São Gonçalo realiza 14ª Marcha para Jesus

Cerca de 50 mil pessoas participaram ontem (16/07) da 14ª edição da Marcha para Jesus, instituída desde setembro de 2009 como Lei Nacional, considerada um dos maiores e mais importantes acontecimentos evangélicos do país. O evento, que a partir desse ano integra oficialmente o calendário da cidade, teve como tema “Por Jesus e pela família”.
Os devotos caminharam pelas ruas da cidade, abençoando o município de São Gonçalo e enaltecendo a fé. Entre a série de shows gospel, os pastores oraram pela população gonçalense e seus governantes. Uma oração especial foi realizada para a prefeita Aparecida Panisset, que participou de todo o evento junto com outros integrantes do atual governo municipal e familiares.
Após a oração em seu nome e pelo seu mandato, a prefeita Aparecida Panisset declarou: “São Gonçalo é de Jesus.”
Para o secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset, o objetivo do evento é lembrar que, independentemente de qual seja a religião, família é criação de Deus. “É muito importante que lutemos pela preservação da família, ela é a base de uma sociedade sólida e saudável”, afirmou o secretário, que levou seu filho para participar da marcha.
Um dos organizadores do evento, o pastor Samuel Brito disse estar satisfeito e feliz pela demonstração de fé do povo gonçalense. “O objetivo da marcha é orar pela cidade, moradores, políticos e comerciantes, numa demonstração de fé e tolerância religiosa.”
A marcha se deu a partir da Praça Zé Garoto, onde aconteceu a concentração às 14h, para dar início a caminhada até o Clube Esportivo Mauá, pela Avenida Feliciano Sodré, no centro de São Gonçalo. Um trio elétrico acompanhou todo o trajeto tocando louvores de fé e adoração.
Dentre as atrações para a série de shows gospel, Unção Ágape, Fernanda Brum, Flor de Lis, Trazendo a Arca e DJ Alpiste contagiaram o público.
Também estiveram presentes ao evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, e o secretário de Trabalho, Henrique Porto.
A decisão de tornar a Marcha para Jesus um evento oficial do calendário da cidade de São Gonçalo aconteceu no dia 11 de julho durante uma reunião entre a prefeita Aparecida Panisset e representantes da comissão que cuida do ato religioso na Prefeitura.
A Guarda Municipal e a Polícia militar apoiaram a marcha fazendo interdições e desviando o trânsito.
Fonte: Página Oficial PMSG

PRODUTORES RURAIS DE SÃO GONÇALO SÃO CAPACITADOS

O convênio de cooperação entre a Prefeitura de São Gonçalo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município tem dado cada vez mais certo. Dessa vez, a novidade da parceria ficou por conta do curso de plantação e cultivo de milho ministrado, ontem (14/07), à tarde, por técnicos da Emater, em um dos sítios da Fazenda Engenho Novo, no Largo da Ideia.
Durante a aula, os 31 produtores rurais, que haviam se inscrito para o curso, receberam orientações, por exemplo, de como conhecer as principais pragas e doenças, transformar o solo novamente em fértil, capina e correção da acidez da terra.
“O esforço da Prefeitura de São Gonçalo tem sido o de dar condições de trabalho favoráveis ao agricultor, além, é claro, de proteger a área rural, incentivando a permanência do produtor na cidade. Fora isso, grande parte da produção é direcionada para complementar a merenda escolar na rede municipal de ensino”, contou o subsecretário Sergio Ricardo da Fonseca.
Para o curso, foi trazida pela Emater, uma variedade específica de milho, chamada Sol-da-Manhã, ideal para agricultores familiares, característica principal dos produtores de São Gonçalo. “Essa espécie tem um potencial produtivo de até oito mil quilos de grão por hectare, o que vai dar um up na produção de milho que, infelizmente, é muito baixa na cidade”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater, Benito Igreja Jr..
Para desenvolverem o cultivo de forma eficiente, os produtores rurais participaram de atividades teóricas e práticas e espera-se que o alcance produtivo, que servirá para alimentação humana e animal, seja em torno de cinco mil quilos de grãos por hectare, o que já ultrapassaria a média brasileira que é de 2mil kg/ha.
Além da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gonçalo, a Prefeitura conta com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj).

Fonte: Página Oficial PMSG

PREFEITURA INAUGURA CASA AMOR EM SÃO GONÇALO

A Prefeitura inaugurou, na tarde de hoje (14/07), a Casa Amor, nova unidade de saúde no município, localizada no centro da cidade. O espaço abrigará jovens com necessidades especiais física e mental. O serviço é uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e da Fundação da Infância e da Adolescência.
A Casa Amor visa assegurar os direitos individuais e coletivos de crianças e adolescentes com deficiência buscando sua efetiva integração e inclusão social. O critério para internação será de acordo com a demanda judicial ou se o paciente for encaminhado pelos serviços de saúde e social do município. A princípio, serão 30 vagas e haverá médicos, nutricionistas e assistentes sociais.
Durante a inauguração, a prefeita Aparecida Panisset lembrou que São Gonçalo era conhecida como a cidade dos buracos e agora é vista como a cidade das realizações. “Não só pavimentamos muitas ruas, mas recentemente inauguramos a Clínica de Saúde da Mama, vamos construir mais postos de saúde, amanhã abriremos a quinta unidade do Rio Poupa Tempo e hoje estamos aqui, inaugurando a 1º residência psiquiátrica para atender crianças e adolescentes do município”, disse a prefeita.
A proposta da instituição é trabalhar em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais unidades da região, proporcionando uma rede de saúde local completa e integrada. Na Casa Amor, estarão à disposição profissionais nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e psicopedagogia.
O secretário de Saúde, Márcio Panisset, falou sobre a importância das crianças com deficiência serem vistas de forma especial pela sociedade: “A abertura dessa casa não é somente uma ação política, mas é geração de saúde para as famílias do município”.
Ainda segundo o secretário, um convênio com a Pestalozzi São Gonçalo (Vista Alegre) vai concentrar, em breve, os atendimentos na cidade, em vez de encaminha-los para outro município, o que facilita e agiliza o tratamento de reabilitação.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Jorge Aranha, o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, o secretário de Trabalho, Henrique Porto, a promotora da Infância e Juventude, Daniele Wagard, entre outros convidados. A Casa Amor está localizada na rua Nilo Peçanha, nº 125, Centro.
Fonte: Página Oficial PMSG