São Gonçalo entrega cartões de gratuidade aos idosos

Sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, através da Prefeitura, entregou ontem, dia 18, 98 passes livres aos idosos do município. O evento aconteceu na sede da secretaria no anexo da prefeitura, em Alcântara. No próximo dia 26, às 17h, será distribuído o milésimo passe livre aos maiores de 65 anos, durante o Baile da 3ª Idade, que também acontecerá em Alcântara. De março até junho, 779 cartões de gratuidade foram entregues aos idosos.
"Estamos garantindo mais qualidade de vida aos idosos de São Gonçalo. Essa é uma conquista da prefeita Aparecida Panisset que conseguiu fazer com que os passes livres para fossem distribuídos na cidade", destaca o secretário Adolpho Konder.
Um das beneficiadas com o cartão do passe livre foi a Alzenira Neves, de 72 anos.
"Antes, tínhamos que retirar o benefício em Niterói. Hoje, me sinto mais aliviada, já que não precisamos enfrentar filas e conseguimos adquirir o cartão em nossa cidade", contou Alzenira.
No próximo dia 26, a secretaria vai atingir a marca de 1000 cartões de gratuidade entregues no município. E, para celebrar a conquista, a Secretaria de Desenvolvimento Social irá promover o Baile da 3ª Idade, que será mais uma ação de resgate da auto-estima dos idosos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - SMDS.

Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo lança projeto Amigo na Linha

A Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo vai lançar no dia 20 de julho, as 19hs, o projeto Amigo na Linha. O objetivo é oferecer, por telefone, atendimento qualificado para pessoas que precisam de um apoio psicológico. A cerimônia acontece na Primeira Igreja Batista da Trindade, que fica na Rua Pastor Waldemar Zarro, 28.
Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Social, Edson Alves, ao ligar para as equipes do projeto, o cidadão poderá expor seus problemas, e de acordo com o caso, serão programadas visitas domiciliares de profissionais da área. Após esse primeiro contato com os técnicos da SMDS, o beneficiário receberá atendimento e será encaminhado para participar dos programas da secretaria.

O atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, pelos telefones 3262-3698 ou 3262-3693.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - SMDS.

Itaoca recebe projeto Sábado Cidadão dia 20

A Prefeitura de São Gonçalo realiza neste sábado, dia 20, mais uma edição do projeto ‘Sábado Cidadão’. O evento será promovido na Escola Municipal Salgado Filho, no bairro Itaoca. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social vão fazer atendimentos e orientar as famílias sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), cadastramento do Bolsa Família e Passe Livre. A ação acontecerá das 9h às 15h.
Também serão oferecidos serviços de corte de cabelo, estética corporal, recreação infantil, aferição de pressão e glicose, inscrições para casa própria, bem como, parcelamento de débitos do IPTU e palestras de educação no trânsito e ambiental.
O Sábado Cidadão existe há três anos e já atendeu mais de 100 mil pessoas em diversas localidades do município. Para o superintendente de Projetos Especiais, Sérgio Reimol, o projeto se tornou pioneiro nas atividades sócio-institucionais no município porque resolve pequenos problemas de imediato e propõe outras ações a longo prazo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - SMDS.

Secretaria de Desenvolvimento Social de SG conscientiza população contra trabalho infantil



O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, foi às ruas nesta quarta-feira, dia 17, para conscientizar a população contra o trabalho infantil. Junto com equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Konder entregou folhetos com informações do Peti, conversou com comerciantes e moradores de Alcântara e pediu a contribuição de todos para denunciar o trabalho infantil. As principais denúncias apuradas pelas equipes do Peti foram maus tratos e trabalho infantil, principalmente os adolescentes que vendem doces nos sinais de trânsito.

A campanha de mobilização pelo Dia do Enfrentamento do Trabalho Infantil também foi realizada em outros pontos da cidade como Centro, Zé Garoto e na Avenida Maricá.

– Queremos a participação de todos. Estamos conscientizando as pessoas para que denunciem quem obriga crianças a trabalharem. Lugar de criança é na escola – afirmou o secretário, acrescentando que esta mobilização tem o aval da prefeita Aparecida Panisset.

Segundo a coordenadora do Peti, Isabel Grassini, de janeiro até hoje, dia 17, o programa teve 456 inclusões de crianças e adolescentes no programa. No total são 900 adolescentes atendidos. Grassini entregou folhetos sobre o Peti nos ônibus, vans, comércio, sinais de trânsito e destacou o apoio da população que denunciou o trabalho infantil na cidade.

– Precisamos sensibilizar a sociedade sobre a importância da infância como tempo de brincar e estudar. O trabalho precoce prejudica a saúde emocional dessas crianças – enfatizou.

A concentração começou às 10h na esquina das ruas Yolanda Saad Abuzaid e João Caetano, em Alcântara. Equipes da secretaria distribuíram balões de gás para as crianças e conversaram com os pais e responsáveis sobre a importância da campanha. A pintura desenhada na pele das crianças pelo coordenador do núcleo Salgueiro, Rafael Coutinho, foi outro atrativo desta ação.

– Através da arte podemos tirar as crianças das ruas. Oferecemos diversos cursos no pólo como artes, capoeira e orquestra de tambores para garantir a cidadania dessas crianças – ressaltou Coutinho, acrescentando que 100 adolescentes são atendidos no Salgueiro.

O Peti atende a 900 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar e pela Promotoria Pública, envolvidas com tráfico de drogas, abuso sexual dentro da família, que já trabalharam no lixão e em estado de insalubridade. É uma ação que viabiliza despertar nas crianças e em suas famílias a possibilidade de um futuro melhor. Em contrapartida, as famílias precisam manter seus filhos na escola.

Os jovens também são inseridos no Programa Bolsa Família e os pais fazem cursos de geração de renda. Além disso, as famílias participam de ações sócio-educativas. O Peti ainda fomenta e incentiva a ampliação dos conhecimentos das crianças com atividades culturais, desportivas e de lazer no período complementar ao do ensino regular.

O trabalho é desenvolvido em oito pólos que oferecem aulas de capoeira, jiu-jitsu, street dance, futsal, natação, judô, hip-hop, educação física, artes, atividades pedagógicas, coral, entre outros. Além desses projetos, as crianças também participam da orquestra de tambores reciclados.

Fonte: Assesssoria de Comunicação Social - SMDS