Novo secretário municipal de Segurança Pública toma posse em São Gonçalo

                                            
“São Gonçalo tem de volta um filho da terra”, com essas palavras a prefeita Aparecida Panisset deu posse ao novo secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marcus Jardim Gonçalves. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (03/11), no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) e contou com a presença de várias autoridades do Executivo, Legislativo,Militares, além de representantes de várias entidades religiosas.
Diante de aproximadamente 400 pessoas, a prefeita Aparecida Panisset não conseguiu conter a emoção no momento do discurso e afirmou que São Gonçalo ganhou um grande aliado para combater a violência no município.
“Estamos muito honrados em ter o coronel Marcus Jardim fazendo parte do nosso governo. Deus lhe deu o talento e o senhor não escondeu, multiplicou. É aqui, nessa cidade, que sua história de dignidade, respeito e amor ao próximo será plantada”, declarou a prefeita.
Além da pela prefeita Aparecida Panisset e do coronel Marcus Jardim, a mesa foi composta pelo secretário de Saúde Dr. Márcio Panisset, o vice-prefeito Jorge Aranha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Adolpho Konder, o secretário de Transportes, coronel Mauro Assad, a secretária de Educação, Keyla Nícia, o pastor Marcos Pereira, o vereador Jorge Mariola, o vice-prefeito de Niterói, José Vicente Filho e o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), Djalma Beltrame.
O novo secretário tem 29 anos de serviço militar, já esteve à frente de nove corporações, além do histórico de grandes conquistas. “Prometo trabalhar e buscar o melhor para o cidadão gonçalense, sempre contando com os meus aliados, numa parceria que vai fortalecer e fazer a diferença nesse município. Para isso não vou medir esforços”, explicou o secretário.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, lembrou de um acontecimento para falar da importância do coronel Marcus Jardim na sociedade brasileira: em um jogo do flamengo no Maracanã, Jardim passou a revista e foi aplaudido de pé.
“É um grande orgulho para São Gonçalo ter um homem com uma história de vida tão marcante. Cuidar da segurança é algo muito difícil, mas o coronel tem sido incansável na luta para proteger a vida do cidadão”, comentou.
O secretário de Saúde, Dr. Márcio Panisset, certo de que São Gonçalo está numa caminhada de progresso, fez um discurso mais dirigido ao mais novo integrante do secretariado da Prefeitura:
“Hoje, coronel, está começando um novo ciclo em sua vida e para nossa cidade. A prefeita Aparecida Panisset marcou um golaço quando resolveu te convidar para vir trabalhar em São Gonçalo e somar forças. Parabéns, Deus te abençoe”, comentou Márcio Panisset.
Fonte: página oficial PMSG

Confira a foto de Reynaldo Felix:

São Gonçalo ganha mais um programa social inserido no Renda Melhor


                                                                                                        
São Gonçalo recebeu mais um projeto que vai beneficiar a população carente. A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e a Coca-Cola assinaram, nesta quinta-feira (03/11), um termo de cooperação técnica que garante a capacitação profissional de 1.508 jovens gonçalenses, por meio do programa Coletivo Coca-Cola. A sede do Centro de Integração e Desenvolvimento Comunitário “Comunidades em Ação”, no bairro Salgueiro, foi o lugar escolhido para a assinatura.
Desde agosto deste ano, o Coletivo Coca-Cola vem sendo desenvolvido no Centro de Integração e oferece qualificação profissional voltada especificamente para o mercado de varejo. Nas aulas os alunos aprendem como se tornarem promotores de venda, técnicas de atendimento, relacionamento com os clientes, empregabilidade, entre outros encargos voltados para a atividade.
O vice-prefeito de São Gonçalo, Jorge Aranha, lembrou que um projeto desse tipo reforça a estratégia do governo atual de levar oportunidade de inserção às famílias que se encontram à margem da sociedade de forma digna e justa.
Através da parceria, os integrantes do Renda Melhor Jovem - programa direcionado para os estudantes do Ensino Médio das famílias atendidas pelo Renda Melhor com idade entre 15 e 25 anos - terão prioridade nas vagas do curso, que tem duração de dois meses.
O secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, explicou que o projeto se encaixa perfeitamente no quarto pilar do Renda Melhor, que trata da gestão de oportunidades. “O programa vai além da transferência de renda. Trabalhamos para aumentar a chance das famílias pobres ampliarem a escolaridade dos seus filhos, além de promover o empreendedorismo e a inclusão produtiva das famílias mais pobres do Estado. O projeto tem em São Gonçalo uma das suas maiores possibilidades, uma vez que a cidade vive uma dinâmica de investimentos movimentada pela Indústria Naval e pelo Comperj, que aquece o pequeno comércio”, declarou Rodrigo Neves.
Após a conclusão do projeto, os jovens são encaminhados para processos seletivos de grandes redes de varejo e para a própria Coca-Cola. Os cursos são realizados em salas montadas em projetos sociais selecionados pela Coca-Cola em todo o Brasil. No Salgueiro, o primeiro ciclo já formou 61 pessoas e o segundo conta com 64 alunos.
O representante da Coca-Cola no evento, Max Ciarlini, falou sobre a relação com o município e a importância de investir em mão de obra local. “São Gonçalo é uma área prioritária para a nossa empresa devido ao cenário de desenvolvimento pelo qual a cidade está passando. Quando a Coca-Cola idealizou o projeto Coletivo inseriu um forte conceito de negócio social, por isso, é importante que o movimento seja retribuído na forma de aumento de renda das pessoas”, disse Max Ciarlini.
A coordenadora do Bolsa Família no município, Lúcia Rodrigues, parabenizou o Estado e a organização privada pela iniciativa. “São Gonçalo abraça essa possibilidade de mostrar ao jovem que há esperança de um futuro melhor”, disse a coordenadora.

fonte: página oficial PMSG

Valorizando o artista local


                                            
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), está homenageando 44 artistas gonçalenses, na Galeria Central, espaço cultural localizado no corredor principal da prefeitura do município. Uma grande exposição exibe a grandeza dos trabalhos gonçalenses, entre eles escultores, artistas plásticos e fotógrafos. Complementando a homenagem, o escritor Marcos Vinícius Macedo Varella organizou o livro “Perfis biográficos de artistas gonçalenses”. A mostra tem entrada gratuita e fica aberta à visitação até o dia 30 de dezembro.
A exposição coletiva dos artistas plásticos gonçalenses é formada por obras de artistas que estão no livro “Perfis biográficos de artistas gonçalenses”. “Estes artistas, através de suas pinturas, esculturas e fotografias, contribuem com o registro da história de nossa cidade (São Gonçalo). Sobre o domínio da matéria-prima, eles colocam em prática suas idéias, suas técnicas e estilos variados. Assim, reproduzem formas da natureza ou formas imaginárias”, ressalta Lucidalva Viana de Paula, superintendente de Artes Plásticas da Fasg.
A iniciativa teve esforços conjuntos entre as superintendências de Letras e de Artes Plásticas da Fasg. “O resultado da união entre duas superintendências tornou real o desejo de contribuir para cultura de nossa cidade, criando um acervo de personalidades”, comemora Lucidalva de Paula.



SERVIÇO

Exposição coletiva de artistas gonçalenses


LocaL: Galeria Central (corredor da Prefeitura)
End.: Rua Dr. Francisco Portela, 100, Centro
Dia e horário: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
visitação: de 27 de outubro a 30 de dezembro de 2011
Agendamento para visitação de escolas e grupos: 2199-6521 / 2199-6512 / 3908-4081 / 7128-6694.

Fonte: página oficial PMSG

Chá literário encerra Semana de Atualização Pedagógica


                                            
Imagens de Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade expondo suas impressões do mundo, do universo literário e contando seus processos criativos abriram, nesta-quinta feira (27/10), o último dia da Semana de Atualização Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação de São Gonçalo.
A exibição das entrevistas deu brecha às discussões que se seguiram durante toda a tarde e fizeram com que os alunos do 9º ano das escolas municipais Marluce Salles Almeida e Professora Aurelina Dias Cavalcanti refletissem sobre qual seria o perfil dos leitores do futuro.
As inquietações do ser humano, seus medos e amarguras e até mesmo a mais singela situação do cotidiano podem servir de inspiração para uma obra. Levando o conceito de que cada pensamento é encadeado de variadas formas, mas que essencialmente a leitura auxilia o processo criativo, a secretária de Educação Keyla Nícia pegou um dos temas discutidos e foi enfática.
“Estimular a prática da leitura amplia o conhecimento, mas os ganhos vão além disso. Uma boa escrita vem de leituras regulares e, a partir disso, a escola tem feito um papel essencial na formação das nossas crianças”.
Compondo a mesa do evento, seis escritores gonçalenses levantaram questões, falaram sobre as novas ferramentas que ampliaram o acesso à leitura, mas foram unânimes ao afirmarem que os livros, fisicamente como conhecemos, nunca se perderão.
“A internet gerou uma visão múltipla do mundo, com acessos ilimitados e vindos de toda parte. Mesmo com essa pluralidade, os leitores do futuro serão aqueles que acompanham o dinamismo da sociedade, mas não perderão a referência do clássico. Hoje, todos têm algo a dizer, a compartilhar e a dialogar, o que, de alguma forma, já denota um novo comportamento: cada um já é um pouco escritor”, exaltou a escritora Hélida Matta.

Fonte: página oficial PMSG