O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregou nesta quinta-feira, dia 4, mais 400 uniformes para os alunos do ProJovem Urbano, programa do Governo Federal com a Prefeitura. Além das camisas, os estudantes dos Cieps 250 (Gradim) e 437 (Neves) também receberam carteirinhas e as declarações para solicitarem o RioCard no Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói.
Nesta sexta-feira, dia 5, será a vez dos estudantes das escolas municipais Aurelina, no bairro Amendoeira, e Célia Pereira, em Santa Izabel, receberem os uniformes. No total, a Secretaria vai distribuir 3 mil camisas para os alunos que estão cursando o Ensino Fundamental.
O RioCard foi uma conquista da Secretaria de Desenvolvimento Social do município para evitar a evasão escolar, já que pelo convênio com o Governo Federal, a Prefeitura é responsável por oferecer a bolsa auxílio de R$100 por mês, carteirinha e uniformes.
Adolpho Konder afirmou que o maior desafio do município é qualificar os moradores da cidade para disputarem as vagas no Complexo Petroquímico da Petrobras, que será inaugurado em Itaboraí.
– Com a abertura da refinaria serão abertas 220 mil vagas diretas e indiretas. Somente as pessoas capacitadas terão a oportunidade de conseguir um emprego. E para isso precisarão do Ensino Fundamental completo – ressaltou o secretário.
O ProJovem Urbano atende a 3 mil alunos de 18 a 29 anos, em 16 núcleos da cidade. No curso, que tem duração de 18 meses, os estudantes concluem o Ensino Fundamental, aprendem Inglês e Informática, além de conhecimentos de Telemática, Vestuário, Alimentação ou Construção e Reparo.
Fonte: Assessoria de Comunicação - SMDS