Primeiro Hospital da Mulher do Estado do Rio de Janeiro será inaugurado em São Gonçalo

As gestantes de São Gonçalo vão ganhar, em abril, o primeiro Hospital da Mulher – do pré-natal a inseminação – do Estado do Rio de Janeiro. O anuncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset, que, ao lado do secretário de Desenvolvimento Social da cidade, Adolpho Konder, lançou o Projeto Mãe Consciente, na última sexta-feira (04/12), no Abrigo Cristo Redentor, no bairro Estrela do Norte. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) em parceria com a Secretaria de Saúde.

Panisset disse que a unidade está em construção no Complexo Hospitalar Luiz Palmier, no bairro Zé Garoto, onde existe o Pronto Socorro, o Hospital Infantil Darcy Vargas e Hospital Luiz Palmier. Sobre o Projeto Mãe Consciente, ele colocou os serviços da Secretaria de Saúde à disposição da população e destacou o trabalho realizado por Adolpho Konder na SMDS.

– O Projeto Mãe Consciente é mais um momento humano da Secretaria de Desenvolvimento Social. Podem me procurar no Hospital Municipal Luiz Palmier quando precisarem fazer o pré-natal. Estou lá à disposição de vocês – garantiu o secretário de Saúde.

Adolpho Konder apresentou o programa às grávidas carentes da cidade que vão participar de um curso com todas as etapas da gestação. Serão realizadas palestras sobre diversos temas. O projeto inclui apoio médico (pré-natal, desenvolvimento do feto, benefícios com amamentação e tipos de parto), nutricional (alimentação e vitaminas), fisioterapia (ginástica para relaxamento, alongamento e respiração correta) e psicológica (aspectos emocionais da gestação).

– Vamos buscar toda informação sobre ser mãe para ensinar a vocês. Nossa intenção é lhes proporcionar a melhor maternidade – destacou Konder, que entregou rosas às gestantes.

O secretário de Desenvolvimento Social ressaltou ainda que as mulheres vão fazer cursos de qualificação e de geração de renda, como bordado, crochê e costura, para garantir o sustento de seus filhos.

– Nossa intenção é dar essa atenção (oferecer cursos de capacitação profissional) e vamos buscar parceiros para inseri-las no mercado de trabalho. Nosso objetivo é a família gonçalense – finalizou.

No curso, com duração de 45 dias, que vai acontecer no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alcântara, localizado no anexo da prefeitura, as futuras mamães também vão aprender os primeiros cuidados com o bebê (banho, curativo umbilical, higiene bucal e cólica) e massagem na criança. Vinte e cinco grávidas participarão da primeira turma. No final do curso, as mulheres vão receber um kit enxoval (fraldas, roupas, meias e luvas).

Também participaram do lançamento, a coordenadora do projeto, Cristiane Konder; a coordenadora de Proteção Social Básica da SMDS, Olívia Ribeiro; Maria Edir, representando Mariana Abicalil do Abrigo Cristo Redentor, entre outras autoridades.


Fotos: Reynaldo Felix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário