São Gonçalo ganha o 13º Centro de Referência da Assistência Social

Sexta-feira, 09 de julho de 2010

Nesta sexta-feira, 09 de Julho, o Jardim Catarina Velho vai ganhar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A inauguração acontece a partir das 10 horas, à Rua Aldeia de Matos, s/n°, próximo ao CIEP Municipalizado Anita Garibaldi, 51.

Este será o 13º CRAS inaugurado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo. Na semana passada, foi a vez dos moradores de Itaóca ganharem um CRAS, localizado ao lado do Complexo de Tratamentos e Destino Final de Resíduos Sólidos.
A unidade irá atender as famílias promovendo cursos de qualificação, serviços como cortes de cabelo, carteirinha do SUS, preventivos, aferição de pressão e glicose, assim como atendimento do Programa de Saúde da Família e do Programa Bolsa Família e encaminhamento para retirada de documentação.

São Gonçalo passa a contar, no total, com 13 CRAS nas seguintes localidades: Centro, Neves, Jardim Catarina I, Jardim Catarina II, Alcântara, Salgueiro, Itaóca, Engenho Pequeno, Vista Alegre, Santa Izabel, Tribobó, Guaxindiba e Jardim Catarina Velho.

Os CRAS têm a finalidade de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições. Funcionam em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco sociais e são destinados à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias em situação de pobreza, privação aos serviços públicos e vítimas de discriminações.

SERVIÇO:

Data: sexta-feira, 09 de Julho
Local: CRAS - Rua Aldeia de Matos, s/n°, próximo ao CIEP Municipalizado Anita Garibaldi, 51 – Jd. Catarina Velho.
Horário: 10 horas

Senai-RJ prorroga inscrições para cursos técnicos

Foram prorrogadas até sexta-feira, dia 9, as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do Senai-RJ. Em todo o Estado, são oferecidas, no segundo semestre, 1.345 vagas com até 198 bolsas de estudo integrais, sendo seis em cada turma formada. As inscrições devem ser feitas no Senai de interesse.

Os cursos oferecidos são de Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Petróleo e Gás, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho. Para se inscrever, é necessário que o candidato esteja cursando, no mínimo, a segunda série do Ensino Médio. A taxa de inscrição é de R$ 15.

Os cursos permitem a obtenção de habilitação profissional, por meio de diploma de Técnico de Nível Médio autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, com a apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio.

A seleção para o preenchimento das vagas será feita através de prova escrita de Matemática, Português e Ciências da Natureza, realizada no dia 17 de julho, das 9h às 12h. Com a efetiva formação das turmas, os seis primeiros classificados em cada turma que comprovarem condição de baixa-renda por meio de autodeclaração receberão as bolsas integrais.

Os cursos estão distribuídos pelas unidades Senai Barra Mansa, Campos, Jacarepaguá, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Santa Cruz, Tijuca, Vassouras e Volta Redonda. O edital do processo seletivo com o número de vagas por curso e unidade está disponível no site www.firjan.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-0231231.