São Gonçalo ganha escola técnica de referência para o Estado do Rio

Segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A primeira fábrica-escola do Estado do Rio de Janeiro em leite e derivados foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 31, em São Gonçalo. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, que não estava presente devido a outros compromissos, foi representado pelos vices, Pedro Veiga e Edson Alves de Souza, na abertura do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, unidade integrante do Nata – Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo. O governador Sérgio Cabral e o presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz, com a presença da prefeita Aparecida Panisset, inauguraram o centro técnico que será referência no Estado.

O projeto, que funciona desde agosto deste ano nas instalações da fábrica CCPL (Cooperativa Central dos Produtores de Leite), possui três unidades operacionais: uma escola de Ensino Médio Integrado – o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz; uma Unidade Consorciada de Alimentos (Única); e uma Unidade de Pesquisa Aplicada de Alimentos (Unipa).

O Nata oferece ensino médio com disciplinas da grade curricular normal em diálogo com as disciplinas de caráter técnico-profissional. Este ano foi disponibilizado o curso de Técnico em Leite e Derivados. Em 2010, será oferecido o de Panificação e, em 2011, o de Embutidos e o de Manipulação de Vegetais. Durante o período letivo, os alunos ainda terão noção de gestão e empreendedorismo. O curso, de três anos, adota o horário integral.

– O Ensino Médio com educação profissionalizante é muito importante para um município carente como São Gonçalo. Esta unidade será referência para todo o Estado e os jovens estarão preparados para entrar no mercado de trabalho – destacou o governador, acrescentando que foram investidos R$ 6,8 milhões com recursos públicos e privados.

Para a prefeita, a abertura de um centro técnico de referência no Estado é mais uma forma de resgatar a auto-estima dos gonçalenses.

– Temos uma escola de alto nível que vai gerar empregos e capacitar nossa população. As três esferas dos governos (federal, estadual e municipal) estão unidas em prol do desenvolvimento de São Gonçalo – ressaltou Panisset.

A área da fábrica foi compactada e otimizada e a CCPL continuará sua produção de lácteos com marca própria e com a possibilidade de industrializar para terceiros. A indústria também será utilizada para visitação dos estudantes para comprovar na prática os conhecimentos adquiridos. No prédio principal existem laboratórios de embalagens, físico-química, microbiologia, matemática, física, informática e usinas-piloto de leite e laticínios.

Fotos: Reynaldo Felix.

Adolpho Konder acompanha Benedita da Silva no Abrigo Cristo Redentor

Após a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Neves na última quinta-feira (27/08), o secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo, Adolpho Konder, junto à prefeita Aparecida Panisset, acompanhou a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, no Abrigo Cristo Redentor, no bairro Estrela do Norte. Benedita conheceu as instalações do abrigo e conversou com os idosos.

O presidente do abrigo, Hélio Abicalil, também acompanhou a visita.


Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Conheça o DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007, publicado no no Diário Oficial da União.

É importante conhecer e divulgar o conteúdo desta Emenda Constitucional já que uma grande parcela de pessoas com ou sem deficiência desconhecem a convenção e sua importância.

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009.

Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e
Considerando que o Congresso Nacional aprovou, por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008, conforme o procedimento do § 3º do art. 5º da Constituição, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007;
Considerando que o Governo brasileiro depositou o instrumento de ratificação dos referidos atos junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas em 1o de agosto de 2008;
Considerando que os atos internacionais em apreço entraram em vigor para o Brasil, no plano jurídico externo, em 31 de agosto de 2008;

DECRETA:

Art. 1o A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, apensos por cópia ao presente Decreto, serão executados e cumpridos tão inteiramente como neles se contém.
Art. 2o São sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos que possam resultar em revisão dos referidos diplomas internacionais ou que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional, nos termos do art. 49, inciso I, da Constituição.
Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 25 de agosto de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Celso Luiz Nunes Amorim

Este texto não substitui o publicado no DOU de 26.8.2009