São Gonçalo atinge 1 milhão de habitantes


São Gonçalo finalmente entrou para o grupo de cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (31), uma projeção em que a cidade possuia 1.008.064 moradores em julho deste ano. De acordo com o IBGE, o município é o terceiro mais populoso do país excetuando as principais capitais brasileiras.


Fonte O São Gonçalo Online

Prefeitura promove dois dias de festa em homenagem à cultura popular

Nos dias 02 e 03 de setembro, o Clube Esportivo Mauá será palco da já tradicional Festa do Folclore e Tradições Populares, promovida pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Educação, e que envolve a participação direta das unidades municipais de ensino. A partir das 18 horas desta sexta-feira (02/09), será realizada a abertura oficial do evento e no sábado, as atividades acontecerão das 9 às 22 horas. A entrada é gratuita.
Durante os dois dias, 50 barracas com comidas típicas de diversas regiões brasileiras, artesanato, brincadeiras e apresentações de variadas manifestações culturais vão compor os festejos. Nesta edição, o evento vai comemorar o ano internacional das florestas, dos povos afrodescendentes e do centenário de nascimento do pintor Caribé, da cangaceira Maria Bonita e dos compositores Nelson Cavaquinho, Assis Valente e Pedro Caetano.
A secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nícia de Carvalho, ressalta que “atividades que estimulam a propagação da cultura popular, através de mecanismos educativos, contribuem para uma maior identificação social e fortalecimento do conceito de cidadania”.
Para dar início às festividades, estão previstas apresentações de dança dos alunos da escola José Manna Junior, que fica no bairro Antonina, além da performance da Orquestra Municipal de São Gonçalo, do coral Integração, regido pelo maestro Fernando José de Almeida, e de declamações de poesia.
São Gonçalo promove 1ª mostra de educação inclusiva
Também nesta sexta-feira, 02/09, a Secretaria de Educação vai lançar a 1ª mostra de educação inclusiva. O encontro, que acontecerá na Escola Municipal Ernani Faria, no bairro Neves, das 13 às 17 horas, vai apresentar toda estrutura pedagógica adotada pelo município, o que viabilizou o acesso à educação àqueles que possuem deficiências de qualquer natureza.
O evento é direcionado aos profissionais da área e cada escola da rede municipal enviará dois representantes. Além disso, os educadores da rede estadual e de formação de professores também poderão participar do encontro. O principal objetivo da mostra é a troca de experiências, a ampliação do conceito de aprendizagem e a reafirmação de que é possível oferecer um ensino de qualidade a todos.
Prova disso, são os investimentos da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Educação, que nos últimos anos criou cargos de apoio especializado destinado às crianças que precisam de cuidados em tempo integral, de atendimento domiciliar e de orientador pedagógico, que foram fundamentais na capacitação dos educadores.
Outro retrato das conquistas no município, são as 46 escolas que, atualmente, possuem sala de recursos de uso exclusivo dos alunos portadores de necessidades especiais.
fonte: página oficial PMSG

