Mutirão contra a dengue acontecerá, desta vez, no bairro Porto Novo

                                            
O combate à dengue entrou, definitivamente, no cronograma de ações fixas da Prefeitura de São Gonçalo. Iniciado no último dia 08, o mutirão que pretende erradicar a ameaça de epidemia da doença acontecerá, neste sábado (15/10), na praça do bairro Porto Novo, e se estenderá até abril do ano que vem.
A iniciativa é da Secretaria de Saúde que também fechou parceria com outras secretarias, criando, assim, o Comitê Municipal de Combate à Dengue.
O trabalho seguirá os moldes da primeira edição realizada no bairro da Trindade. Ao todo, foram mobilizados cerca de 520 funcionários para realizar as atividades de sensibilização e conscientização dos moradores sobre a importância de criar hábitos para que a doença não se prolifere.
“Queremos vencer essa guerra e estamos empenhados. O poder público está se movimentando, mas é imprescindível a ajuda maciça da população”, enfatizou. “É preciso que cada cidadão entenda que, na maioria das vezes, a dengue se prolifera dentro de casa. Por isso, todos precisam fazer a sua parte e incentivar outras pessoas a colaborar”, declarou a prefeita.
A mobilização acontecerá nos bairros que apresentam maior número de casos de dengue, registrados por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira).
Haverá distribuição de material educativo, visitação de residências e comércios, além de vistorias nos ferros-velhos do bairro, a fim de encontrar possíveis focos do mosquito.
Também será realizada limpeza de terrenos baldios e retirada de entulho e lixo. Somente no primeiro mutirão, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo recolheu mais de 120 toneladas de dejetos.
As orientações também estão acontecendo dentro das escolas. A Secretaria de Educação está sensibilizando alunos e pondo em práticas atividades socioeducativas que trabalham o tema da dengue na sala de aula.
fonte: página oficial PMSG