ARTE E RELIGIÃO JUNTAS EM SÃO GONÇALO

Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), realizará, em parceria com a Arquidiocese de Niterói, um dos mais importantes eventos turísticos e de fé do país: a Missa Campal seguida da Procissão de Corpus Christi. Conhecido em todo país, neste ano, o evento será realizado quinta-feira (dia 23/06/11) e vai reunir 231 painéis, produzidos por diversas comunidades católicas do município. No ano passado, o tapete de painéis beirou dois quilômetros de extensão. Trata-se do maior tapete religioso da América Latina. A manifestação de fé e arte começará no dia anterior (22), com louvor, às 20h, em frente à escadaria da Prefeitura de São Gonçalo, no Centro, com os cantores Gláucio Luiz e Márcia acompanhados de banda uma católica.
No dia de Corpus Christi (23), antes da missa campal, que será celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena, e está marcada para as 8h, haverá louvor com músicos de bandas católicas. Neste momento, os painéis religiosos que formarão o tapete já estarão prontos, já que serão produzidos durante a madrugada.
As confecções dos tapetes são feitas em trecho que compreende as ruas Cel. Moreira César, Doutor Francisco Portela e Doutor Nilo Peçanha, vias principais que cortam o centro da cidade. Os painéis são produzidos com serragem (cerca de 100 kg), borra de café, 46 toneladas de sal grosso (colorido e branco) e 2.400 litros de xadrex. No fim da manhã, o resultado é nada menos que o maior tapete religioso da América Latina. A previsão de ocupação dos painéis é de 1.900 metros, somando os trechos das três vias.
Haverá apoio de transportes da prefeitura na locomoção dos materiais utilizados pelos artistas religiosos que produzem os painéis. Dessa forma, a medida prevê oferecer mais conforto aos grupos, que por tantos anos realizam esse feito.
A missa campal será conduzida pelo arcebispo Dom Alano Pena, em um grande palco montado em frente à Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante. O início está marcado para as 8h, no dia 23 de junho. Após a cerimônia, a procissão sairá desse ponto, por volta das 11h, e segue por toda a extensão do tapete. Mais de cinquenta padres, de diversas comunidades, acompanharão o cortejo.
Além de ser uma das mais fortes manifestações de fé do Brasil, a iniciativa também reforça a preservação das mais diversas expressões culturais e turísticas presentes no município.
Esforços conjuntos – O evento é realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Arquidiocese de Niterói. Para assegurar a excelência da organização, estão envolvidas, além da Secretaria de Cultura e Turismo, as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Transporte (Guarda Municipal), Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Infraestrutura, Segurança Pública, Comunicação, Planejamento, além da Fundação de Artes de São Gonçalo e do Gabinete da Prefeita.

Esquema de trânsito – No dia 22 de junho, o trânsito será fechado, às 18h parcialmente e totalmente às 20h, para a passagem de veículos, nas vias principais do Centro, Cel. Moreira César, Doutor Francisco Portela e Doutor Nilo Peçanha.

SERVIÇO :

MISSA CAMPAL E PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

EXPRESSÃO DE FÉ E ARTE EM SÃO GONÇALO



-Dia: 22 de junho de 2011 (Louvor com banda).
Local: Escadaria da Prefeitura de São Gonçalo.
End.: Rua Dr. Francisco Portela, 100, Centro, SG.
Horário: de 20h as 22h.

-Dia: 23 de junho de 2011 (louvor, missa e procissão).
Local: Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante.
End.: Rua Cel. Moreira César, s/n°, Zé Garoto, SG.
Horário: Louvor a partir das 7h; Missa Campal – 8h; Procissão – 11h.

Realização: Prefeitura de São Gonçalo e Arquidiocese de Niterói.

Informações: 2199-6521 e 2199-6512.

EVENTO GRATUITO


Fonte: Página Oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário