De Búzios para todo o estado: a leitura biométrica

O processo eleitoral brasileiro é elogiado nos países desenvolvidos por contar com a urna eletrônica. Nos Estados Unidos, por exemplo, apesar de todo o avanço na economia, o eleitor norte-americano utiliza cédulas de papel. Por trás da máquina, mecanismos informatizados que dão mais agilidade na apuração dos votos e no controle das fraudes.

No pleito deste ano, algumas cidades brasileiras foram escolhidas para a bateria de testes do inovador sistema biométrico. Essa ferramenta permite a leitura da digital para reconhecimento do eleitor na urna. Com isso, a Justiça espera que uma pessoa não utilize o título de outra.



No estado fluminense, a cidade turística de Búzios foi a única escolhida para ensaiar esse novo modelo de votação. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) prevê que todas as seções eleitorais sejam contempladas com o sistema que reconhece a impressão digital no pleito de 2014.

Nem tudo é alegria. Na última semana, um eleitor ficou dez minutos esperando para ter a digital reconhecida pelo sistema na fase de testes na cidade de Búzios. É sinal que a plataforma precisa de aperfeiçoamento e correção. Os técnicos do TRE já estão realizando as devidas correções para que tudo ocorra bem em Búzios.

Entre as facilidades estão a dispensa dos documentos de identificação na hora de votar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que o cidadão leve cerca de 1 minuto e meio para escolher seu deputado estadual, federal, dois senadores, governador e presidente da república em outubro deste ano. Com a eficácia do novo sistema, as filas serão cada vez mais raras. Espera-se que o sucesso em Búzios promova o desenvolvimento do processo democrático em todo o estado.