ARTE E RELIGIÃO JUNTAS EM SÃO GONÇALO

Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), realizará, em parceria com a Arquidiocese de Niterói, um dos mais importantes eventos turísticos e de fé do país: a Missa Campal seguida da Procissão de Corpus Christi. Conhecido em todo país, neste ano, o evento será realizado quinta-feira (dia 23/06/11) e vai reunir 231 painéis, produzidos por diversas comunidades católicas do município. No ano passado, o tapete de painéis beirou dois quilômetros de extensão. Trata-se do maior tapete religioso da América Latina. A manifestação de fé e arte começará no dia anterior (22), com louvor, às 20h, em frente à escadaria da Prefeitura de São Gonçalo, no Centro, com os cantores Gláucio Luiz e Márcia acompanhados de banda uma católica.
No dia de Corpus Christi (23), antes da missa campal, que será celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena, e está marcada para as 8h, haverá louvor com músicos de bandas católicas. Neste momento, os painéis religiosos que formarão o tapete já estarão prontos, já que serão produzidos durante a madrugada.
As confecções dos tapetes são feitas em trecho que compreende as ruas Cel. Moreira César, Doutor Francisco Portela e Doutor Nilo Peçanha, vias principais que cortam o centro da cidade. Os painéis são produzidos com serragem (cerca de 100 kg), borra de café, 46 toneladas de sal grosso (colorido e branco) e 2.400 litros de xadrex. No fim da manhã, o resultado é nada menos que o maior tapete religioso da América Latina. A previsão de ocupação dos painéis é de 1.900 metros, somando os trechos das três vias.
Haverá apoio de transportes da prefeitura na locomoção dos materiais utilizados pelos artistas religiosos que produzem os painéis. Dessa forma, a medida prevê oferecer mais conforto aos grupos, que por tantos anos realizam esse feito.
A missa campal será conduzida pelo arcebispo Dom Alano Pena, em um grande palco montado em frente à Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante. O início está marcado para as 8h, no dia 23 de junho. Após a cerimônia, a procissão sairá desse ponto, por volta das 11h, e segue por toda a extensão do tapete. Mais de cinquenta padres, de diversas comunidades, acompanharão o cortejo.
Além de ser uma das mais fortes manifestações de fé do Brasil, a iniciativa também reforça a preservação das mais diversas expressões culturais e turísticas presentes no município.
Esforços conjuntos – O evento é realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Arquidiocese de Niterói. Para assegurar a excelência da organização, estão envolvidas, além da Secretaria de Cultura e Turismo, as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Transporte (Guarda Municipal), Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Infraestrutura, Segurança Pública, Comunicação, Planejamento, além da Fundação de Artes de São Gonçalo e do Gabinete da Prefeita.

Esquema de trânsito – No dia 22 de junho, o trânsito será fechado, às 18h parcialmente e totalmente às 20h, para a passagem de veículos, nas vias principais do Centro, Cel. Moreira César, Doutor Francisco Portela e Doutor Nilo Peçanha.

SERVIÇO :

MISSA CAMPAL E PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

EXPRESSÃO DE FÉ E ARTE EM SÃO GONÇALO



-Dia: 22 de junho de 2011 (Louvor com banda).
Local: Escadaria da Prefeitura de São Gonçalo.
End.: Rua Dr. Francisco Portela, 100, Centro, SG.
Horário: de 20h as 22h.

-Dia: 23 de junho de 2011 (louvor, missa e procissão).
Local: Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante.
End.: Rua Cel. Moreira César, s/n°, Zé Garoto, SG.
Horário: Louvor a partir das 7h; Missa Campal – 8h; Procissão – 11h.

Realização: Prefeitura de São Gonçalo e Arquidiocese de Niterói.

Informações: 2199-6521 e 2199-6512.

EVENTO GRATUITO


Fonte: Página Oficial PMSG

SÃO GONÇALO NA CAMPANHA NACIONAL CONTRA POLIOMIELITE

A Campanha Nacional de Multivacinação contra paralisia infantil (poliomielite) e sarampo (tríplice viral) começou no último sábado (18) e já alcançou mais de 26 mil crianças do município. A vacinação tem como público-alvo menores entre 0 e 5 anos.
A prefeita Aparecida Panisset visitou o Posto de Saúde Oswaldo Cruz, em Jardim Amendoeira, para acompanhar de perto a vacinação dos pequeninos. “Essa campanha é muito importante para mantermos nossas crianças imunes da paralisia infantil e do sarampo.”
Segundo o secretário de Saúde, Marcio Panisset, o slogan da campanha é "Siga o Zé Gotinha e Proteja a Saúde das Crianças" porque a paralisia infantil é uma doença infecciosa que durante muitos anos atingiu milhares de crianças brasileiras, deixando muitas sequelas.
“A campanha objetiva vacinar 65 mil crianças contra pólio e aplicar 69 mil doses da tríplice viral. A baixa cobertura não coloca em risco apenas a criança, mas toda a sociedade, pois sem a imunização a doença pode voltar. Por isso, é necessário atingirmos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 95% do público alvo”, avaliou o secretário.
Para atingir essa meta, cerca de 800 profissionais estão envolvidos no processo, entre funcionários e voluntários, distribuídos em 123 postos de vacinação. Para tanto, São Gonçalo recebeu 90 mil doses de vacina antipoliomielite e 80 doses da tríplice viral.
A campanha de seguimento contra sarampo (tríplice viral) se estenderá até o dia 22 de julho.
 
Fonte: Página Oficial PMSG

PARCERIA ENTRE MTE E GOVERNO DO ESTADO TAMBÉM BENEFICIA SG

O termo de compromisso para a implantação do Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã no Rio de Janeiro, foi assinado hoje (20/6), entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Governo do Estado, representados pelo ministro Carlos Lupi, o vice governador Pezão e o secretário de estado de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter. A solenidade que se realizou no anexo do Palácio Guanabara contou também com a presença de vários parlamentares e políticos.
Depois da assinatura, Sergio Zveiter garantiu apoio ao município de São Gonçalo, através da secretaria municipal de Trabalho, tendo à frente da pasta Henrique Porto.
“São Gonçalo é mais do que um parceiro do estado: já estamos formalizando o primeiro Sine com ações compartilhadas e, agora, com a implantação do Projovem Trabalhador no estado do Rio de Janeiro, vamos mapear as necessidades do município, liberar verbas e disponibilizar vagas”, disse Sergio Zveiter.
O convênio do Programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã vai beneficiar 10 mil jovens carentes entre 18 a 29 anos, com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. Os jovens que participarem do projeto serão qualificados em ocupações geradoras de renda e a expectativa é que ao término do curso, pelo menos 30% consigam uma oportunidade de emprego. Para a realização do Programa, serão repassados R$ 18,5 milhões para a sua execução, além de R$ 6 milhões para auxílio financeiro dos jovens.
Para o secretário de Trabalho de São Gonçalo, Henrique Porto, a assinatura do convênio entre os governos estadual e federal só trará benefícios para o município.
“Vamos ganhar agora com essa parceria um quinhão desses 10 mil jovens beneficiados e, mais adiante, quando também fecharmos o convênio com o Ministério do Trabalho, estaremos qualificando mais sete mil alunos”, declarou Porto.
Em São Gonçalo, o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, já qualificou ao todo 14 mil jovens nos anos de 2009 e 2010. Os alunos inscritos no Programa tiveram acesso a cursos de qualificação profissional nas áreas de Administração, Beleza e Estética, Turismo e Hospitalidade, Construção e Reparos, Arte e Cultura, Petróleo e Gás e Telemática.
“O Projovem Trabalhador é um Programa Nacional de Inclusão de Jovens com o objetivo de ampliar o atendimento aos excluídos da escola e da formação profissional, permitindo que eles sejam reintegrados ao processo educacional, que recebam qualificação profissional e que tenham acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer. Cada vez que o número de vagas cresce, é sinal de que estamos no caminho certo para contribuir para um Brasil melhor”, finalizou o secretário de Trabalho, Henrique Porto.

