Cidades como Maricá e Itaboraí serão beneficiadas pela Petrobras por conta da criação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio. Audiência na Alerj discutiu o assunto

A Petrobras irá investir R$ 400 milhões em obras de saneamento em Itaboraí e Maricá, para preparar as duas cidades ao impacto da construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio (Comperj), com inauguração prevista para 2014. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) sobre as ações ambientais na região onde o Comperj funcionará.
Segundo ele, as mudas irão proteger as margens dos rios Macacu e Caceribu, além de dobrar a disponibilidade de água para a região.
“A Petrobras ficará responsável por 100% do saneamento de Itaboraí e por 50% de Maricá, que já teve a outra metade garantida pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). O material orgânico da Estação de Tratamento de Alegria será tratado e distribuído como água industrial para o Comperj. Com isso, não será necessário despejar esgoto na Baía de Guanabara”, comemorou Minc.
O secretário também festejou a duplicação das áreas protegidas no Estado, de 101 mil hectares para 209 mil e lembrou que a Petrobras bancará o plantio de quatro milhões de árvores na região.

Fonte : O FLUMINENSE