Adolpho Konder abre colônia de férias de crianças que trabalhavam no lixão de São Gonçalo

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, abre oficialmente nesta sexta-feira (08/01), às 9h, junto à prefeita Aparecida Panisset, a colônia de férias de 130 crianças que trabalhavam no lixão de Itaoca. Desde terça-feira, dia 4, elas participam de atividades lúcidas e de brincadeiras na Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna. A cerimônia também terá a participação do Instituto Synthesis, que realiza projetos sociais com estas crianças, e da secretária de Educação, Keyla Nícia.

As crianças fazem parte de dois projetos sociais do Instituto Synthesis: Primeiro Saber (de 4 a 6 anos de idade) e Apoio Escola (de 7 aos 18 anos). Segundo a assistente social da entidade sem fins lucrativos, Lorena Oliveira, o projeto existe há um ano e foi criado com o objetivo de retirar essas crianças do lixão. As oficinas pedagógicas, esportivas e culturais acontecem na Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes. Para participar dos projetos, as crianças precisam estar estudando. As atividades recomeçam em fevereiro.

Com a desativação do Lixão em Itaoca, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está cadastrando as famílias que tiravam seu sustento do lixão em programas sociais, como Próximo Passo, Bolsa Família, Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), entre outros. Estes serviços pertencem às coordenações de Proteção Básica e Especial da secretaria.

SMDS entrega quentinhas aos desabrigados do Morro do Patronato

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) entregou nesta quinta-feira (07/01) 20 quentinhas para os moradores que estão alojados na Igreja Congregacional de Nova Vida do Morro do Patronato, no Paraíso, em São Gonçalo. Por medida de segurança, a Defesa Civil do município interditou, na quarta-feira (06/01), 41 residências que podem ser destruídas por uma rocha de 110 toneladas que ameaça cair da encosta.

No total, 138 moradores tiveram que deixar suas casas. A SMDS disponibilizou três locais para abrigar as famílias: a Igreja Congregacional de Nova Vida e a Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizadas no bairro, e a Escola Municipal Zulmira Mathias Netto Ribeiro, no Gradim. Mas as 20 pessoas de quatro famílias que não tinham para onde ir preferiram ficar na igreja evangélica. Os demais moradores estão em casas de parentes e amigos. Eles foram cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Neves, da Proteção Básica da SMDS.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, acompanha o trabalho da Defesa Civil e colocou, desde quarta-feira, equipes de prontidão para ajudar os moradores. Hoje, o coordenador da Defesa Civil, major Cláudio Lucena fez uma nova vistoria na área com um geólogo. Por causa das fortes chuvas da última terça-feira, duas rochas menores deslizaram sem atingir qualquer residência ou ferir moradores.

Equipes da SMDS de São Gonçalo aprendem preparar alimentos nutritivos e sem desperdício

Equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Cozinha Comunitária, programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo, estão aprendendo a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

Ministrado gratuitamente pela Cozinha Brasil, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o curso acontece desde dezembro no Cras Santa Izabel e será encerrado no final deste mês. Também serão beneficiados os Cras Jardim Catarina, Guaxindiba e Tribobó, além das cozinhas comunitárias do Salgueiro e Trindade.

Segundo a coordenadora de Proteção Social Básica da SMDS, Olívia Ribeiro, 100 alunos serão beneficiados com o curso. A coordenadora disse que o calendário com as outras unidades ainda será definido com a Cozinha Brasil. As aulas são realizadas na parte da manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 13h às 15h.

Para o secretário Adolpho Konder, além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, os alunos passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco. Konder afirma ainda que as equipes vão desenvolver receitas nutritivas e deliciosas, contribuindo para uma alimentação saudável dos usuários dos programas.

– Esta é mais uma parceria de sucesso. Eles aproveitam todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes – ressaltou o secretário.