Prefeitura promove curso de educadores sociais

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo formou, na noite de ontem, 43 alunos no curso de educador social para a Rede de proteção a população em situação de rua. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu no auditório do anexo da Prefeitura, sede da SMDS.

Esta foi a 3º edição do curso, que ensina como os educadores devem atender os moradores de rua, a forma correta de encaminhá-los aos tratamentos médicos e psicológicos adequados e como apoiá-los para sua reintegração à sociedade.
Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gilberto Barreto, os habitantes de rua são um tema que exige o envolvimento de vários atores sociais para sua resolução: “a filosofia do curso desperta um novo olhar social, faz com que as pessoas entendam porque os desabrigados estão na rua e quais são os motivos que os levaram a tal situação”.
Após sua formação, os educadores estão preparados para atuar na Rede de proteção do município que é composta por 18 instituições, entre igrejas evangélicas, católicas, centros espíritas e abrigos, que desempenham o trabalho de acompanhamento social de residentes de rua.
O curso, realizado uma vez a cada semestre, tem duração de quatro semanas e acontece aos sábados, das 9h às 17h. Qualquer munícipe pode participar. Para realizar a inscrição basta se dirigir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Salvatori, nº 102 – Centro.

Fonte: Página Oficil PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário