Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes

Quarta-feira, 19 de maio de 2010

Quando fui secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, sempre elegi as crianças, principalmente às vítimas de violência e vulnerabilidade social, como minhas prioridades. Agora, na Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, sinto-me na obrigação de me unir a todas as autoridades que lideram a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”.

Convido você, meu amigo, a fazer parte dessa mobilização. Denuncie casos de violência contra crianças e adolescentes. Não seja cúmplice deste crime! DENUNCIE!, Através do Disk-Denúncia Nacional: 100.

Estudo realizado pela Secretaria de Direitos Humanos juntamente com o Comitê Nacional, UNICEF e consultoria do Grupo Violes da Universidade de Brasília, aponta que a exploração sexual de crianças e adolescentes está presente em quase mil municípios brasileiros. Ainda de acordo com a Pesquisa Nacional de Mulheres, Crianças e Adolescentes (Pestraf), divulgada pelo Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), em 2002, demonstram que 53% das vítimas são afrodescentes entre 15 e 25 anos; e que 46% desse total são adolescentes.

O combate ao abuso e à exploração sexual passa por ações diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras: na realização de grandes obras e em eventos de grande porte, entre outros. Mas acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos. Por isso o convocamos a todos os brasileiros e brasileiras a assumir essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil.

O dia 18 de Maio foi instituído em 2000 pelo projeto de lei 9970/00 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Repasse essa mensagem para seus amigos. Lembre-se - Disk-Denúncia Nacional: 100.

Conto mais uma vez com você.

Obrigado.

Adolpho Konder