Prefeitura na luta pela assistência à população de rua

O avanço nas políticas públicas de São Gonçalo é notório, e vem sendo pautado pelo grande número de encontros, conferências e seminários promovidos pelos representantes do governo municipal, com a participação da sociedade civil, que tratam do tema em vertentes diversas. Dentro desse cenário, nesta terça-feira (30/08), a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou o 1º Seminário Municipal de População em Situação de Rua de São Gonçalo, com o objetivo de arquitetar ações integradas com diversas Secretarias do poder Executivo.
Sob o tema “População em situação de ruas – Construção de um atendimento qualificado e humanizado”, o evento apresentou um panorama da assistência social na cidade e discutiu estratégias para potencializar o trabalho dos técnicos e da rede de proteção.
Na abertura do evento, Pedro Veiga, secretário municipal de Desenvolvimento Social, falou da importância de debater questões de intersetorialidade e intermunicipalidade como essenciais ao desenvolvimento do processo de resgate dos moradores de rua.
“É uma discussão que vai além da política de assistência. É preciso integrar educação, saúde, emprego, segurança pública, entre outros pilares, para promover um mecanismo de porta de saída eficaz, que crie, efetivamente, a perspectiva de integração social das pessoas assistidas”, explicou o secretário.
Uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, formada por psicólogos e assistentes sociais, realiza rondas por toda a cidade, efetuando um trabalho de abordagem e acompanhamento, o que já contribuiu para o aumento do número de inserções sociais e familiares na cidade.
Segundo um levantamento realizado pela SMDS, compreendendo os meses de janeiro a julho deste ano, 28 bairros de São Gonçalo abrigam população em situação de rua. De acordo com as estatísticas, cerca de 10% dessas pessoas eram moradores de Niterói, 21% migrantes de outros estados, 26% vieram da cidade do Rio de Janeiro e 41% já eram residentes do próprio município.
Ainda com base na pesquisa da Secretaria, entre os principais motivos que levam às pessoas a se tornarem habitantes de ruas estão, em primeiro lugar, problemas familiares, representando 48,1%, e, posteriormente, o desemprego, com 24,5%.
O evento aconteceu no Sesc-SG - localizado na Rua Presidente Kennedy, nº 755, Estrela do Norte - e contou com a presença do subsecretário de desenvolvimento social, Francisco Gilberg, do coordenador da Alta Complexidade da SMDS, Deildo Jacinto, da psicóloga e assistente social do Serviço de Abordagem Social, Malvina Angélica e da palestrante e também assistente social, Dianne Arraias.
Fonte: página oficial PMSG

Feira artesanal leva renda e integração social a mulheres de São Gonçalo

Mais uma edição da Feira da Mulher Empreendedora, que acontece em conjunto com o Espaço Momento Musical, animou a Rua Salvatori, nesta quarta-feira (30/08), no Centro da cidade. A Feira, projeto da Prefeitura, através da Secretaria de Integração e Políticas para as Mulheres, acontece há três anos e seis meses e reúne cerca de 20 artesãs a cada edição. Já ao longo do mês, o projeto envolve cerca de 60 profissionais, que participam de diversos eventos pela cidade.
Ana Lúcia Uhlmann, de 45 anos, após ouvir indicações de uma colega, expõe seus trabalhos na feira há dois anos. “Depois que passei a mostrar meus produtos aqui, minha vida mudou bastante. Antes, quando vendia em outros lugares, ganhava menos e muitas pessoas deixavam de pagar. Hoje, já saio daqui com o dinheiro na mão”, conta a artesã, que trabalha com artigos de biscuit.
A secretária de Integração e Políticas para as Mulheres, Regina Célia Vieira, destacou o sucesso e resultados da iniciativa. “A feira tem proporcionado às mulheres a possibilidade de se sentirem valorizadas profissionalmente, além de melhorar sua renda”, disse a secretária.
As principais condicionalidades para integrar o conjunto de empreendedoras são: residir em São Gonçalo; comprovar que são artesãs; e participar das reuniões do projeto, realizadas periodicamente.
De acordo com Ana Marita, coordenadora da feira, há uma lista de 105 mulheres na espera, com interesse em ocupar uma barraca para participar do evento.
Ainda segundo a coordenadora, o intuito não é puramente gerar renda. A ideia principal é tirar as mulheres de casa, trabalhar na reconstrução da autoestima e no fortalecimento da estrutura psicológica individual, oferecendo uma oportunidade de interação social e, até mesmo, de conhecimento dos próprios direitos civis.
Além da Salvatori, as mulheres também montam suas barracas, toda segunda quarta-feira do mês, na chamada Rua da Feira, no Alcântara, bairro que abriga um dos maiores fluxos comerciais da cidade.
Nessa edição, quem foi prestigiar o trabalho das mulheres empreendedoras também pôde comemorar o quarto aniversário do Espaço Momento Musical, que reúne cantores locais, amadores e profissionais.
Um dos fundadores do evento, Assuéres Barbosa, falou com orgulho do sucesso do projeto. “Na sua primeira edição, o Momento Musical recebeu 10 cantores. Atualmente, esse número cresceu, variando entre 40 e 60 apresentações musicais a cada realização”, comemorou Assuéres.
fonte: página oficial PMSG