Fonte: Página Oficial PMSG
 

FIM DE SEMANA REPLETO DE INAUGURAÇÕES EM SÃO GONÇALO

A prefeita Aparecida Panisset inaugurou, no sábado (18/06), as ruas Osvaldo Aranha, Lucio Bittencourt e Bastos Tavares, no Jardim Amendoeira. No domingo, foi a vez das ruas Raul de Paula, Geraldo Rocha, Vicente Cardoso e Henrique Dias, no Gradim. Todas pavimentadas pelo programa de obras da Prefeitura de São Gonçalo.
A prefeita aproveitou a caminhada para visitar as ruas Nereu Ramos e Senador Lima Guimarães e para lançar a pavimentação da Rua Lucio de Mendonça, também no bairro Jardim Amendoeira, garantindo a comunidade que as obras começarão na próxima semana, com prazo de entrega de 30 dias. “Eu sei que não conseguiremos aprontar todas as ruas até o final do meu governo, mas certamente irei alavancar o maior número de obras que esse bairro já viu”, afirmou.
Para Maria do Carmo Lopes Fagundes, 78 anos, moradora da Rua Senador Lima Guimarães desde os 10 anos, o bairro nunca tinha visto um volume de obras tão grande e que lama e buraco são coisas do passado. “Pensei que fosse morrer e não ver essa maravilha que ficou minha rua.
Hoje posso receber pessoas na minha casa sem medo de ser feliz.
A prefeita cumpriu com sua palavra quando disse que iria arrumar nosso bairro. Mandei até pintar minha casa”, disse a moradora.
Com as inaugurações no Gradim, o bairro passa a ser considerado modelo, uma vez que 100% de suas ruas estão pavimentadas e 95% saneadas.
Outro bairro que passa por uma verdadeira revolução de obras é o Jardim Catarina, que, no sábado, a prefeita Aparecida Panisset e sua comitiva visitaram as obras que estão acontecendo na região. Ao todo, serão 109 ruas beneficiadas com drenagem e pavimentação, por meio da parceria com os governos federal e estadual.
De acordo com a prefeita, o Jardim Catarina é o bairro que mais se beneficiou com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com a previsão de reestruturação de 42 vias.
Aparecida Panisset percorreu as ruas cumprimentando os moradores dos bairros e ouvindo suas necessidades. Em Jardim Amendoeira, o Odontomóvel marcou presença, atendendo mais de 400 pessoas da comunidade e distribuindo Kits Escovação, contendo escovas de dentes, creme dental e fio dental.

Fonte: Página Oficial PMSG

São Gonçalo quer modernizar seus postos de saúde

Além das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) já confirmadas, São Gonçalo estuda outras melhorias no atendimento à população. O município está elaborando propostas para enviar ao Ministério da Saúde para tentar incluir a cidade entre as contempladas com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A ideia é transformar postos de saúde em pequenos hospitais modernizados.
“O Ministério da Saúde abriu a prerrogativa agora de investir não apenas em novas unidades, mas, também, em projetos de reforma e ampliação. Temos vários postos de saúde em diferentes bairros que se enquadram nos pré-requisitos do Ministério e nós vamos enviar as propostas”, declarou o secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset.
Segundo o irmão da prefeita Aparecida Panissset, este pequenos hospitais modernizados seguirão os moldes das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) que serão construídas até o fim do ano. As unidades que serão erguidas em São Gonçalo terão, entre outras coisas, consultas gratuitas em diversas especialidades médicas, como pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, além de realização de exames laboratoriais e fornecimento de medicações.
Reformas - Entre as propostas que estão sendo estudadas pela Secretaria de Saúde está a reforma de antigos postos de saúde. Uma das unidades que deverá receber melhorias é o Serviço de Pronto Atendimento Médico Dr. Euclides de Jesus Zerbini, no Arsenal, fechado desde 2010. Márcio Panisset revelou que o Jardim Catarina também poderá receber uma UPA federal, que seria instalada em uma área a ser adquirida pela Prefeitura. O Vila Lage é outro bairro nos planos do governo municipal para ter a sua UPA.

Fonte: O São Gonçalo

Entreposto de São Gonçalo terá um estaleiro

O projeto de entreposto pesqueiro vem ganhando cada vez mais força em São Gonçalo. Contando com apoio de integrantes do Ministério da Agricultura e Pesca, o empreendimento está perto de sair do papel. O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sérgio Fonseca, afirmou que a cidade larga na frente de cidades vizinhas.
O projeto gonçalense visa aproveitar parte da área que será utilizada pela Petrobras, na Praia da Beira, em Itaoca, para a carga e descarga de materiais que serão transportados para o Comperj, em Itaboraí. Segundo Sérgio Fonseca, a parte que São Gonçalo pretende usar poderá servir como apoio para Niterói, que está construindo o Centro Integrado da Pesca Artesanal e Aquicultura (Cipar), no Barreto.
“O projeto do governo federal é antigo e seria na Ilha do Governador. Entretanto, a comunidade de lá não quis o entreposto. Por sua vez, Niterói tem o Cipar, que está resolvendo a questão do calado e do cemitério de barcos na região da Ilha da Conceição. Nós saímos na frente por aproveitarmos um espaço que estará preparado para receber o investimento”, disse Sérgio.
Entreposto - O secretário municipal de Agricultura e Pesca explicou que o entreposto servirá a todo o estado do Rio, que não possui uma área especifica para fazer o controle do material que é pescado no litoral fluminense. Sérgio Fonseca revelou que local seria criado um espaço para desembarque e pesagem do pescado, além de um atracador com um estaleiro para construção e reforma de embarcações pesqueiras.
De acordo com secretário municipal, a Petrobras sinalizou positivamente em relação ao projeto da Prefeitura.
“A pesca em nosso estado está prestes a falir por falta de um local parar embarcar o pescado. A viabilidade e o controle do pescado será importante para a cidade, além de dar garantias para o pescador, que atualmente não enxerga um cenário positivo”, analisou.

