São Gonçalo entrega bicicletas para cooperativa de lixo reciclável

Sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregou nesta semana, 10 bicicletas, uniformes (camisa, calça e sapato) e sopas para os catadores de lixo reciclável do projeto Rescatar. A cooperativa, que foi criada recentemente, nasceu de um grupo de trabalhadores que faziam parte de uma ação social da Primeira Igreja Batista do município. A cerimônia aconteceu na sede da igreja, no Centro.

A Secretaria fez uma parceria com a igreja para ajudar estes catadores, que agora vão trabalhar uniformizados com o apoio da prefeitura. Durante a entrega das bicicletas, os catadores assinaram um termo se responsabilizando pela manutenção do meio de transporte, que deverá ser devolvido à cooperativa, caso desistam de trabalhar no Rescatar.

– Como poder público é uma grande felicidade ajudá-los na geração de renda para suas famílias. É o pontapé inicial para esta parceria de sucesso – ressalta Konder, que foi presenteado com uma rosa, feito de material reciclado.

Há dois anos, como explica a coordenadora do Ministério de Ação Social da igreja, Graça Abreu, começou uma ação social da instituição para ajudar estes trabalhadores. Foram realizadas palestras e reuniões com o objetivo de se unirem para a criação da cooperativa.

– Mostramos que organizados poderiam ter uma renda melhor. Antes, eles vendiam o material de reciclagem para receptadores (ferro velho) e agora poderão comercializar direto nas indústrias – frisa Abreu, informando que o Rescatar é formado por 30 integrantes.

Além da geração de renda, o catador Sidnei Pimenta Oliveira, 60, destaca que o meio ambiente também será preservado com a diminuição deste lixo nos rios e vias públicas da cidade, já que este material leva anos para se decompor. Marcos Vinicius Sarmento Azevedo, 45, tem a mesma opinião e afirma ainda que o dinheiro com a venda do lixo contribuiu com a renda familiar.

– Trabalho numa empresa e estou há quatro meses sem receber. Estou tirando cerca de R$ 300 por mês que ajuda na despesa da casa. Com a cooperativa, a renda vai dobrar, já que vamos negociar direto com as indústrias – diz Azevedo.

No final, os catadores foram de bicicletas pelas ruas de São Gonçalo recolhendo o lixo reciclável e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

São Gonçalo realiza 1ª Feira do Livro e produtos reciclados no Salgueiro

Um dia de magia no universo das histórias infantis, contado e encenado por educadores e participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), marcou a 1ª Feira do Livro do projeto em São Gonçalo.

O evento, que aconteceu nesta sexta-feira, no pólo Salgueiro, reuniu crianças do Ciep 248 – Professor Túlio Perlingeiro e da Escola de Educação Infantil Tic Tac numa viagem ao mundo dos contos infantis, como “A Branca de Neve e os Sete Anões”, “Os Três Porquinhos”, entre outros. Todo o material da feira foi feito pelos alunos do pólo. A mostra reuniu 30 livros, feitos de material reciclado, com histórias criadas pelos próprios participantes do Peti Salgueiro, como explica o coordenador do núcleo, Rafael Coutinho.

– Durante dois meses, reunimos garrafas pet, plásticos, papelão, entre outros materiais recicláveis, e confeccionamos as fantasias, os livros e os brinquedos. Eles criaram histórias a partir da vivência na comunidade, como uma que fala sobre meninos que trabalham, mas querem estudar – disse Coutinho.

Além dos livros, os educadores do Peti também ensinaram as crianças a fazer brinquedos com o material reciclado e falaram sobre a importância da preservação do meio ambiente.

- É necessário que as crianças conheçam os prejuízos causados a natureza quando se joga papel no chão. Afinal, elas influenciam seus pais a manterem as ruas limpas – acrescenta o coordenador do pólo Salgueiro.

Para a coordenadora do Peti, Izabel Grassini, hoje foi um dia especial para todos que participaram da 1ª Feira do Livro.

– Estamos sempre promovendo ações de interesse das crianças e adolescentes para mantê-los longe do trabalho infantil. O Peti é uma realização porque estes jovens adoram este local de convivência familiar – enfatizou Grassini.

Adolpho Konder almoça com famílias atendidas pelo Projeto Amigo na Linha

O secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo, Adolpho Konder, almoçou nesta sexta-feira, dia 18, com mais de 100 famílias atendidas pelo Projeto Amigo na Linha.

O serviço telefônico, que começou com atendimento psicológico e encaminhamento aos programas da Secretaria, ganhou grandes dimensões e hoje também direciona para os demais setores do governo municipal. O encontro aconteceu na Primeira Igreja Batista da Trindade. Adolpho Konder disse que o projeto é mais do que uma simples ouvidoria. Segundo ele, o Amigo na Linha “é a porta de entrada da população para os serviços da Prefeitura”.

– Este serviço telefônico atinge seu objetivo de atender famílias e encaminhá-las para os programas sociais da Secretaria como Cras, Próximo Passo (ex-Planseq), Bolsa Família, Passe Livre, entre outros. Nosso forte é a assistência social, mas estamos à disposição de vocês para direcionar a outros serviços da prefeitura – ressaltou o secretário.

O subsecretário de Desenvolvimento Social e coordenador do Amigo na Linha, Edson Alves, disse que o objetivo deste encontro é interagir com as famílias atendidas. De acordo com ele, outras atividades serão realizadas para diminuir a dor destas pessoas.

– Já levamos um grupo para o Museu Nacional (Quinta da Boa Vista), no Rio, e estamos sempre preparando ações para ajudar estas famílias – frisa Alves, acrescentando que os principais atendimentos são de problemas psicológicos, dependência química e encaminhamento para serviços de saúde.

O projeto funciona pelos telefones 3262-3698 e 3262-3693, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.



Feira Nordestina de São Gonçalo acontece na Praça do Zé Garoto dias 19 e 20

A Praça do Zé Garoto será o palco neste fim de semana, dia 19 e 20, do projeto “Flor do Nordeste”, da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo. Mais de cinco mil pessoas devem aproveitar a feira, que já se consolida como o mais novo ponto de encontro da comunidade nordestina no Estado, depois de São Cristóvão. Serão 36 horas de muito show de forró, concursos de dança, vendas de pratos típicos, como sarapatel, carne de sol e muito mais, além de artesanato e produtos da região. O evento começa no meio dia de sábado e só encerra a meia noite de domingo.

Segundo o secretário Adolpho Konder, além de oferecer lazer e confraternização para essa comunidade que ajuda a construir o desenvolvimento e a história de São Gonçalo, os nordestinos podem encontrar na feira, uma oportunidade de trabalho.

– Hoje já são quase 40 famílias que trabalham nas barracas da feira, retirando seu sustento de forma digna e merecida – destaca Konder.

São Gonçalo e Sebrae apresentam palestra para futuros empreendedores do CRAS Santa Isabel

Depois de Jardim Catarina e Salgueiro, agora será a vez dos beneficiários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Santa Isabel conhecerem o projeto “Empreendedor Individual”. A palestra, apresentada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo, por meio do Núcleo de Inclusão Produtiva – Qualificação. O evento acontecerá dia 23, quarta-feira, às 14h.

Segundo o secretário Adolpho Konder, o objetivo é promover oportunidades de capacitação e serviços para melhor inclusão no mercado de trabalho, além de proteger as famílias em situação de vulnerabilidade social.

– Queremos despertar nessas pessoas uma visão empreendedora, numa perspectiva de trabalho autônomo. O público alvo serão os usuários que participaram dos nossos cursos ou gostariam de abrir seu próprio negócio – destacou Konder.

A advogada e consultora do Sebrae, Ludmila Neder da Rocha, vai falar sobre a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, que criou condições especiais para o trabalhador conhecido como informal se tornar um Empreendedor Individual legalizado. De acordo com ela, para se tornar um empreendedor individual é preciso faturar até R$ 36 mil por ano, ter no máximo um empregado e não ser sócio de outra empresa, nem ter filial.

– Entre as vantagens oferecidas por essa lei, está o registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, eles ficarão isentos dos impostos federais – frisa a consultora do Sebrae, informando que o Empreendedor Individual terá acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.