São Gonçalo promove 1ª Mostra de Educação Inclusiva

“Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir”. Foi com esse lema que a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Educação, emocionou as mais de 500 pessoas que estiveram presentes na 1ª mostra de educação inclusiva, realizada nesta sexta-feira (02/09), no Teatro Carequinha, no bairro Neves.
Professores da rede municipal de ensino e representantes do Instituto de Educação Clélia Nanci e do Colégio Estadual Pandiá Calógeras tiveram contato com toda estrutura pedagógica implementada no município, especialmente para atender às necessidades dos alunos que possuem qualquer tipo de deficiência.
O principal objetivo da mostra foi a troca de experiências, a ampliação do conceito de aprendizagem e a reafirmação de que é possível oferecer um ensino de qualidade a todos.
Ao longo do dia, houve apresentações teatrais e depoimentos inspiradores de profissionais e mães que tiveram as vidas modificadas. É o caso da dona de casa Darlene Reis, de 27 anos. Mãe de um dos alunos especiais matriculados na Escola Municipal Padre Cipriano Douma, instalada no bairro Nova Cidade, Darlene contou que, agora, ela vive um novo momento na vida.
“Ter a certeza de que meu filho está sendo bem instruído e recebe todos os cuidados necessários é uma das minhas melhores alegrias. Depois do programa da educação inclusiva, meu filho passou a ter mudanças na fala e até nos movimentos, que ficaram mais firmes e constantes”, contou emocionada.
O trabalho de educação inclusiva de São Gonçalo segue à risca todas as premissas da Política Nacional de Educação Especial e coloca o município como referência de sucesso e excelente aplicabilidade dos métodos.
Prova disso, são os investimentos da Prefeitura de São Gonçalo, que nos últimos anos criou cargos de apoio especializado destinado às crianças que precisam de cuidados em tempo integral, de atendimento domiciliar e de orientador pedagógico, que foram fundamentais na capacitação dos educadores.
Outro retrato das conquistas no município, são as 46 escolas que, atualmente, possuem sala de recursos de uso exclusivo dos alunos portadores de necessidades especiais.
fonte: página oficial PMSG

Prefeitura faz parceria com o Estado para aperfeiçoar o serviço público na Saúde

Representantes da Procuradoria Geral do município de São Gonçalo se reuniram, nesta sexta-feira (02/09), com o defensor público geral do Estado do Rio de Janeiro, Nilson Bruno Filho, para intermediar uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, a fim de aperfeiçoar o serviço público, no que diz respeito à tutela da Saúde.
Como principal instrumento ativo, foi proposta a criação de uma câmara de negociação em São Gonçalo, similar a existente na cidade do Rio de Janeiro, para debater questões de interesse da população, no âmbito da saúde. O espaço seria destinado, exclusivamente, para tornar a prestação de serviço público mais eficiente, amenizando as demandas e agilizando processos burocráticos.
Segundo o procurador geral do município de São Gonçalo, Marcelo Santigo, o encontro levantou a ideia de criar um cronograma para discutir as frentes prioritárias e por as ações em prática, o mais breve possível.
“Essa parceria vai possibilitar uma maior agilidade no tráfego com o assistido e, principalmente, enxugar a máquina administrativa no sentido de reduzir os custos e, a médio e longo prazo, economizar orçamento”, disse o procurador.
Outro objetivo da parceria é garantir a defesa dos direitos do cidadão à saúde pública, facilitando o acesso às intervenções cirúrgicas, medicamentos, tratamentos, exames e outras necessidades médicas.
Nilson Bruno Filho, defensor público geral do Estado do Rio de Janeiro, falou da importância da integração do serviço público e elogiou a gestão municipal pela sua atuação.
“O município de São Gonçalo está mudando. Nos últimos anos é claramente perceptível que a vontade política na cidade é muito maior. A iniciativa tem tudo para dar certo”, declarou Nilson Bruno Filho.
São Gonçalo vem se destacando na luta pelos direitos do contribuinte. Além dos benefícios que o convênio discutido na reunião desta sexta-feira (02/09) trará à população local, a cidade também vai abrigar a primeira sede própria da Defensoria Pública do Estado, na região metropolitana, que será a mais moderna do Brasil.
Também participaram da reunião, que aconteceu na sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, o subprocurador geral do município de São Gonçalo, Raphael Dalles, a subprocuradora geral de tutela à saúde, Paula Barros Félix, e o subsecretário jurídico de saúde, Rogers Martins.

fonte: página oficial PMSG