em Santa Bárbara não faltou empolgação

Há três anos, o Grupo de Amigos Unidos do Lazer, que joga futebol no bairro de Santa Bárbara, em Niterói, se uniu para comemorar o Dia das Crianças de uma forma bem original. Altamiro Colen, 52, morador da localidade há 20 anos, é um dos fundadores do grupo que patrocina o evento no bairro. Através de parcerias, o grupo vem conseguindo realizar o evento com muita organização e responsabilidade.
A festa abrange as crianças dos bairros de Santa Bárbara, Novo México, Nova Grécia, Caramujo e Morro do Castro. “São muitas crianças e temos distribuição de brinquedos, lanches, sorteios e brincadeiras. Hoje tivemos um público de cerca de mil crianças”, finalizou Colen.
Alessandra Gimenez, 37, é moradora do bairro há seis anos, e desde a primeira edição da festa ela passa o dia se divertindo com o filho Nicolas, 5. “É um momento especial que passo com meu filho. É o terceiro ano que venho e otrago, pois ele se diverte muito. Tem distribuição de brinquedos, cachorro quente, algodão doce, pipoca, refrigerantes, sorteios e muita brincadeira”, declarou.

fonte: Jornal O São Gonçalo