SÃO GONÇALO, NO PRUMO DA HABITAÇÃO

O Projeto "Minha Casa minha Vida", do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, vai entregar em dois meses 164 imóveis, sendo quatro para deficientes físico e intelectual e 160 para os desabrigados da chuva de abril do ano passado. Até o final do ano, serão entregues mais 240 unidades, um total de 404 casas, todas para os beneficiários do aluguel social.
De acordo com secretário Municipal de Habitação, Miguel Rodrigues Sobrinho, vários outros imóveis estão em fase de aprovação, entre eles, para quem recebe de seis a 10 salários mínimos. "Quem possui essa renda pode adquirir um dos 80 apartamentos que estão sendo construídos na Rua Dalva Raposo, no bairro de Maria Paula. Todos serão entregues até outubro deste ano", contou.
Está em pauta também o projeto de regularização fundiária (assentamento), de realização da Prefeitura de São Gonçalo, financiado pelo Ministério das Cidades com a Caixa Econômica Federal. Ele visa priorizar a restruturação urbanística. "Essa reorganização consiste em abrir vias de acesso para que a comunidade tenha disponível serviços sociais e de segurança", explicou o secretário.
A comunidade do Conjunto Vila Esperança será a primeira de sete a receber o projeto, que está em fase de licitação. O prazo de duração das obras é de 24 meses. Após o período de restruturação, a Prefeitura junto a Caixa Econômica Federal realizará um trabalho social durante seis meses.
Para o Vila Esperança, já está programado construir 71 casas. Elas terão de um a três quartos, saneamento básico (água e esgoto) e canalização das águas pluviais. As famílias que moram em áreas de risco serão realocadas. O local ainda vai receber um campo de futebol e um Centro Comunitário com serviços médicos, entre outros.
As comunidades do Pica-pau, Menino de Deus 1 e 2, Vila Lage, Democráticos e Porto Velho serão as próximas a receber o projeto, que terá como base o realizado em Vila Esperança. Ele ainda prevê um estudo, que está sendo preparado pelo Plano de Habitação Local e Interesse Social (PHLIS), que faz o diagnóstico, isto é, o levantamento dos assentamentos precários e das necessidades de políticas públicas para atenuar em parte esses hiatos.

Fonte: Página Oficial PMSG

INVESTIMENTOS MUDAM A CARA DA SAÚDE EM SÃO GONÇALO

Investimentos na saúde com novos serviços e tratamentos específicos para a população gonçalense. Essa é meta do secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Márcio Panisset. O gestor da pasta irá oferecer a parti do dia 20 procedimentos e cirurgias mais qualificadas aos moradores do município.
Segundo ele, a reorganização da Rede de Saúde é uma prioridade e em breve essa atenção básica estará incorporada em todas as áreas de São Gonçalo. "Estamos entrando numa nova fase, dando a população gonçalense serviços mais avançados. Mesmo com pouco dinheiro, mas muita habilidade, estamos promovendo uma reeducação na área da saúde, pois muitos pacientes não sabem nem o local apropriado para procurar atendimento. Além disso, há o fato de que os 650 novos agentes de saúde, que passaram no último concurso, estão chegando com uma nova mentalidade e já imbuídos nesse objetivo, que é o de dar mais carinho e atenção além do tratamento do PSF (Programa da Saúde da Família)", explicou Dr. Márcio.
Para as mulheres gonçalenses, esses investimentos serão de suma importância. O serviço de pré-natal colocará a disposição o teste de gravidez feito pela urina, onde o resultado sai na hora. Se a avaliação der positivo, a grávida já realizará o teste de triagem para saber se ela tem doenças como HIV, Sífilis, Glicemia (diabetes), hemoglobina (anemia), Hepatite e Tocsoplasmose. O exame é feito com papel de filtro, furando a ponta do dedo, e o resultado sai em 15 dias.
Outro programa destinado à mulher é o serviço de Patologia Cervical (saúde do útero), onde ela poderá fazer cauterização no colo do útero (cafi) e a coposcopia, que é um exame de avaliação ginecológica com vídeo.
Os investimentos não param por ai. No Pronto Socorro Central, pacientes com problema vascular será atendido no ambulatório e, se for o caso, encaminhados à cirurgia. As pessoas com problemas de cabeça e pescoço, como adenoide, amidalite, entre outros, também poderão realizar intervenções específicas.
No Complexo Hospitalar Luiz Palmier, anexo ao Hospital da Mulher, serão atendidas as demandas de Urologia. Os pacientes com problema de próstata, poderão realizar cirurgia, assim como exame de colonoscopia para reconhecer problemas no intestino, absorvendo toda a demanda do município.

Fonte: Página Oficial PMSG

TERMINAL PÁTIO ALCÂNTARA FICARÁ PRONTO EM 2012

O Terminal Pátio Alcântara, o mais novo investimento da Prefeitura de São Gonçalo, ficará pronto em agosto de 2012. O anúncio foi feito durante uma reunião na noite desta quinta-feira (16/06), no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), quando também foi apresentado o projeto pela empresa licitada Garda. O empreendimento terá um investimento de R$ 70 milhões e uma concessão de 30 anos.
Para o vice-prefeito Jorge Aranha, que na ocasião representou a prefeita Aparecida Panisset, esse investimento foi mais um gol do governo. "A prefeita é uma mulher de coragem e visão. Contrariando todas as expectativas e pensando no desenvolvimento econômico da cidade, seguiu com esse projeto que só veio para somar. É mais um ganho para o município", declarou.
Considerado como o centro comercial mais forte de São Gonçalo, o bairro Alcântara será palco de um empreendimento que vai gerar 950 empregos diretos, além de conforto, espaço e segurança para a população, que vai poder encontrar num mesmo lugar vários serviços. Além disso, ficou acertado que 10% das vagas de trabalho serão destinadas aos portadores de deficiência e idosos.
O complexo terá espaço para sete ônibus estacionados, piso tátil, rampas de acesso, banheiros adaptados, plataformas sinalizadas, sinalização auditiva, painéis digitais ligados a um sistema GPS (informando o tempo de espera), além de duas praças de conveniência, sendo uma suspensa com vista panorâmica. A população também poderá dessfrutar gratuitamente de uma acadêmia de ginástica e um pequeno ambulatório com enfermeiros .
E para acabar com os engarrafamentos, que são constantes no local, o espaço da rua será duplicado. O projeto foi viabilizado por intermédio de licitação e montagem de uma parceria público-privada. Todo o complexo do novo terminal permanecerá público, sendo transferido à iniciativa privada apenas a sua gestão e administração.

Fonte: Página Oficial PMSG