DESFILE DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SÃO GONÇALO MOBILIZA CENTRO DA CIDADE


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou hoje (10/03) a oitava edição do projeto Beleza na Praça. Desta vez, 10 mães beneficiadas pelos programas da Secretaria participaram de um desfile que elegeu a “Rainha Beleza da Vida”. O principal critério para a escolha da vencedora foi a beleza na história de vida e superação de cada uma. O evento aconteceu na Praça Luiz Palmier, no Centro da cidade e teve a presença do secretário de Desenvolvimento Social Adolpho Konder.
“Nosso objetivo com esse evento é levantar a auto-estima dessas mulheres batalhadoras”, declarou o secretário, sobre as participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
A ganhadora do primeiro lugar, que procurou ajuda no CRAS do Alcântara há cerca de um ano, recebeu um presente e a faixa de “Rainha Beleza da Vida”. “Agradeço a Deus por ter me dado forças para procurar o CRAS”, afirmou a vencedora do desfile, Maria Cristina de Oliveira, de 40 anos, que cata papelão e vende refrigerantes para sustentar uma família com três filhos, seis netos e duas noras. A primeira colocada se emocionou durante todas as etapas do evento, desde a escolha do vestido até propriamente o desfile e declarou que nunca teve nada parecido. A segunda colocada Selma Gomes dos Santos, representando o CRAS Centro e a terceira colocada Valéria Pereira do CREAS, também ganharam presentes.
Cortes de cabelo, limpeza de pele, aferição de pressão, análise capilar e de peso foram oferecidos gratuitamente à população, além de recreação para as crianças. As instituições que participam do Beleza na Praça fazem parte do projeto Empresa Parceira para o Desenvolvimento Social, da Coordenadoria de Inclusão Produtiva e não só oferecem serviços e brindes como também possibilitam a captação de vagas, através da sensibilização e integração com os projetos sociais da Secretaria. As empresas que apóiam o evento são: Curso Técnico Ana Nunes; à Pólen Distribuidora (Bioextratus); Banco Itaú; Universidade Salgado de Oliveira; Perfumaria Kennedy; Isbet; Drogaria Galanti; Racco; Nota 10; Carol Calçados e Rei dos Quadros. As concorrentes desfilaram usando vestidos da loja Casarão das Noivas.
Caminhada pelo fim da violência contra a mulher
Em apoio à Secretaria de Integração e Políticas Públicas para as Mulheres, o secretário de Desenvolvimento Social Adolpho Konder participa de caminhada contra a violência à mulher, na próxima quarta-feira (11/03). O evento, que conta com a presença da prefeita Aparecida Panisset, começa às 8h, na Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto) e termina na Praça Luiz Palmier (Praça do Rodo).

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL RECEBE HOMENAGEM NO JARDIM CATARINA



Sábado (07/03), o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo Adolpho Konder recebeu homenagem, em confraternização do grupo Três Negras de Axé, no Centro Comunitário do Jardim Catarina. Três Negras de Axé é um evento cultural que acontece todos os anos e já criou identidade com a população local. O secretário recebeu um troféu com o símbolo do grupo, feito por um artesão da própria comunidade.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Pólo Jardim Catarina funciona no espaço do Centro Comunitário, através de uma parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. Os alunos do PETI participam ainda do evento com apresentação de dança Jongo (dança afro), street dance (dança de rua) e orquestra de tambores (instrumentos feitos com material reciclável).
Uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o governo Federal e governo Estadual, o PETI oferece diversas atividades e oficinas não só para as crianças cadastradas no projeto, mas também para as famílias. O PETI atende famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e filhos entre sete e 15 anos, vítimas de exploração de mão de obra. São consideradas situações de risco: atividades perigosas, insalubres ou degradantes.
O Centro Comunitário do Jardim Catarina fica na Rua Raposo Botelho (antiga Rua 21), Quadra 80, Lote 10, Jardim Catarina.