São Gonçalo entrega bicicletas para cooperativa de lixo reciclável

Sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregou nesta semana, 10 bicicletas, uniformes (camisa, calça e sapato) e sopas para os catadores de lixo reciclável do projeto Rescatar. A cooperativa, que foi criada recentemente, nasceu de um grupo de trabalhadores que faziam parte de uma ação social da Primeira Igreja Batista do município. A cerimônia aconteceu na sede da igreja, no Centro.

A Secretaria fez uma parceria com a igreja para ajudar estes catadores, que agora vão trabalhar uniformizados com o apoio da prefeitura. Durante a entrega das bicicletas, os catadores assinaram um termo se responsabilizando pela manutenção do meio de transporte, que deverá ser devolvido à cooperativa, caso desistam de trabalhar no Rescatar.

– Como poder público é uma grande felicidade ajudá-los na geração de renda para suas famílias. É o pontapé inicial para esta parceria de sucesso – ressalta Konder, que foi presenteado com uma rosa, feito de material reciclado.

Há dois anos, como explica a coordenadora do Ministério de Ação Social da igreja, Graça Abreu, começou uma ação social da instituição para ajudar estes trabalhadores. Foram realizadas palestras e reuniões com o objetivo de se unirem para a criação da cooperativa.

– Mostramos que organizados poderiam ter uma renda melhor. Antes, eles vendiam o material de reciclagem para receptadores (ferro velho) e agora poderão comercializar direto nas indústrias – frisa Abreu, informando que o Rescatar é formado por 30 integrantes.

Além da geração de renda, o catador Sidnei Pimenta Oliveira, 60, destaca que o meio ambiente também será preservado com a diminuição deste lixo nos rios e vias públicas da cidade, já que este material leva anos para se decompor. Marcos Vinicius Sarmento Azevedo, 45, tem a mesma opinião e afirma ainda que o dinheiro com a venda do lixo contribuiu com a renda familiar.

– Trabalho numa empresa e estou há quatro meses sem receber. Estou tirando cerca de R$ 300 por mês que ajuda na despesa da casa. Com a cooperativa, a renda vai dobrar, já que vamos negociar direto com as indústrias – diz Azevedo.

No final, os catadores foram de bicicletas pelas ruas de São Gonçalo recolhendo o lixo reciclável e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário