São Gonçalo realiza 1ª Feira do Livro e produtos reciclados no Salgueiro

Um dia de magia no universo das histórias infantis, contado e encenado por educadores e participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), marcou a 1ª Feira do Livro do projeto em São Gonçalo.

O evento, que aconteceu nesta sexta-feira, no pólo Salgueiro, reuniu crianças do Ciep 248 – Professor Túlio Perlingeiro e da Escola de Educação Infantil Tic Tac numa viagem ao mundo dos contos infantis, como “A Branca de Neve e os Sete Anões”, “Os Três Porquinhos”, entre outros. Todo o material da feira foi feito pelos alunos do pólo. A mostra reuniu 30 livros, feitos de material reciclado, com histórias criadas pelos próprios participantes do Peti Salgueiro, como explica o coordenador do núcleo, Rafael Coutinho.

– Durante dois meses, reunimos garrafas pet, plásticos, papelão, entre outros materiais recicláveis, e confeccionamos as fantasias, os livros e os brinquedos. Eles criaram histórias a partir da vivência na comunidade, como uma que fala sobre meninos que trabalham, mas querem estudar – disse Coutinho.

Além dos livros, os educadores do Peti também ensinaram as crianças a fazer brinquedos com o material reciclado e falaram sobre a importância da preservação do meio ambiente.

- É necessário que as crianças conheçam os prejuízos causados a natureza quando se joga papel no chão. Afinal, elas influenciam seus pais a manterem as ruas limpas – acrescenta o coordenador do pólo Salgueiro.

Para a coordenadora do Peti, Izabel Grassini, hoje foi um dia especial para todos que participaram da 1ª Feira do Livro.

– Estamos sempre promovendo ações de interesse das crianças e adolescentes para mantê-los longe do trabalho infantil. O Peti é uma realização porque estes jovens adoram este local de convivência familiar – enfatizou Grassini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário