Novas oportunidades

Depois de um longo período de estagnação, a indústria naval em São Gonçalo vive um novo momento, com sinais claros de acelerado e constante crescimento. Diante dessa nova demanda, a previsão é que até 2015 sejam gerados 4 mil empregos formais e um investimento total de R$ 430 milhões, conforme ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder. As oportunidades serão geradas por empresas que já se instalaram ou estão em vias de se consolidarem na cidade. Em caráter imediato, para 2012, o número de chances deve chegar a 500.
“O Complexo Industrial e Empresarial de São Gonçalo (Ciesg) foi muito importante para reaquecer a indústria naval na cidade. No fim do ano passado aconteceu o primeiro passo para a reestruturação do setor com o anúncio, pelo estaleiro Aliança, da produção de 18 embarcações”, afirmou Konder.
O Ciesg, localizado no bairro Guaxindiba, recebe grandes empresas que decidiram juntar forças para realizar também obras de infraestrutura. A estrutura surge no rastro das perspectivas e expectativas estabelecidas pelos governos federal, estadual e municipal, que estão empenhados na implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.
Para o vereador Miguel Moraes, ligado ao movimento sindical, algumas medidas foram preponderantes para o ressurgimento da indústria naval na região. “Quando tomei posse, a primeira medida foi reduzir o Imposto Sobre Serviço (ISS) do município de 5% para 2%, com isso contei com o bom senso da prefeita Panisset, que compreendeu a importância da medida”, disse.
Outro que está muito confiante na retomada da indústria naval é o presidente do Sindicato dos Operários Navais do Estado do Rio de Janeiro, Eldo Gomes. “Essa franca expansão é prova de que podemos ser referência, basta capacitarmos os trabalhadores para que a mão de obra necessária para o funcionamento dos estaleiros seja em sua maioria da região”, disse Eldo, ressaltando que salário e condições dignas de trabalho devem fazer parte do desenvolvimento industrial.
Preparação profissional
Para quem pretende uma colocação num segmento que tem grandes expectativas de crescimento, em toda a região, o que não faltam são oportunidades. Com salários que podem chegar a R$ 8 mil, como é o caso de um inspetor de solda, a consultora Caroline Mesquita lembra que é importante estudar em uma instituição reconhecida. Para Mesquita, saber aproveitar o momento de expansão do mercado é fundamental.
“É muito importante que os alunos escolham uma instituição que seja reconhecida pela Fundação Brasileira de Tecnologia de Soldagem (FBTS), para não serem enganados na hora de retirar seus certificados”, afirma Caroline.
Carlos Alberto Fragoso, 21 anos, morador do bairro do Rocha, pretende aproveitar uma dessas milhares de vagas, que deverão ser abertas na indústria naval do município, mas tem dúvidas do que e onde estudar. “Sinceramente tenho muita dúvida do que estudar. Dei baixa recentemente do quartel e estou meio perdido. Quero muito ter uma profissão”, disse Carlos Alberto.


Onde se qualificar


Senai-RJ - Oferece diversos cursos de qualificação e especialização na área da indústria naval. Entre as profissões de qualificação estão: soldador, de eletro revestido, soldador TIG, soldador MAG, caldeireiro telefone 0800-023-1231

FAETEC- Cursos de encanador industrial, básico em caldeiraria, caldeiraria básica, inspetor de solda nível 1, instalação mecânicas de motores marítimos, soldador, soldagem a maçarico. Telefone para mais informações (21) 2332-4085 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2332-4085 end_of_the_skype_highlighting, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Curso IWC - Oferece cursos para inspetores de dutos terrestres e de soldagem N1, inspetores por ensaio visual de soldagem, solda TIG-6G. mais informações pelo telefone (21) 2270-0919 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2270-0919 end_of_the_skype_highlighting ou pelo site www.iwccursos.com.br.

fonte : jornal o são gonçalo