Mulheres e crianças gonçalenses ganham espaço exclusivo na Saúde

Mais conquistas para a população de São Gonçalo estão em pleno funcionamento. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, inaugurou, nesta quinta-feira (25/08), o Centro de Aleitamento Materno, no Hospital da Mulher, e a unidade de Raio X, do Hospital Infantil Darcy Vargas, instalados no Complexo Hospitalar, localizado na Praça Zé garoto. Aproximadamente 50 mulheres serão atendidas, por semana, no Centro de Aleitamento, que é o primeiro do município, juntamente com o novo banco de leite.
A produção de leite depende do esvaziamento da mama, à medida que a mulher esvazia o seio, produz mais leite. O objetivo da sala de aleitamento é ampliar a prática da amamentação para seis meses e aumentar o recolhimento do leite para melhor atender aos recém-nascidos da UTI Neonatal e berçário, contribuindo para a diminuição da mortalidade infantil.
A prefeita Aparecida Panisset se emocionou ao inaugurar o novo espaço e disse que esse é mais um passo na transformação de São Gonçalo. “As conquistas já foram muitas, mas não cansamos de fazer mais. Hoje temos um Complexo Hospitalar que atende a população carente em todas as suas necessidades, muitas vezes melhor do que em clínicas particulares”, disse a prefeita.
O material colhido na sala será pasteurizado na central de processamento de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, e depois devolvido ao município. Ao retornar, parte do leite será retido no banco de armazenamento e, outra parte, distribuído no berçário e na UTI Neonatal do Hospital da Mulher Gonçalense, conforme as necessidades e avaliações médicas. As mães doadoras serão cadastradas na unidade e deverão comparecer ao centro, onde será realizado o recolhimento de leite.
Na sala de aleitamento também serão promovidas palestras diárias e orientações sobre a importância da amamentação, intercorrências da mama, problemas de desmame, entre outras particularidades. As mães também assistirão a vídeos explicativos, que mostram a posição correta do bebê e da mãe, além de falar sobre a importância do leite materno. Esse acompanhamento será realizado por fonoaudiólogos neonatais, psicólogos – caso seja preciso tratamento de depressão pós-parto -, e enfermeiras especialmente treinadas para atender as doadoras.
O secretário de Saúde, Márcio Panisset, lembrou que é importante oferecer um sistema de saúde que possa dar atenção especial as necessidades das mulheres e crianças. “Hoje, estamos realizando cirurgias que não fazíamos antes. Reduzimos o gasto com clínicas conveniadas para investir na saúde pública. Vamos aproveitar os meses restantes de governo para deixar um legado para São Gonçalo. As inaugurações não param por aqui”, afirmou Márcio Panisset.
As crianças também ganharam um espaço só para elas. A nova unidade de Raio X irá atender exclusivamente os pequeninos. A previsão é de que seja recebida uma média de 150 crianças por dia, até 12 anos completos (12 anos e 11 meses).
As novas unidades fazem parte do pacote de realizações que a Prefeitura de São Gonçalo vem pondo em prática. Esse ano, já foram inaugurados o Espaço Saúde da Mama e a Casa Amor, enquanto em 2011 os Prontos Socorros Central e Infantil foram reconstruídos e reestruturados.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, falou sobre o crescimento de São Gonçalo nos últimos anos. “São mais de duas mil ruas pavimentadas, escolas reformadas e inauguradas, número de empregos crescendo e saúde de qualidade. Os setores básicos da sociedade estão sendo solidificados no município. E aí, quando a gente pensa que acabou, surgem espaços com esses, que evidenciam o crescimento da nossa cidade”, afirmou o secretário Adolpho Konder.
Também estiveram na solenidade o vice-prefeito de São Gonçalo, Jorge Aranha e o coordenador do Banco de Leite Materno da UFF, profº Dr. Herdy Alves.
fonte: página oficial PMSG