São Gonçalo lança projeto ‘Saúde na Roça’

A primeira etapa do demonstrativo da Fossa Séptica Bio Digestora de tratamento de esgoto teve início nesta quarta-feira (16/08) na Fazenda Engenho Novo. O objetivo é levar saneamento básico a todos os produtores assentados e a proteção dos mananciais de água potável da região. A iniciativa faz parte do projeto ‘Saúde na Roça’ e, só foi possível, graças ao termo de cooperação técnica firmado entre a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.
Segundo o supervisor do Escritório da Emater de São Gonçalo, Antonio Carlos Marins, o sistema é simples e consiste na instalação de tubos de PVC interligados em caixas d’água de mil litros. O processo dos resíduos se dá através de sistema anaeróbica, ou seja, fermentação sem bactéria patogênica - que transmitem doenças. Com o respaldo do processamento do esgoto o produtor rural poderá irrigar e adubar a terra sem prejuízos á saúde.
“Essa é uma experiência que vem dando certo na Bahia e, com certeza, irá amenizar o sofrimento das pessoas que residem em área rural. Além disso, é satisfatório também como proteção ambiental, uma vez que ameniza o despejo inadequado de esgoto nos mananciais de água da cidade”, disse Antonio Carlos.
O sítio, que serviu como modelo, foi o da produtora rural Luzimar Amorim da Silva, 50 anos. Nascida e criada na região, ela lembra como se fosse ontem, os tempos de menina quando brincava nas águas límpidas do Rio Frio, afluente do Rio Aldeia que banha toda a região da Fazenda Engenho Novo. Ali, segundo ela, a fartura dos bagres e acaras fazia a festa da molecada de sua época. Com pesar, ressalta que o tempo e a mão do homem, deixaram marcas irreparáveis naquela terra.
“Vejo despontar no horizonte a oportunidade de ver esse rio renascer. Nele brinquei e utilizei suas águas para o meu sustento e irrigar minha terra. Ficava com o coração apertado ao ver meu esgoto “escorregar” direto para ele. Com essa iniciativa volto acreditar na sua ressurreição”, falou a produtora.
Segundo o subsecretário de Agricultura e Pesca, a propriedade de Luzimar Amorim foi escolhida devido a sua proximidade com o Rio Frio, único rio gonçalense que ainda não está totalmente poluído. Com essa medida ele deixará de receber esgoto in natura e a qualidade de sua água voltará a ser 100% limpa.

fonte: página oficial PMSG