Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil é marcado pela conscientização



Letícia Vieira

Equipes da Assistência Social distribuíram folhetos informativos à população na orla de Copacabana neste domingo (12/6)

A Semana de Combate ao Trabalho Infantil foi marcada pela conscientização da população nos locais mais vulneráveis à exploração da mão de obra das crianças. Neste domingo (12/6), data em que é lembrado o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, equipes da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos foram a Copacabana para distribuir folhetos informativos aos pedestres na Orla.

Assistentes sociais chamaram a atenção dos pais para a importância de garantir aos filhos atividades adequadas à idade. Também foram divulgados canais para a denúncia de casos de exploração sexual, presença de crianças no serviço doméstico ou pedindo esmola nas ruas. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, mais de 12 mil crianças exercem atividades laborais no estado. A situação é mais grave em 63 municípios das regiões Norte, Noroeste e Metropolitana.

A superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Heloísa Mesquita, explica que, este ano, a campanha envolveu toda a sociedade no combate à exploração infantil.

– Buscamos aproximar o tema da população com o lema “cartão vermelho ao trabalho infantil”. Escolhemos lugares estratégicos, como o Lixão de Gramacho, praças e a Orla de Copacabana, para que a gente não se aproxime apenas de quem é explorado, mas de quem explora e das pessoas com visão crítica que possam denunciar – disse Heloísa, que indica canais como o Disque 100 e o telefone do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti) – (21) 2533-2735 – para quem quer fazer denúncias.

Com dois filhos de 10 e 7 anos, o administrador Carlos Cordeiro, de 35, sabe da importância de garantir às crianças tempo livre para o estudo e o lazer.

– Aqui na Zona Sul, vemos crianças pedindo esmola, vendendo bebida na areia. É lamentável que isso ainda ocorra – disse.

O trabalho de conscientização começou no dia 6, com uma palestra aos agentes envolvidos na campanha; seguiu no dia 7, no Lixão de Gramacho; e no sábado (11/6), em Ipanema e Leblon. Até outubro, serão promovidos debates para os jovens atendidos pelos Centros de Referência da Juventude da Secretaria de Assistência Social, além de outras iniciativas em parceria com as prefeituras.


Fonte : Site do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário