SMDS vai qualificar ex-catadores do lixão de São Gonçalo

Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2010

Os ex-catadores do lixão de São Gonçalo vão fazer cursos de qualificação profissional e serão inseridos no mercado de trabalho. O anuncio foi feito nesta sexta-feira (08/01) pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, durante a abertura da colônia de férias dos filhos dos ex-catadores. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna. Os cursos serão realizados pela Secretaria em convênio com o Instituto Synthesis, entidade sem fins lucrativos.

Para minimizar os impactos sociais com a desativação do lixão, as famílias estão sendo cadastradas nos programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Segundo Adolpho Konder, o objetivo desta parceria é realizar uma ação integrada com as famílias.

– Vamos oferecer os cursos e fazer parcerias com empresas para que vocês tenham um trabalho. Nosso desafio é melhorar a qualidade de vida das suas famílias – destacou o secretário. No final do evento, crianças de um projeto do Instituto Synthesis fizeram uma apresentação de capoeira.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Jorge Aranha, representando a prefeita Aparecida Panisset; a secretária de Educação, Keyla Nícia; o presidente do Sindicato Regional de Confecções, Aldeir de Carvalho; a coordenadora geral do Instituto Synthesis, Adriana Gomes, entre outras autoridades.

Colônia de férias

Desde a terça-feira, dia 4, 130 crianças participam de uma colônia de férias na Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna. Elas fazem parte de dois projetos sociais do Instituto Synthesis: Primeiro Saber (de 4 a 6 anos de idade) e Apoio Escola (de 7 aos 18 anos). De acordo com a assistente social da instituição, Lorena Oliveira, o projeto existe há um ano e foi criado com o objetivo de retirar essas crianças do lixão. Na escola acontecem oficinas pedagógicas, esportivas e culturais. Para participar dos projetos, as crianças precisam estar estudando. As atividades recomeçam em fevereiro.


Fotos: Reynaldo Félix.