Secretaria de Saúde de São Gonçalo "convoca" população a doar sangue

Na Semana Nacional do Doador de Sangue, comemorado dia 25 de novembro, o Núcleo de Hemoterapia de São Gonçalo, coordenado pela Secretaria de Saúde, reforça o pedido aos voluntários para aumentar o número de doações na cidade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter estoques regulares, é necessário que de 3% a 5% da população doe sangue regularmente, por isso, a importância da colaboração de todos.
Aqueles que quiserem doar, serão avaliados clinicamente por um médico e passarão por um questionário prévio com perguntas visando a proteção do doador e do paciente que, posteriormente, receberá a transfusão.
Os voluntários precisam seguir algumas condições básicas para realizar a doação: estar bem de saúde, evitar alimentação gordurosa nas quatro horas anteriores à doação e levar documento de identidade original com foto.
O Núcleo de Hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 12h. Quem preferir pode agendar a doação pelo telefone 2199 6105. O núcleo fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, no bairro Zé Garoto, e a entrada é pelo estacionamento do polo Sanitário Washington Luiz Lopes.

fonte: página oficial : PMSG

Prefeitura inaugura Centro de Hidratação no Rio do Ouro e no Pronto Socorro

                                                                                                    
A prefeitura de São Gonçalo inaugurou, nesta quarta-feira (28/12), o Centro de Referência em classificação de risco da dengue, no Polo Sanitário de Rio do Ouro. O local, que tem capacidade para atender aproximadamente 100 pacientes por dia, inicialmente funcionará das 8 às 20 horas, e a partir de janeiro atenderá 24h. O Centro de Referência conta com uma sala com dez cadeiras de hidratação, dois consultórios médicos e um laboratório, onde serão realizados os testes, que acusam o resultado em cinco minutos.
"Esse Centro de Hidratação é um grande passo, mas de nada vai adiantar se a população não for responsável. Devemos nos conscientizar e ficar atentos, ver se na nossa casa tem foco, na do vizinho, nas ruas, nas igrejas e nas escolas", afirmou a prefeita Aparecida Panisset.
Este foi o primeiro Centro de Hidratação inaugurado pela prefeitura. Já nesta quinta-feira (dia 29/12), outro centro, instalado dentro do Pronto-Socorro Municipal - localizado na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, no bairro Zé Garoto -, foi também inaugurado pela prefeita Aparecida Panisset e o secretário de Saúde Márcio Panisset. Neste mês de janeiro, o Pam de Neves e o Pólo Sanitário Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa, receberão seus pólos de hidratação.
"Este local é um lugar de conscientização para salvar vidas e isso não tem preço. Perder entes queridos por uma picada de mosquito é inadmissível no século 21. Estamos aqui avisando que a epidemia de dengue vem forte, para matar. Estamos fazendo a nossa parte para que a população não sofra com essa doença", disse o secretário de Saúde, Márcio Panisset.
A subsecretária de Combate à Dengue, Eulália Cristina Dantas, lembrou que a participação da pouplação é de extrema importância, tanto nas caminhadas contra à dengue, que são realizadas semanalmente, quanto na procura de focos do mosquito em suas residências.
"Os atendimentos realizados nos Centros de Referência serão direcionados, assim fica mais fácil e rápido realizar o diagnóstico da dengue. É fundamental que a população também participe para que tenhamos êxito nessas ações", explicou Eulália Cristina.

fonte: página oficial PMSG