São Gonçalo promove fórum sobre os direitos dos portadores de deficiência

Terça-feira, 08 de Dezembro de 2009

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo promove nesta quarta-feira (09/12), das 13h às 18h, um fórum sobre os direitos dos portadores de deficiência. O secretário Adolpho Konder vai abrir o evento que será realizado no Teatro Carequinha, no Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves. Também serão eleitos os representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e Doentes Mentais. O relatório com as propostas do fórum serão encaminhadas à prefeita Aparecida Panisset.

– Vamos, junto à população, elaborar ideias para contribuir com a defesa e garantia dos direitos destes cidadãos e de seus familiares – afirma o secretário Adolpho Konder.
Na SMDS, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), é oferecido o serviço continuado de habilitação e reabilitação na comunidade para pessoas com deficiência. Em parceria com rede de instituições, Promotoria, Juizado e Conselho Tutelar, este serviço orienta sobre o acesso aos direitos como escola, saúde, acessibilidade, emprego, Programa Passe Livre e integração na sociedade.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do Creas, localizado na Rua Salvatori, 102, no Centro. Mais informações pelo telefone 9981-5259.

Primeiro Hospital da Mulher do Estado do Rio de Janeiro será inaugurado em São Gonçalo

As gestantes de São Gonçalo vão ganhar, em abril, o primeiro Hospital da Mulher – do pré-natal a inseminação – do Estado do Rio de Janeiro. O anuncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset, que, ao lado do secretário de Desenvolvimento Social da cidade, Adolpho Konder, lançou o Projeto Mãe Consciente, na última sexta-feira (04/12), no Abrigo Cristo Redentor, no bairro Estrela do Norte. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) em parceria com a Secretaria de Saúde.

Panisset disse que a unidade está em construção no Complexo Hospitalar Luiz Palmier, no bairro Zé Garoto, onde existe o Pronto Socorro, o Hospital Infantil Darcy Vargas e Hospital Luiz Palmier. Sobre o Projeto Mãe Consciente, ele colocou os serviços da Secretaria de Saúde à disposição da população e destacou o trabalho realizado por Adolpho Konder na SMDS.

– O Projeto Mãe Consciente é mais um momento humano da Secretaria de Desenvolvimento Social. Podem me procurar no Hospital Municipal Luiz Palmier quando precisarem fazer o pré-natal. Estou lá à disposição de vocês – garantiu o secretário de Saúde.

Adolpho Konder apresentou o programa às grávidas carentes da cidade que vão participar de um curso com todas as etapas da gestação. Serão realizadas palestras sobre diversos temas. O projeto inclui apoio médico (pré-natal, desenvolvimento do feto, benefícios com amamentação e tipos de parto), nutricional (alimentação e vitaminas), fisioterapia (ginástica para relaxamento, alongamento e respiração correta) e psicológica (aspectos emocionais da gestação).

– Vamos buscar toda informação sobre ser mãe para ensinar a vocês. Nossa intenção é lhes proporcionar a melhor maternidade – destacou Konder, que entregou rosas às gestantes.

O secretário de Desenvolvimento Social ressaltou ainda que as mulheres vão fazer cursos de qualificação e de geração de renda, como bordado, crochê e costura, para garantir o sustento de seus filhos.

– Nossa intenção é dar essa atenção (oferecer cursos de capacitação profissional) e vamos buscar parceiros para inseri-las no mercado de trabalho. Nosso objetivo é a família gonçalense – finalizou.

No curso, com duração de 45 dias, que vai acontecer no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alcântara, localizado no anexo da prefeitura, as futuras mamães também vão aprender os primeiros cuidados com o bebê (banho, curativo umbilical, higiene bucal e cólica) e massagem na criança. Vinte e cinco grávidas participarão da primeira turma. No final do curso, as mulheres vão receber um kit enxoval (fraldas, roupas, meias e luvas).

Também participaram do lançamento, a coordenadora do projeto, Cristiane Konder; a coordenadora de Proteção Social Básica da SMDS, Olívia Ribeiro; Maria Edir, representando Mariana Abicalil do Abrigo Cristo Redentor, entre outras autoridades.


Fotos: Reynaldo Felix.

Natal da SMDS em destaque na imprensa

O jornal O Fluminense publicou nota sobre a abertura do Natal da SMDS. Veja no link:

http://www.ofluminense.com.br/noticias/251198.asp?pStrLink=40,130,0,251198&IndSeguro=0

O Calendário natalino da SMDS em destaque no site da Prefeitura de São Gonçalo. Confira no link:

http://www.saogoncalo.rj.gov.br/noticiaCompleta.php?cod=2119&tipoNoticia=

O São Gonçalo também publicou uma matéria sobre a abertura do Natal da SMDS no jornal de hoje (08/12).

SMDS abre calendário natalino com peça teatral em São Gonçalo

O Natal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo começa nesta terça-feira, dia 8, às 16h. Na abertura oficial, 70 crianças vão encenar a peça teatral “Natal Brasileiro”, contando como seria o nascimento de Jesus Cristo no Brasil. As crianças fazem parte do projeto Casa do Pai, da Igreja Evangélica Congregacional do Mutuá, em parceria com a SMDS, por meio de uma ação socioeducativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Salgueiro. O evento acontece no anexo da prefeitura, em Alcântara, com a participação do secretário Adolpho Konder.

Nos pólos dos CRAS serão realizadas diversas atividades durante este mês para celebrar o nascimento do menino Jesus, comemorado no dia 25. Também haverá festas de confraternização nos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Para Adolpho Konder, o Natal é o momento de confraternização das famílias. Segundo ele, todas as ações que valorizam as famílias são fundamentais para a construção de uma sociedade mais humana.

– O Natal das famílias é importante para a participação das pessoas atendidas nos Cras, Creas e Peti, fortalecendo a assistência social do município – frisa o secretário.

Confira a programação completa:

10/12 – 14h – CRAS e PETI Itaoca: Rua Antônio Leôncio, 33, lote 1;
11/12 – 14h – CRAS Alcântara: Condomínio Almirante Cox - Rua Alfredo Backer, 536;
14/12 – 14h – CRAS e PETI Vista Alegre: Rua São Pedro, 2;
15/12 – 14h – CRAS, CREAS e PETI: Rua Salvatori, 102, Centro;
16/12 – 14h – CRAS e PETI Jardim Catarina: Rua Raposo Botelho, Lote 10, Quadra 80 (Antiga Rua 21);
17/12 – 14h – CRAS e PETI Santa Isabel: Estrada de Santa Isabel, nº 95;
18/12 – 14h – CRAS Guaxindiba: Rua Aquilino de Carvalho, s/nº;
19/12 – 10h – CRAS e PETI Neves: Rua da Feira, s/nº, (CIEP 437 – Willian Brant);
19/12 – 14h – CRAS e PETI Salgueiro: Rua Sobral Campos, 101 (Quadra da Escola de Samba do Salgueiro);
21/12 – 14h – CRAS Engenho Pequeno: Rua Mentor Couto, 925;
22/12 – 14h – CRAS Tribobó: Rua Alfredo Rabelo, lote 10, quadra 4.

Destaque na imprensa

O site do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal, destacou o projeto Boliche é Escola, criado este ano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo, que atende crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pessoas com deficiência, cadastrados em programas da SMDS.

Acesse o link (http://www.mds.gov.br/noticias/primeira-escola-de-boliche-de-sao-goncalo-rj-atende-jovens-beneficiarios-de-programas-sociais) e confira a reportagem.