São Gonçalo sedia encontro para capacitar conselheiros do Idoso

Segunda-feira, 06 de julho de 2009.

Capacitar os conselheiros do Idoso e gestores da Assistência Social. Com este objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo sediou nesta sexta-feira, dia 3, no anexo da Prefeitura, em Alcântara, o 2º Encontro da Proteção Especial do Estado.

A próxima reunião acontecerá no dia 12 de agosto, também no município gonçalense, para definir os temas da qualificação que será realizada em setembro, no Sest/Senat, em Tribobó. Participaram da reunião o coordenador da Proteção Social Especial de São Gonçalo, Francisco Gilberg, e representantes do Governo do Estado e dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí, Magé, Guapimirim e Tanguá.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Adolpho Konder participa do Sábado Cidadão no bairro Amendoeira

Mais de mil moradores do bairro Amendoeira, em São Gonçalo, foram atendidos no último dia 4, durante do projeto Sábado Cidadão-Prefeitura Itinerante, realizado na Escola Municipal Aurelina Dias Cavalcanti. O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, cumprimentou as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e conversou com famílias que estavam fazendo o cadastramento nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e do Programa Bolsa Família.

Konder elogiou o atendimento que estava sendo realizado no Odonto Sesc, uma parceria entre o Sesc e a Secretaria de Desenvolvimento Social, e aproveitou para escovar os dentes. O Peti, projeto da Secretaria, ainda distribuiu 360 fraldas, que foram doadas por uma das empresas parcerias do projeto Sábado Cidadão, às mães que compareceram no local. Outro serviço da Secretaria disponível à população foi o atendimento da Defesa do Consumidor.

Ainda foram oferecidos serviços de corte de cabelo, estética corporal, recreação infantil, aferição de pressão e glicose, inscrições para casa própria, bem como, parcelamento de débitos do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e palestras de educação no trânsito e ambiental, além de distribuição de mudas de árvores.


Recreação para a garotada

As pessoas que foram na Escola Municipal Aureliana Dias Cavalcanti também acompanharam a apresentação da Banda de Tambores Bandeirantes. Regida pelo maestro Cleber Belchior dos Santos, a banda, que existe há 10 anos e é formada por 40 alunos e moradores da comunidade, tocou grandes sucessos da MPB, como “Asa Branca” e “Andança", além de “Wind of change”, do Scorpions, e da música clássica “O fantasma da ópera”.

Após a apresentação da banda, a quadra da escola foi liberada para a recreação das crianças com direito a brinquedos infláveis como pula-pula.

O Sábado Cidadão existe há três anos e já atendeu mais de 100 mil pessoas em diversas localidades do município. Para o superintendente de Projetos Especiais, Sérgio Reimol, o projeto se tornou pioneiro nas atividades sócio-institucionais no município porque resolve pequenos problemas de imediato e propõe outras ações a longo prazo.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Mais de mil idosos de São Gonçalo já receberam cartões de gratuidade

Mil e duzentos idosos de São Gonçalo já podem utilizar o transporte público gratuitamente no município. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social entregou na última quinta-feira, dia 2, no anexo da Prefeitura, em Alcântara, mais 56 passes livres aos maiores de 60 anos. Este é mais um benefício que foi conquistado pela Secretaria. Até o ano passado, os idosos precisavam ir até o Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para adquirir os passes livres.

O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, foi representado pela subsecretaria Suely Amaral, que entregou os benefícios.

Uma das contempladas com o passe livre é Lúcia Rocha da Silva, de 65 anos. Moradora do Jardim Catarina, ela, que é hipertensa e já foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), está feliz porque vai voltar a fazer o tratamento no Hospital Naval Marcilio Dias, no Lins de Vasconcelos, no subúrbio do Rio.

– Estava muito caro ter que pagar três passagens por dia. Com o cartão de gratuidade vou retornar o tratamento – afirma Lúcia.

Nesta quinta-feira, dia 9, no anexo da Prefeitura, em Alcântara, serão distribuídos mais cartões de gratuidade aos maiores de 60 anos. Mais informações pelos telefones 3262-3711 ou 3262-3714.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Ong Sorriso - Oportunidade no Rio de Janeiro

A ONG Sorriso faz um trabalho bonito no mundo todo e eles estão a caminho do Brasil, no início de agosto, fazendo uma triagem para cirurgias gratuitas em crianças.

Secretaria de Desenvolvimento Social promove arraiá para crianças do Peti

A última sexta-feira, dia 3, foi de festa junina para as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do núcleo Vila Lage. A criançada se vestiu a caráter para participar do casamento na roça. Além da quadrilha, a confraternização ainda teve direito a comidas típicas. O secretario de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, foi representado pela coordenadora do Peti, Isabel Grassini.

O pólo Vila Lage também atende 13 crianças especiais, sendo seis do Peti e outras sete do Sistema de Inclusão Municipal (SIM), projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social. Todas as sextas-feiras, a psicomotricista Regina Isabela Abrantes realiza o tratamento de psicomotricidade. O objetivo é auxiliar na coordenação motora, melhorando o equilíbrio e a expressão corporal.

Fonte: Comunicação Social - SMDS