São Gonçalo ganha escola técnica de referência para o Estado do Rio

Segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A primeira fábrica-escola do Estado do Rio de Janeiro em leite e derivados foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 31, em São Gonçalo. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, que não estava presente devido a outros compromissos, foi representado pelos vices, Pedro Veiga e Edson Alves de Souza, na abertura do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, unidade integrante do Nata – Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo. O governador Sérgio Cabral e o presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz, com a presença da prefeita Aparecida Panisset, inauguraram o centro técnico que será referência no Estado.

O projeto, que funciona desde agosto deste ano nas instalações da fábrica CCPL (Cooperativa Central dos Produtores de Leite), possui três unidades operacionais: uma escola de Ensino Médio Integrado – o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz; uma Unidade Consorciada de Alimentos (Única); e uma Unidade de Pesquisa Aplicada de Alimentos (Unipa).

O Nata oferece ensino médio com disciplinas da grade curricular normal em diálogo com as disciplinas de caráter técnico-profissional. Este ano foi disponibilizado o curso de Técnico em Leite e Derivados. Em 2010, será oferecido o de Panificação e, em 2011, o de Embutidos e o de Manipulação de Vegetais. Durante o período letivo, os alunos ainda terão noção de gestão e empreendedorismo. O curso, de três anos, adota o horário integral.

– O Ensino Médio com educação profissionalizante é muito importante para um município carente como São Gonçalo. Esta unidade será referência para todo o Estado e os jovens estarão preparados para entrar no mercado de trabalho – destacou o governador, acrescentando que foram investidos R$ 6,8 milhões com recursos públicos e privados.

Para a prefeita, a abertura de um centro técnico de referência no Estado é mais uma forma de resgatar a auto-estima dos gonçalenses.

– Temos uma escola de alto nível que vai gerar empregos e capacitar nossa população. As três esferas dos governos (federal, estadual e municipal) estão unidas em prol do desenvolvimento de São Gonçalo – ressaltou Panisset.

A área da fábrica foi compactada e otimizada e a CCPL continuará sua produção de lácteos com marca própria e com a possibilidade de industrializar para terceiros. A indústria também será utilizada para visitação dos estudantes para comprovar na prática os conhecimentos adquiridos. No prédio principal existem laboratórios de embalagens, físico-química, microbiologia, matemática, física, informática e usinas-piloto de leite e laticínios.

Fotos: Reynaldo Felix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário