‘São Gonçalo vive retomada da sua atividade industrial’

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Gonçalo, Adolpho Konder, 2011 foi um ano muito produtivo para a cidade. Segundo ele, as obras do PAC no Salgueiro e no Jardim Catarina e a retomada da atividade industrial no Gradim e em Guaxindiba são resultados do crescimento econômico obtido pelo município nos últimos sete anos. Para o futuro, Adolpho Konder disse que a cidade precisa investir mais em educação e qualificação profissional. Ele revelou que a cidade terá, em 2012, três unidades da rede municipal de ensino funcionando em tempo integral. Sobre as eleições do ano que vem, Adolpho disse que está preparado para disputar a Prefeitura.
O SÃO GONÇALO -Como o senhor definiria o ano de 2011 para São Gonçalo?
ADOLPHO KONDER - Um ano positivo. Na infraestrutura nós temos as obras do PAC, no Salgueiro e no Jardim Catarina, quase concluídas, com a cidade crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. O orçamento triplicou em relação à época em que assumimos há sete anos atrás. Tivemos a retomada de indústrias, no Gradim e em Guaxindiba, que geraram cinco mil empregos diretos. Outro setor importante é a questão do pequeno empreendedor no município. Nessa desburocratização que nós fizemos, de diminuir de 10 para três documentos necessários, dando alvará na hora em alguns casos, temos 10 mil pessoas com seu empreendimento legalizado. Por dia nós temos de 40 a 50 pessoas indo no Rio Poupa Tempo regular sua situação o que é uma coisa muito boa.
OSG - O senhor passou da chefia de Gabinete para o Desenvolvimento Social e agora está no Desenvolvimento Econômico. Onde está se sentindo mais livre para trabalhar??
ADOLPHO - Liberdade eu sempre tive nos três. Esta é uma marca da prefeita Aparecida Panisset, que dá liberdade para o Secretariado. Agora, em cada um eu consegui adquirir experiência e dei a minha contribuição. Na chefia de gabinete, na política interna de encontrar harmonia com o primeiro escalão, no Desenvolvimento Social, onde vi muito da cidade. Agora no Desenvolvimento Econômico estou gostando muito. Aliás, foi uma escolha minha. Estar no Desenvolvimento Social me fez entender que não há desenvolvimento econômico, sem o desenvolvimento social e vice-versa. É isso que eu procuro passar para as empresas que estão se instalando na cidade.
OSG - Quatorze novas empresas já acertaram sua vinda para a cidade. Como estão as negociações para chegada de mais empresas?
ADOLPHO - Temos 10 operando e quatro chegarão. A Framo, a Triunfo e a B. Braun, além de um posto da Petrobras. É importante que Guaxindiba esteja no eixo de tudo. A cidade melhorou muito em infraestrutura e o Comperj nos deu uma oportunidade maravilhosa. Por causa do porto da Petrobras, na Praia da Beira, uma estrada partirá de Itaoca e passará por Guaxindiba. Ainda temos a possibilidade real da Linha 3 do Metrô e o Arco Metropolitano. Tudo isso é apresentado para as empresas chegarem até nós.
OSG - Além da conversa com as empresas, como o município vem trabalhando para evoluir economicamente?
ADOLPHO - O relacionamento com as empresas é essencial. Nós enxergamos o mercado de uma forma geral. O ex-presidente Lula ressuscitou a indústria metalúrgica no país. Em São Gonçalo nós baixamos o ISS de 5% para 2% para essas empresas. Temos a questão do pequeno empreendedor e esta regularização das pessoas é essencial para o cidadão e para a cidade. No Complexo Industrial de Guaxindiba temos grandes empresas no local. Isto, naturalmente, atrai outras empresas.
OSG - Recentemente foi divulgado um aumento considerável no PIB do município, porém, na renda per capita, a realidade ainda é baixa. Como base nesses números, qual a meta de crescimento?
ADOLPHO - A meta, com uma projeção correta, nós vamos criar junto com a Fundação Getulio Vargas (FGV), que vai trabalhar com os municípios do Conleste. Em cima destas estimativas é que vamos trabalhar. Porque serão resultados com bases sólidas.
OSG - Onde o município precisa investir nos próximos anos?
ADOLPHO - Qualificação profissional e Educação. Quem já tiver idade para trabalhar, investir no ensino profissionalizante. Essa é a medida a curto prazo.Eu sou a favor da educação em tempo integral. Ano que vem três escolas, ainda não definidas, serão em horário integral. Daremos alimentação, todo conforto. É importante para o aluno e para os pais.
OSG - O senhor já foi candidato a deputado federal em 2010. Como pré-candidato, está preparado para a disputa da Prefeitura no próximo ano?
ADOLPHO - Sim, são eleições diferentes, mas eu fui bem votado. Passei a ser conhecido na cidade. Em 2010, consegui estar entre os mais votados da cidade e hoje, como pré-candidato, comecei a pensar um plano de governo, uma ideia. A prefeita Aparecida Panisset deixou uma outra cidade para nós trabalharmos. Hoje é tempo de pensar em desenvolvimento econômico, em geração de emprego e renda.
OSG - Qual mensagem o senhor deixa para os gonçalenses neste fim de ano?
ADOLPHO - Que os moradores de São Gonçalo possam ver e ter um município crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Que Deus abençoe as famílias gonçalenses e que, em 2012, possamos realizar nossos sonhos pessoais, crescer, se desenvolver e prosperar. É isso que eu desejo para todos e para o município.