Ouvidoria põe em prática intercâmbio para otimizar atendimento à população



Ouvir a voz do cidadão faz toda a diferença para manter um governo de qualidade. Pensando nisso, representantes da Ouvidoria Geral da Prefeitura de São Gonçalo estão fazendo visitas a outras ouvidorias, de órgãos públicos e privados, para trocar experiências e informações, com o intuito de enriquecer o serviço prestado. Até o momento, o contato já aconteceu com as ouvidorias do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ), Prefeitura de Itaboraí, Tribunal de Justiça (TJ/RJ), Detro e, na última quarta-feira (14/09), foi à vez da Fetranspor.
Ailton Barreto, coordenador da Ouvidoria da Prefeitura de São Gonçalo, contou que a ideia surgiu há dois anos, durante um curso de ouvidoria da Saúde, realizado na Prefeitura do Rio. “Nesse curso, havia profissionais de ouvidorias de todo o país. A partir desse contato integrado, nasceu a iniciativa de visitar outras organizações. Essa troca de conhecimento está nos permitindo prestar um atendimento com a melhor qualidade possível”, disse o coordenador.
Utilizando a bagagem adquirida desde que começou a realizar os encontros, a ouvidoria promoveu um treinamento de atendimento para os funcionários do setor, com o objetivo de capacitá-los e inserir na rotina de trabalho técnicas para agilizar o funcionamento.
A demanda da Ouvidoria da Prefeitura é bastante diversificada e engloba, principalmente, temas relacionados à infraestrutura e serviços públicos, registrando cerca de 1.200 atendimentos por mês. No setor trabalham seis funcionários prestando atendimento presencial, por telefone e recolhendo as solicitações via internet, disponibilizadas no site da Prefeitura (www.pmsg.rj.gov.br).
Uma vez recebida à demanda do cidadão, a Ouvidoria a encaminha para os órgãos responsáveis na Prefeitura e os notifica sobre o problema, procurando descobrir suas causas e analisar suas repercussões.
fonte: página oficial PMSG

5º encontro do Mova Brasil reúne representantes de três municípios

Nesta terça-feira, 13/09, aconteceu, nas dependências do Centro de Integração de São Gonçalo (Cisg), o 5º encontro de educandos do projeto Mova Brasil, programa da Petrobras em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, que promove a alfabetização de jovens e adultos, a partir de 15 anos. Sete monitores e dez educandos de São Gonçalo participaram do evento, além de representantes dos municípios de Itaboraí e Cachoeira de Macacu.
Durante o evento, houve palestras, discussões metodológicas, entre os grupos de trabalho e apresentações culturais. A ideia central do encontro foi promover, exatamente, essa interação entre os participantes, além de trazer à tona temas que potencializem a implementação de políticas públicas que garantam a continuidade do projeto.
“Educação é um direito de todos e o Mova Brasil foi criado para assegurar esse direito. Entendemos que é muito importante fazer movimentos para erradicar o analfabetismo, por isso, inserimos o programa na Secretaria”, afirmou a secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nícia Carvalho. “Oferecer mais uma oportunidade a quem precisa é imprescindível, mas é a vontade de cada um que movimenta as ações. Por isso, parabéns a todos, vocês fazem parte do sucesso do trabalho”, finalizou.
Além de alfabetizar, o objetivo do projeto é inserir noção de cidadania aos estudantes. Os profissionais envolvidos são capacitados para promover a inclusão social dos alunos através do conhecimento de seus direitos e deveres e da formação de uma consciência social, incentivando os indivíduos em práticas que podem favorecer as comunidades onde vivem.
Adusinea Mendonça, 56 anos, é dona de casa e faz parte do projeto desde março de 2001. Inicialmente, Adusinea não teve interesse em participar, mas depois de ser alfabetizada, ela teve a plena consciência de que, a partir de agora, pode alcançar voos maiores. “Minha vida mudou. O encontro nos incentiva a querer saber mais e, confesso, aprender é muito bom”, contou entusiasmada.

fonte: página oficial PMSG

Feira de artesanato espantou o frio no centro de Alcântara

Nem o frio e a chuva fina que caía sobre a cidade, inibiram os artesãos da Feira da Mulher Empreendedora. Nesta quarta feira (14/09), o projeto da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Integração e Políticas para as Mulheres aconteceu na Rua da Feira, no Centro de Alcântara. Com objetivo de valorizar o potencial da mulher gonçalense, elevando sua autoestima, a feira além de melhorar a renda, permite que as pessoas adquiram produtos de boa qualidade e de baixo custo, aquecendo a economia da cidade. O artesanato não é industrializado e na sua maioria, confeccionado com materiais recicláveis, contribuindo com a natureza.
 “Fico muito feliz ao chegar aqui e ver que nem o tempo frio e a chuva param estes artesãos”, disse a secretária de Integração e Políticas para as Mulheres, Regina Célia Vieira, ao se deparar com o artesão Paulo Cézar Correa de Sá, dando aula de trançado em fita no calçadão.
“Trabalhar na Feira foi tudo de bom pra mim, porque depois que me aposentei por invalidez, o próprio médico dizia que eu teria que fazer algum tipo de terapia. Trabalho desde os 14 anos de idade e o meu primeiro emprego foi no abatedouro, como Magarefe (cortes de frangos). Em 1996, tive uma crise convulsiva ficando daí por diante internado várias vezes. Fui atendido no CAPS, que me encaminhou para o CRAS do Centro, onde aprendi artesanato com a professora Sandra Bastos, a quem devo muito, pois quando eu ameaçava parar, ela me incentivava. Depois conheci este projeto da Feira da Mulher Empreendedora, que me acolheu e estou há mais de dois anos trabalhando”, falou muito orgulhoso o artesão Paulo Cézar Correa de Sá, 45 anos, morador do Bairro Laranjal.
“Acho que o artesanato está no sangue das pessoas da minha terra, pois quando soube que tinha esta feira, vim correndo no meu horário de almoço para dar uma olhadinha e aproveitei pra comprar estas toalhinhas”, contou muito eufórica a locutora Joelma.
fonte: página oficial PMSG