São Gonçalo entrega mais 400 uniformes para alunos do ProJovem

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregou nesta quinta-feira, dia 4, mais 400 uniformes para os alunos do ProJovem Urbano, programa do Governo Federal com a Prefeitura. Além das camisas, os estudantes dos Cieps 250 (Gradim) e 437 (Neves) também receberam carteirinhas e as declarações para solicitarem o RioCard no Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói.

Nesta sexta-feira, dia 5, será a vez dos estudantes das escolas municipais Aurelina, no bairro Amendoeira, e Célia Pereira, em Santa Izabel, receberem os uniformes. No total, a Secretaria vai distribuir 3 mil camisas para os alunos que estão cursando o Ensino Fundamental.  

O RioCard foi uma conquista da Secretaria de Desenvolvimento Social do município para evitar a evasão escolar, já que pelo convênio com o Governo Federal, a Prefeitura é responsável por oferecer a bolsa auxílio de R$100 por mês, carteirinha e uniformes.

Adolpho Konder afirmou que o maior desafio do município é qualificar os moradores da cidade para disputarem as vagas no Complexo Petroquímico da Petrobras, que será inaugurado em Itaboraí.

– Com a abertura da refinaria serão abertas 220 mil vagas diretas e indiretas.  Somente as pessoas capacitadas terão a oportunidade de conseguir um emprego. E para isso precisarão do Ensino Fundamental completo – ressaltou o secretário.

O ProJovem Urbano atende a 3 mil alunos de 18 a 29 anos, em 16 núcleos da cidade. No curso, que tem duração de 18 meses, os estudantes concluem o Ensino Fundamental, aprendem Inglês e Informática, além de conhecimentos de Telemática, Vestuário, Alimentação ou Construção e Reparo.


Fonte: Assessoria de Comunicação - SMDS

São Gonçalo entrega cartões de gratuidade aos idosos

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou quinta-feira, dia 4, 85 passes livres aos idosos do

 município, na sede da secretaria no anexo da prefeitura, em Alcântara. No próximo dia 26, às 17h, será distribuído o milésimo passe livre aos maiores de 65 anos, durante o Baile da 3ª Idade, que também acontecerá em Alcântara. De março até junho, 779 cartões de gratuidade foram entregues aos idosos.

 

O próprio secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, entregou os cartões que garantem gratuidade aos idosos no transporte público intermunicipal. Até o ano passado, os beneficiados precisavam se deslocar até Niterói para adquirir o passe livre.

 

– O secretário, com o aval da prefeita Aparecida Panisset, conseguiu fazer com que os passes livres para os idosos de São Gonçalo fossem distribuídos na cidade. Esta foi uma de suas prioridades desde que assumiu o cargo há cinco meses – afirma o coordenador do Programa do Passe Livre no município, Carlos Chagas.

 

No dia 26 deste mês, a secretaria vai atingir a marca de 1000 cartões de gratuidade entregues na cidade. Para Adolpho Konder, este dia vai representar o resgate da auto-estima para os idosos.

 

– Estamos garantindo mais qualidade de vida e proporcionando dignidade para estes cidadãos. O Baile da 3ª Idade será mais um momento de integração com a sociedade – destaca o secretário.

 

A moradora do bairro Mutondo, Lucy Machado Borges, de 76 anos, foi uma das beneficiadas com o cartão de gratuidade.

 

– É ótimo poder adquirir este benefício aqui na minha cidade. Agora ficou muito mais fácil, já que antes tinha que ir até Niterói e enfrentar filas para conseguir o passe livre – contou Lucy.


Fonte: Assessoria de Comunicação SMDS