Aberta VII Conferência Estadual de Assistência Social

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2009

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo participaram nesta terça-feira, dia 27, da abertura da VII Conferência Estadual de Assistência Social, no Rio de Janeiro. O congresso – que acontece até quinta-feira (29/10), no Clube Monte Líbano, no Leblon – tem como tema a “Participação e Controle Social no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O relatório estadual será apresentado na conferência nacional, que acontecerá em Brasília, de 30 de novembro a 3 de dezembro.

A secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva deu início ao congresso que vai avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), espalhados pelo Estado e integrantes do SUAS.

O ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, foi representando pela diretora nacional do SUAS, Simone Albuquerque. Ananias, que gravou uma mensagem em vídeo, destacou o sucesso dos programas Bolsa Família e Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que beneficiam famílias mais carentes.

– O Governo Federal também aumentou os recursos para garantir um melhor atendimento à população em situação de rua – frisou o ministro, acrescentando que a conquista dos direitos depende da participação de todos.

Durante o congresso, os delegados dos 92 municípios vão levar suas propostas locais ao debate estadual. Aumentar o número de Cras e técnicos, qualificar os trabalhadores da assistência social, realizar concurso público para contratação imediata e elaborar o plano de cargos e salários foram algumas das ideias aprovadas na conferência de São Gonçalo, que aconteceu em agosto.

Lixo transformado em arte

A arte dos usuários dos Cras Salgueiro, Centro e Santa Izabel estão expostos no estande de São Gonçalo. Antes da abertura do evento, Benedita da Silva esteve no estande da SMDS para conhecer os produtos feitos com papelão, fibra de bananeira, palmeira de açaí e jornais, como porta-retratos, estojos, luminária, além dos cordões feitos com tecidos. Materiais informativos da SMDS são distribuídos no estande. A instrutora do Cras Salgueiro, Izabel Cristina Bastos, de 48 anos, ensina a transformar lixo em arte.

– Todo material reciclado vira arte. Os alunos dos cursos de iniciação profissional dos Cras utilizam os ensinamentos para gerar renda – destacou Bastos.