Fonte: O São Gonçalo

Petróleo une senadores do Rio

O prazo determinado para que chegue a um acordo sobre a distribuição dos royalties do petróleo dado pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney, é 13 de julho. Se não houver acordo será colocado em votação o veto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o marco regulatório do pré-sal. Por isso, os senadores da bancada do Rio de Janeiro começaram esta semana a marcar posição sobre o assunto.
A vertente mais forte entre eles, até o momento, é negociar uma nova forma de repartição dos royalties com todos os estados do país – inclusive os não produtores de petróleo – que conte a partir das próximas licitações. “A gente aceita discutir tudo, mas não aceitamos que se mexa nas áreas já licitadas. A discussão tem que ser daqui para a frente, sobre o pré-sal”, afirmou esta semana o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
Já o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) quer ser ainda mais duro nas negociações. Para ele, os royalties são compensações pelo desgaste social e ambiental sofrido pelos estados produtores e, portanto, é direito apenas deles. “A minha posição é a do estado do Rio de Janeiro: o petróleo é do Brasil, mas os royalties são dos estados produtores. É uma questão de compensação”, afirma Crivella.
Apesar disso, ele reconhece que os senadores fluminenses e dos outros estados produtores – na maior parte, do Espírito Santo e de São Paulo – podem ser massacrados pela maioria de estados não produtores na hora da votação da medida. O senador lamenta o tom de “guerra entre irmãos” que a discussão pode tomar, mas afirma que este é um direito constitucional que o Rio deverá buscar no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Eu sabia que essa questão ia voltar, mas vai enfrentar uma resistência forte dos estados produtores. Nesse início de discussão, o que nós temos que colocar é que é um direito constitucional. Se o Rio perder, vai procurar o STF. Nesse marco regulatório, nós já perdemos as participações especiais”, afirmou Crivella.
Paralelamente, o senador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles (PP-RJ), prepara outro projeto para tentar fazer contraponto ao que foi protocolado pelo piauiense Wellington Dias (PT). Pela proposta de Dias, será feita uma divisão “entre todos os estados e municípios, produtores ou não, dos royalties e participação especial, para o óleo extraído no mar, de acordo com os critérios de rateio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e FPE (Fundo de Participação dos Estados), sem diminuir os repasses atuais de estados como o Rio de Janeiro e Espírito Santo”. Com isso, a União deixaria de receber e o valor seria repassado para compensar os estados produtores.
Dornelles defende sua proposta com o argumento de que atende a todos os estados e pelo fato de as empresas não terem mais que pagar royalties porque não pagariam participações especiais. O senador afirma ainda que é importante discutir a repartição com os estados não produtores nos campos não licitados, mas ressaltou que não podem ser feitas alterações sobre contratos já firmados. “O projeto do Wellington (Dias) retroage e fere um ato jurídico já legitimado”, alega Dornelles.
“Eu estou apresentando um projeto sobre royalties para que as empresas não paguem mais participações especiais. Então, passo os royalties dos atuais 10% para 15%. A divisão seria de 5% para estados não produtores e 10% para os produtores. A União não receberia porque ela já fica com o lucro [da venda do petróleo no novo modelo de partilha aprovado no marco regulatório do pré-sal]”, explicou Dornelles.
Esta semana, governadores de estados do Nordeste estiveram em Brasília com a presidenta Dilma Rousseff e com o presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), para tratar do assunto. Eles querem negociar o assunto a partir do projeto apresentado pelo senador piauiense. Após o encontro, Sarney determinou a data de 13 de julho como prazo máximo para um acordo.
Caso não seja encontrada uma solução de consenso até lá, Sarney promete colocar o veto em votação. Da última vez que uma emenda sobre a redistribuição igualitária de royalties do petróleo foi colocada em votação, o Congresso a aprovou. Na época, Lula vetou o texto a pedido dos governadores do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo.

Fonte: O São Gonçalo















--------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------