Secretaria de Desenvolvimento Social beneficia 1.230 idosos com o Passe Livre

Sexta-feira, 17 de julho de 2009

Em cinco meses, a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo já beneficiou 1.230 idosos com o Passe Livre Municipal. Nesta quinta-feira, dia 16, foram entregues mais 63 cartões de gratuidade para utilizar no transporte público.

O posto, que fica no anexo da Prefeitura, em Alcântara, foi uma conquista da Secretaria, já que, até o ano passado, as pessoas com mais de 60 anos precisavam ir ao Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para adquirir os passes livres.

O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, foi representado pelo chefe de Gabinete, Alessandro Leite de Castro, que entregou os benefícios.

Nesta sexta-feira, dia 17, às 14h, serão entregues os passes livres especiais aos portadores de deficiência. O evento será realizado na Igreja Batista de Alcântara. Mais informações pelos telefones 3262-3711 ou 3262-3714.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.


Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo faz ação para acolher pessoas das ruas


Para reduzir o número de pessoas vivendo nas ruas da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo montou um posto de atendimento na Praça Carlos Gianelli, em Alcântara. Equipes da Abordagem, Triagem e Acompanhamentos de Pessoas em Situação de Rua (Atria), com apoio da Guarda Municipal, fazem a reinserção familiar, encaminham estes cidadãos para as cidades de origem ou para um abrigo conveniado com a Prefeitura, que fica em Monjolos.

A ação, iniciada na última segunda-feira (13/07), acontece das 10 às 17 horas, até o próximo dia 24. Ao serem abordadas, as pessoas são encaminhadas para tomar banho e cortar o cabelo em um espaço cedido pela Primeira Igreja Batista da Trindade. Em seguida, são alimentadas na Cozinha Comunitária do bairro. Eles também ganham um kit higiene (sabonete, escova de dente, pasta de dente, toalha, roupas íntimas, barbeador e adsorvente), calças e camisas. A Secretaria ainda faz emissão de documentos e encaminha para serviços de saúde.

Com dois dias de atividade, cinco pessoas - três do bairro Pacheco, uma do Rocha e outra de Santa Luzia - já foram encaminhadas para suas famílias. Um homem, que estava nas ruas há cinco meses, foi levado para o abrigo, no bairro de Monjolos. Além disso, as equipes da Secretaria também receberam quatro denúncias de pessoas em situação de rua e encaminharam outras sete para higiene pessoal e alimentação.

Segundo a assistente social e responsável pelo Atria, Dianne Arrais, este é um projeto piloto que será realizado por duas semanas no bairro. A idéia, ressalta Arrais, é expandir esta ação para outras localidades do município.

– No primeiro dia, fizemos três reinserções familiares, o que geralmente leva um mês para acontecer. O fato de estar nas ruas, perto da população sensibiliza muito mais – frisa, acrescentando que a maior parte das denúncias (42%) é de pessoas em situação de rua, em Alcântara.

Arrais disse ainda, que a Secretaria fez uma parceria com as instituições religiosas e filantrópicas do município para ajudar nos atendimentos. Quem quiser doar roupas usadas pode deixar na sede da Secretaria, que fica no anexo da Prefeitura, à Rua Uriscina Vargas, 36, em Alcântara. Mais informações pelo telefone 2603-9317.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Defesa Civil beneficiam famílias carentes de São Gonçalo


Mais de 200 famílias abaixo da linha da pobreza, moradoras de São Gonçalo, serão beneficiadas por uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Governo Federal. Todos os pólos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) serão atendidos com a doação de colchões, toalhas, travesseiros, cobertores, filtros de água e kit limpeza. A primeira comunidade beneficiada foi a de Santa Isabel. Os moradores de Vista Alegre serão os próximos contemplados.

– Nosso objetivo é garantir proteção às famílias que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. Esta é mais uma ação para melhorar a qualidade de vida e a dignidade dessas pessoas – destacou o secretário Adolpho Konder.

A iniciativa que tem apoio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), programa da Secretaria, beneficia famílias carentes identificadas após visitas das equipes do Peti.

– São pessoas muito pobres que não têm nada. Em muitos lugares, crianças dormem com cachorros e gatos no mesmo colchão – ressalta Izabel Grassini, coordenadora do Peti. Segundo ela, moradores de Salgueiro, Itaoca e Vila Lage são os mais carentes do município.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.


Secretaria de Desenvolvimento Social promove colônia de férias para crianças do Peti

A partir de segunda-feira (20/07) até o dia 31, a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo promove a colônia de férias para as 900 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Serão realizadas diversas atividades recreativas em todos os pólos do programa, como corrida de saco, jogos de queimado, futebol, peteca, entre outros. Também serão distribuídas pipas para a garotada.

A Secretaria mantém nove núcleos do Peti em Santa Isabel, Vista Alegre, Jardim Catarina, Centro, Vila Laje, Fazenda dos Mineiros, Porto do Rosa, Itaoca e Mutuá. O programa atende 900 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos envolvidas com tráfico de drogas, abuso sexual dentro da família, que já trabalharam no lixão e em estado de insalubridade. Em contra partida, as famílias precisam manter seus filhos na escola.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo abre 3 mil vagas para cursos de qualificação


Três mil vagas para qualificação profissional nas áreas de eletricista, encanador, pedreiro, carpinteiro, azulejista, pintor e auxiliar de escritório estão abertas em São Gonçalo voltadas aos beneficiários e dependentes do Programa Bolsa Família. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, os melhores alunos serão encaminhados para vagas do mercado de trabalho gerados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Adolpho Konder participou de seminário em Brasília com os ministérios de Trabalho e Emprego, de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e com a Casa Civil. Os cursos, gratuitos, serão realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município.

"Os alunos também podem ser aproveitados em obras de construção civil e reforma de prédios vinculados à Secretaria", adianta o secretário.

As inscrições podem ser feitas em todos os Cras. Os cursos são destinados aos beneficiários e dependentes do Bolsa Família maiores de 18 anos e com a 4ª série do Ensino Fundamental completo. Para fazer o cadastro, os candidatos devem levar a carteira de identidade, PIS e a carteira de trabalho. Os contemplados receberão material gratuito, transporte e lanche. Mais informações pelos telefones 2240-6099 ou 2603-7909.

Onde se inscrever:

· Cras Alcântara – Rua Uriscina Vargas, 36;
· Cras Centro – Rua Aloísio Neiva, 347;
· Cras Engenho Pequeno – Rua Mentor Couto, 925;
· Cras Guaxindiba – Rua Aquilino de Carvalho, s/nº (Pólo Municipal de Guaxindiba);
· Cras Salgueiro – Rua Sobral Campos, 101;
· Cras Itaóca – Rua Antônio Leôncio, 33, lote 1;
· Cras Jardim Catarina – Rua Cardeal Montini, 28
· Cras Neves – Rua da Feira, s/nº
· Cras Santa Izabel – Estrada de Santa Izabel, 94;
· Cras Vista Alegre – Rua São Pedro, 2;

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Feira Nordestina de São Gonçalo acontece na praça do Barro Vermelho nos dias 18 e 19

São Gonçalo terá mais um fim de semana de muito “arrasta pé” com a segunda edição da Feira Nordestina da cidade. O Projeto “Flor do Nordeste”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, acontece na Praça do Barro Vermelho das 12h de sábado até a meia-noite de domingo. A programação conta com shows de forró e vendas de comidas e artigos típicos do Nordeste. O evento é gratuito. Segundo o secretário Adolpho Konder, o objetivo é integrar a grande comunidade nordestina que mora na cidade e também exaltar a sua cultura.

Além de muito forró, as pessoas poderão desfrutar das barraquinhas de comidas típicas. Artesãos dos Centros de Assistência Social (Cras), da Secretaria, também vão vender utensílios domésticos fabricados por eles.

– É mais uma opção de lazer para os gonçalenses e para os 350 mil emigrantes nordestinos que vivem na cidade. Queremos resgatar a cultura dessa parcela da população que tanto contribui para o engrandecimento e desenvolvimento do município – frisa Konder.

O projeto “Flor do Nordeste”, realizado em parceria com a Associação de Tradições Nordestinas de São Gonçalo, é uma feira itinerante e vai acontecer em outros cinco bairros da cidade.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.