São Gonçalo promove I Caminhada pela Família

Terça-feira, 06 de outubro de 2009

Pela primeira vez na história, o município de São Gonçalo promove uma grande mobilização inter-religiosa e não político-partidária em defesa da família. O movimento inédito, a 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO, será lançada oficialmente no dia 19 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB-SG. Na oportunidade, lideranças de vários setores da sociedade, associações de classe, igrejas de todas as denominações e da população em geral assinarão um manifesto de compromisso com o êxito da caminhada.

A 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO, cujo tema é “Família: Base para uma sociedade melhor”, acontece no dia 5 de dezembro de 2009, com concentração a partir das 15 horas, na Praça do Zé Garoto. A saída será às 16 horas, com destino ao Clube Mauá.

De acordo com o desembargador Fábio Dutra, um dos seus idealizadores, a mobilização deve ficar na história como o momento em que São Gonçalo parou para refletir sobre as ameaças aos valores familiares tradicionais na modernidade e sobre os meios de protegê-los. “Esta será uma forma de buscarmos juntos mecanismos que impeçam os ataques de grupos que pregam a obsolescência dos valores da família”, afirma.

Para o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, do Comitê Executivo da Caminhada, São Gonçalo dará exemplo para o Brasil e o mundo com esta mobilização.“Convidamos a todos os moradores de São Gonçalo e até de cidades vizinhas, independentemente de crença, ideologia ou partido político, a participar de caminhada. Este pode ser o primeiro passo para transformarmos a realidade que ameaça a família, dando a ela a verdadeira prioridade que esta instituição formada por Deus, base de qualquer sociedade, deve ter”, salienta Adolpho Konder.

Os organizadores da 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO convidam a população a participar com roupas brancas, faixas, cartazes, bandeiras e demais acessórios que estimulem e reforcem o tema.

SERVIÇO: Manifesto de lançamento e compromisso
DATA: 19 de outubro de 2009
HORA: 19 horas
LOCAL: Auditório da OAB-SG
ENDEREÇO: Travessa Euzelina, 100, Zé Garoto (rua em frente ao antigo Fórum)

1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO
DATA: 05 de dezembro de 2009
CONCENTRAÇÃO às 15 horas, na Praça do Zé Garoto
SAÍDA às 16 horas, com destino ao Clube Mauá

MAIS INFORMAÇÕES:
Valéria Aguiar – Assessora de Imprensa
9448-1006

Prefeita agradece empenho de Adolpho Konder e equipes da SMDS na comemoração do aniversário do município

O sucesso do desfile cívico pelos 119 anos de emancipação político-administrativa do município de São Gonçalo foi comemorador durante café-da-manhã com a prefeita, no dia 19 de setembro, no anexo da Prefeitura, em Alcântara. A iniciativa do encontro foi da própria prefeita Aparecida Panisset, com objetivo de agradecer ao secretário de Desenvolvimento Social (SMDS), Adolpho Konder, e às equipes da SMDS pelo empenho em prol do êxito do desfile.

Muito emocionada e feliz, a prefeita reconheceu o trabalho árduo e sério do secretário Adolpho Konder que desfilou ao lado das equipes e usuários dos programas sociais, como a banda Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) na Lata e o ritmo nordestino do projeto Flor do Nordeste. Alunos da Padaria Escola, participantes e equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos programas Bolsa Família, Cozinhas Comunitárias, Amigo na Linha, Passe Livre, Próximo Passo (ex-Planseq), Defesa do Consumidor, além dos projetos Oleiro, Capacitar para Crescer, Capacitação e Inclusão Produtiva e Convivência Familiar e Comunitária também deram um show de cidadania durante o desfile.

Ainda se apresentaram pela SMDS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com o Peti e os serviços de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes; Orientação e Apoio Especializado a Pessoa e Família Vítimas de Violência; Atendimento as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade); Abordagem, Triagem e Acompanhamento à População em Situação de Rua; e serviço continuado de Habilitação e Reabilitação na Comunidade das Pessoas com Deficiência.

Integrantes da Agenda 21 Municipal, que criaram um plano de desenvolvimento sustentável para São Gonçalo com a chegada do Complexo Petroquimico da Petrobras, também desfilaram pela SMDS. Os catadores de material reciclado, que encerraram o desfile da Secretaria, se apresentaram com os triciclos que foram doados pelo secretário Adolpho Konder.
Segundo o secretário, a dedicação e a participação vibrante das equipes da SMDS fizeram a diferença no êxito do desfile.

“É gratificante ver a dedicação da equipe. Formamos um grupo coeso e que ama São Gonçalo. A prefeita percebeu isso e ficou grata. Só fizemos a nossa parte. Pretendemos ainda fazer muito mais por são Gonçalo”, conclui Adolpho Konder.


Confira as fotos da participação do secretário Adolpho Konder no Círio de Nazaré

O secretário Adolpho Konder foi o responsável pela infra-estrutura que permitiu a visita do Círio de Nazaré a São Gonçalo em setembro. Nas fotos, a imagem o secretário aparece ao lado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, acompanhado pelo filho Gabriel. Nas fotos, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, dom Roberto Ferreria Paz, o pároco da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Laranjal, Padre Leandro Freire, e o vigário episcopal e pároco da Matriz de São Gonçalo de Amarante, padre Ademar Ermilindo.