SINE DE ALCÂNTARA CERTIFICA 1ª TURMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Pioneira nesse tipo de atividade, o Sine de Alcântara – Casa do Trabalhador Leonel Brizola – uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Ministério do Trabalho, certificou nesta sexta-feira (10), a primeira turma formada nos cursos de Técnico de Vendas e Telemarketing.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e diretor do Sine de Alcântara, Henrique Porto, a idéia surgiu a partir da necessidade que o mercado de trabalho exigia e da carência de mão de obra especializada para ocupar tais cargos.
“Nunca nenhum outro Sine do Estado, abriu suas portas para oferecer cursos de qualificação profissional. Queremos ter este diferencial: não só o de intermediar mão de obra, mas o de encaminhar ao mercado de trabalho, um candidato pronto e capaz para exercer a sua função”, declarou Porto.
As aulas que começaram no mês de Abril com carga horária de 20 horas, receberam 60 alunos. Parte deste número não chegou a concluir o curso. O motivo é que muitos, antes mesmo do seu término, conseguiram uma vaga de trabalho. Trinta e nove se formaram e têm no Sine uma grande expectativa de também ingressarem no mercado de trabalho.
É o caso da cuidadora de crianças, Kátia da Silva Santos, de 26 anos. Há muito tempo desempregada formalmente, Kátia, que concluiu o curso de técnico de vendas, pretende agora, melhorar de vida.
“Durante as aulas, aprendi em como lidar com um cliente, atender ao telefone, enfim, tudo que é preciso para cativar e conquistar o cliente. Espero agora, através do Sine, conseguir um bom emprego, com carteira assinada e assim, melhorar de vida”, concluiu Kátia.
Os cursos não tiveram nenhum custo para a Prefeitura de São Gonçalo. Todo o material didático foi doado e os professores, voluntários. Gleise Oliveira foi um deles. Formada em Direito, Turismo e Administração, a professora ministrou o curso de Técnico em Vendas e conta que o resultado foi bastante satisfatório.
“Foi motivador ver tanta gente interessada em aprender e a melhorar de vida. Muitos alunos já tinham parado de estudar a um bom tempo e, viram no curso, uma oportunidade de aprimorar conhecimentos e de abrir novos caminhos para a empregabilidade”, contou Gleise.
A iniciativa deu tão certa, que Henrique Porto já pensa em novos cursos. Segundo ele, daqui a mais duas semanas, outras vagas serão abertas. Os cursos ainda são um segredo, mas com certeza serão dados com qualidade, com uma equipe especializada e certificados pelo Sistema Nacional de Emprego do Ministério do Trabalho.

Fonte: Página Oficial PMSG

SÃO GONÇALO RECEBE MAIS 3KM DE INFRAESTRUTURA

A prefeita Aparecida Panisset, sempre acompanhada de sua equipe, visitou na manhã deste sábado (11/06) as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Jardim Catarina. As ruas João Floriano, Emílio Fischer, Santo Diniz, Finlândia, Jorge Lima, Pândia Calógeras e Avenida Santa Catarina, são as primeiras prontas de um total de 42. Foram três quilômetros de drenagem, urbanização, iluminação, tratamento de esgoto e pavimentação.
“A obra do Jardim Catarina é um milagre. Passamos por muitas dificuldades, mas hoje podemos comemorar a vitória de ver sete ruas do bairro totalmente transformadas. É um novo Jardim Catarina”, declarou Panisset.
Durante a visita, a criançada pode se divertir e cuidar dos dentes. Cerca de 350 crianças foram atendidas pelos profissionais de odontologia, no odontomóvel. Todas receberam kits, orientações sobre escovação e o uso do fio dental, aplicação de flúor. A brincadeira ficou por parte da cama elástica e do pula-pula.
Enquanto isso, os adultos puderam conversar com a chefe do Executivo. “Fica difícil acreditar que tudo isso é verdade. O bairro sempre foi esquecido, abandonado por outros políticos, que só lembravam da gente na época de eleição. Foram anos de sofrimento que graças a essa mulher de fibra, chegou ao fim. Obrigada prefeita Aparecida Panisset”, agradeceu a costureira Maria das Graças, de 69 anos.
As obras, orçadas em R$ 180 milhões, são uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo com o Governo Federal. E ainda há um acordo com o Governo Estadual para reformar mais 64 ruas. As intervenções tem mudado significativamente a vida dos moradores do Jardim Catarina, que hoje experimentam uma nova realidade.
A prefeita em seu discurso agradeceu o apoio, a confiança e as palavras de carinho que recebeu durante a caminhada. “O povo sabe o quanto tenho trabalhado por essa cidade. Quero fazer desse município um lugar melhor para nossas crianças, idosos, jovens, enfim para o gonçalense”, finalizou.

Fonte: Página Oficial PMSG

São Gonçalo muda lei para ajudar pequenos devedores da cidade

A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT), estabeleceu novos limites para a inscrição de débitos na dívida ativa do município. Semana passada, o legislativo gonçalense aprovou a mensagem do Executivo (20/2011), que altera a Lei 99/2007 para beneficiar os pequenos devedores de tributos. Agora, os contribuintes que possuirem um débito de até R$ 110, registrados nas Secretaria municipal de Fazenda, ficarão livres de qualquer cobrança por parte da administração pública.

Fonte: Jornal São Gonçalo
Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil é marcado pela conscientização



Letícia Vieira

Equipes da Assistência Social distribuíram folhetos informativos à população na orla de Copacabana neste domingo (12/6)

A Semana de Combate ao Trabalho Infantil foi marcada pela conscientização da população nos locais mais vulneráveis à exploração da mão de obra das crianças. Neste domingo (12/6), data em que é lembrado o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, equipes da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos foram a Copacabana para distribuir folhetos informativos aos pedestres na Orla.

Assistentes sociais chamaram a atenção dos pais para a importância de garantir aos filhos atividades adequadas à idade. Também foram divulgados canais para a denúncia de casos de exploração sexual, presença de crianças no serviço doméstico ou pedindo esmola nas ruas. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, mais de 12 mil crianças exercem atividades laborais no estado. A situação é mais grave em 63 municípios das regiões Norte, Noroeste e Metropolitana.

A superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Heloísa Mesquita, explica que, este ano, a campanha envolveu toda a sociedade no combate à exploração infantil.

– Buscamos aproximar o tema da população com o lema “cartão vermelho ao trabalho infantil”. Escolhemos lugares estratégicos, como o Lixão de Gramacho, praças e a Orla de Copacabana, para que a gente não se aproxime apenas de quem é explorado, mas de quem explora e das pessoas com visão crítica que possam denunciar – disse Heloísa, que indica canais como o Disque 100 e o telefone do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti) – (21) 2533-2735 – para quem quer fazer denúncias.

Com dois filhos de 10 e 7 anos, o administrador Carlos Cordeiro, de 35, sabe da importância de garantir às crianças tempo livre para o estudo e o lazer.

– Aqui na Zona Sul, vemos crianças pedindo esmola, vendendo bebida na areia. É lamentável que isso ainda ocorra – disse.

O trabalho de conscientização começou no dia 6, com uma palestra aos agentes envolvidos na campanha; seguiu no dia 7, no Lixão de Gramacho; e no sábado (11/6), em Ipanema e Leblon. Até outubro, serão promovidos debates para os jovens atendidos pelos Centros de Referência da Juventude da Secretaria de Assistência Social, além de outras iniciativas em parceria com as prefeituras.


Fonte : Site do Governo do Estado