Sine de Alcântara faz jus ao seu nome

Com cerca de 200 atendimentos diários, a Casa do Trabalhador Leonel Brizola, em Alcântara, faz jus ao seu nome. Na semana em que se comemorou sete anos de morte de um dos maiores líderes trabalhistas da história brasileira, a agência municipalizada do Sistema Nacional de Empregos (Sine) apresentou números expressivos em pouco mais de 12 meses de funcionamento.
De acordo com a Secretaria de Trabalho de São Gonçalo, a Casa do Trabalhador já encaminhou aos postos de trabalho mais de 20 mil pessoas. Somente no primeiro semestre de 2011, foram feitos 15.077 atendimentos, sendo 7.787 inscrições, 4.998 encaminhamentos a oportunidades de empregos e 355 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho. As principais ofertas de emprego estão ligadas diretamente ao comércio e à construção civil.
O secretário municipal de Trabalho, Henrique Porto, fiel aliado do ex-governador (falecido em 21/6/2004), explicou que a Casa do Trabalhador tem o compromisso de não apenas intermediar mão-de-obra para as empresas, mas também de oferecer cursos de qualificação social e profissional para reforçar o currículo. Henrique disse ainda que o trabalho desenvolvido na agência municipalizada do Sine está pautado nos princípios básicos defendidos por Leonel Brizola.
“O sonho de Brizola era um Brasil igual para todos e para isso acontecer temos que ter oportunidades iguais, esse era o sonho do nosso ex-governador”, declarou o secretário municipal.
A busca pelo primeiro emprego ou pela recolocação profissional uniu a estudante Ana Carolina Lemos de Carvalho, 19 anos, e o administrador hospitalar, José Augusto Dias, 35 anos, que está desempregado. Ambos procuraram a Casa do Trabalhador Leonel Brizola em busca de oportunidades profissionais na área administrativa. “Fiz curso de especialização na área e desejo conseguir uma colocação no mercado de trabalho o mais rápido possível”, disse Ana Carolina.
“Estou enfrentando dificuldades devido ao perfil das vagas. Hoje eu tenho uma especialização e experiência, mas quando as empresas oferecem as vagas eu não me enquadro porque eles (as empresas) alegam que tenho mais qualificação do que o necessário”, completou José Augusto.
A Casa do Trabalhador Leonel Brizola fica na Rua Manoel João Gonçalves, 670, loja 2 , em Alcântara, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Brizola: fiel seguidor de Vargas e Jango
Um dos principais nomes do trabalhismo brasileiro - atrás apenas dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart - na segunda metade do século XX, o engenheiro Leonel de Moura Brizola nasceu na cidade gaúcha de Carazinho em 22/1/1922 e faleceu no Rio de Janeiro em 21/6/2004, vítima de problemas cardíacos.
Brizola iniciou a sua trajetória política na década de 40, quando se elegeu deputado estadual em 1947. Seguidor fiel de Vargas e Jango no PTB, ele foi eleito governador do Rio Grande do Sul em 1958.
Em seguida, mudou-se para a cidade do Rio e, em 1962, foi eleito deputado federal pelo antigo estado da Guanabara. Cassado pela ditadura militar, Brizola, anistiado, voltou ao Brasil em 1979.
No ano seguinte fundou o PDT e pela legenda tornou-se duas vezes governador do estado do Rio, vencendo as eleições de 1982 e 1990. Morreu em 2004 aos 82 anos.
Capacitação é uma das metas
O secretário municipal de Trabalho, Henrique Porto, ressaltou que a capacitação profissional é uma das bandeiras da Casa do Trabalhador Leonel Brizola. O integrante do governo Aparecida Panisset (PDT) lembrou que, no último dia 10, a unidade de Alcântara realizou a cerimônia de certificação da primeira turma formada em Técnico de Vendas e Telemarketing. Os cursos não tiveram nenhum custo para a Prefeitura de São Gonçalo. Todo o material didático foi doado e os professores, voluntários. As aulas, que começaram no mês de abril com carga horária de 20 horas, tiveram 60 alunos.
A construção do Comperj, em Itaboraí, é um dos principais alvos das aulas de qualificação oferecidas pela unidade do Sine em Alcântara. Segundo Porto, estes cursos são o caminho para melhorar a qualidade da mão-de-obra gonçalense, para que muitas pessoas possam ser absorvidas pela refinaria da Petrobras.
“Estamos em uma cidade que respira o Comperj e, consequentemente, diversas oportunidades de empregos aparecem. Para proporcionarmos um futuro para estas pessoas que procuram o Sine, desenvolvemos cursos de capacitação e qualificação”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário