Olimpíadas de 2016

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2009

Hoje o Rio de Janeiro conquistou o fato inédito de sediar as Olimpíadas de 2016, levando milhões de pessoas em todo Brasil a comemorar este importantíssimo evento para a toda América do Sul. Entretanto, como não poderia deixar de ser, inúmeras pessoas encheram seus blogs pessoais manifestando a sua insatisfação com o resultado de Copenhague. Para estes, o país não deveria sediar os jogos olímpicos visto possuir em sua sede olímpica tão sérios problemas sociais.

É obvio que não podemos tapar o sol com peneira, até porque, o Rio de Janeiro possui problemas seríssimos em todos os aspectos, no entanto, é inevitável que entendamos que a realização dos jogos olímpicos em 2016, contribuirá em muito para o desenvolvimento social e econômico de todo país.

Graças a Deus pela democracia que nos permite expor manifestações diferentes, contudo, o que não dá para fazer é torcer contra o sucesso dos jogos. A partir de agora, o poder público e a sociedade civil devem se unir no intuito de construir um futuro descente onde honestidade, competência, transparência se façam presentes.

Milhões de Reais serão colocados neste projeto, e antes de condenarmos a realização dos jogos afirmando que parte do dinheiro será desviado para os bolsos das empreiteiras e políticos, precisamos nos dispor a somar e fiscalizar os recursos públicos acreditando que trabalhando e sonhando juntos, teremos um Rio de Janeiro melhor.

Ressalto também que será oportunidade impar a evangelização, visto que entre 2014 e 2016 o mundo terá por capital a cidade maravilhosa!

Contato: pastoredson@hotmail.com

FELIZ NATAL?!

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

Natal?

Sim! Natal!

Mesmo sabendo das histórias todas de sincretismo da data com os cultos romanos e pagãos do quarto século, quando da “oficialização Constantiniana” da fé?

Sim! Apesar disto!

E por quê?

Ora, é que conquanto Natal seja um acontecimento existencial e cotidiano, todavia, é importante que se tenha uma data no ano para que de modo mais intenso se possa refletir sobre o significado da Encarnação.

Portanto, ao falar em Natal, não estou sacralizando ou sincretizando datas e nem falando de Papai Noel como mascote do evento, mas apenas aproveitando aquele que se tornou o maior feriadão do ano, e a data de “memória natalina”, a fim de chamar as pessoas não para a “celebração religiosa” de uma data, porém, para O significado da Encarnação.

“Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo”; e ainda: “... para reconciliar o coração dos pais aos filhos”; ou mesmo: “... derrubando a parede da separação”.

Datas são importantes na medida do significado vivido existencialmente pelas pessoas; do contrário, elas viram feriadão apenas.

Meu Natal é o ano inteiro, pois quem quer que deseje viver o espírito do Evangelho viverá da fé na Encarnação em cada segundo de seu existir.

Só há um antídoto contra o Natal de Gelo: o amor que se dá, e que também valoriza pai, mãe, irmão, amigo, família, e, sobretudo, a paz.

Feliz Natal Interior!

Nele, que só nasce em corações,

Contato: pastoredson@hotmail.com

OBJETIVIDADE

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram.
Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.
Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo.
Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturas.
Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de confrontação, onde tiramos fatos a limpo.
Lembrei-me agora de Mário de Andrade, que afirmou: “As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos”.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos.
Quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe aceitar tropeços, não se encanta com triunfos, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade, exercita a espontânea sinceridade e deseja andar humildemente com Deus.
“Caminhar perto delas nunca será perda de tempo”.

Pr Edson

Descer do salto

Sábado, 05 de Setembro de 2009

Há alguns anos estive a visitar a famosa Ópera do Arame, um dos lugares mais bonitos da agradável cidade de Curitiba. Naquela época para adentrar ao monumento, bem como desfrutar de tudo aquilo que ele oferece, torna-se indispensável atravessar uma ponte de ferro, cujo piso é cheio de pequenos buracos. Na verdade, tais orifícios têm a finalidade de proporcionar ao visitante, a ampla visão de um grande lago, o qual compõe um dos cenários mais belos dos quais já tive o privilégio de ver. Num determinado momento do passeio, percebi que certa moça tinha uma enorme dificuldade de atravessar a ponte, isto porque, o sapato que usava possuía um grande salto, o que fazia com que não conseguisse equilibrar-se adequadamente. Diante da impossibilidade de caminhar, ela tinha duas opções: a de tirar os sapatos e ir descalça até ao grande teatro, ou de continuar calçada e não desfrutar da beleza do lugar.

Depois de pensar alguns minutos a jovem senhora desistiu de atravessar a ponte. Diante do fato lembrei-me imediatamente da existência de pessoas que não conseguem descer do salto em hipótese alguma, isto porque, para elas torna-se difícil despojar-se de sua arrogância e auto-suficiência.

Ora, quantas pessoas, em virtude de sua empáfia, preferem ficar calçadas a desfrutarem de momentos belíssimos na vida? Caro leitor, tenho entendido que um espírito altivo, arrogante e auto-suficiente tem a enorme capacidade de impedir-nos de desfrutar do melhor de Deus.
E você? Já desceu do salto?

Contato: pastoredson@hotmail.com