Ação social leva saúde, beleza e economia às famílias gonçalenses


                                                                                                        
Nesta segunda-feira (31/10), a população teve mais uma oportunidade de desfrutar dos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de São Gonçalo. A Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), através da equipe do Programa Bolsa Família e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Centro da cidade, promoveu uma ação social direcionada às famílias de baixa renda assistidas pela rede.
Com a participação do Programa Saúde da Família (PSF), quem compareceu teve oportunidade de aferir pressão, medir glicose e fazer exames preventivos. Já os profissionais do odontomóvel prestaram atendimentos aplicando flúor e dando orientações sobre escovação, higiene bucal, prevenção de cáries e tratamentos dentários.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga, destacou a importância de ações desse tipo, que integram e privilegiam os munícipes. “Além dos benefícios diretos oferecidos no dia do evento, ações como essa representam oportunidade de conscientização e valorização das famílias acompanhadas”, explicou o secretário.
A Ampla também esteve presente distribuindo lâmpadas e fazendo a troca de 25 geladeiras usadas por novas, que representam maior economia no consumo de luz elétrica, para moradores incluídos na tarifa social. Profissionais formados pelos cursos dos Cras ficaram encarregados de embelezar o público e ofereceram serviços de corte de cabelo, manicure e estética.
“Além da ação social, levamos informações sobre a saúde da mulher e a importância da criança frequentar a escola”, disse Lúcia Rodrigues, coordenadora do Bolsa Família no município.
Não só os serviços, mas brincadeiras e recreação infantil garantiram o entretenimento dos pequeninos. Cerca de 300 pessoas passaram pela unidade do Cras Centro, localizado na rua Aloísio Neiva, 347, que sediou o evento.

fonte: página oficial PMSG

Obras do Pronto-Socorro Alcântara a todo vapor

                                                                                                        
A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, e o secretário de Saúde Márcio Panisset visitaram, nesta quarta-feira (26/10), as obras de reforma do Pronto-socorro Alcântara. Estima-se que a nova unidade, que vem reforçar a posição do município como referência em saúde da Região Metropolitana II, receba cerca de 600 pacientes por dia.
O Executivo está acompanhando de perto as instalações, que nada preservam da antiga estrutura. “Esta unidade é ainda maior do que o Pronto-socorro Central e representa mais uma estratégia de cuidado com a saúde do gonçalense”, comemorou a prefeita.
O Pronto-socorro realizará procedimentos de clínica médica, acolhimento e cirurgia geral, além dos atendimentos de emergência cirúrgica, ortopédica, odontológica, bucomaxilofacial e psiquiátrica.
A unidade contará também com uma farmácia especial que fornecerá, gratuitamente, remédios de custo elevado como anticancerígenos, renais crônicos e cardiológicos. A ideia é fazer a distribuição dos medicamentos nas cerca de três mil consultas mensais previstas.
Márcio Panisset explicou que a infraestrutura do local está sendo preparada para proporcionar um atendimento dinâmico. “O paciente não pode ficar esperando do lado de fora. As pessoas querem aguardar olhando para o médico, assim, se sentem mais seguras. Estamos praticamente começando do zero porque queremos fazer o melhor para o povo”, enfatizou o secretário.
fonte: página oficial PMSG

Estephânia de Carvalho fica em 1° na Copa JEMSG de Judô


                                                                                                        
Cerca de 300 pessoas compareceram ao ginásio do Clube Tamoio, no Porto da Pedra, para prestigiar a Copa JEMSG de Judô, promovida pela Prefeitura de São Gonçalo através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. No mesmo dia, a Liga Fluminense de Judô realizou um campeonato para comemorar dez anos de existência da instituição.
Quatro escolas municipais disputaram o título do JEMSG. As categorias foram divididas em: meio leve, meio médio, médio e pesado. O primeiro lugar dos Jogos das Escolas Municipais ficou com o Estephânia de Carvalho com 19 pontos, dois ouros e duas pratas.
Em segundo a Escola Municipal Leda Vargas com 18 pontos, dois ouros, uma prata e três bronzes. O terceiro lugar ficou com o Genecy Suet, que marcou 15 pontos e levou para casa dois ouros e uma prata. A Escola William Antunes marcou nove pontos, com um ouro e uma prata.

Confira abaixo a colocação dos atletas:
- 11 e 12 anos, masculino, categoria acima de 48 quilos:
1° lugar: Fabrício, Escola Municipal Leda Vargas
2° lugar: Gabriel, Escola Municipal Genecy Suet
3° lugar: Carlos Eduardo, Escola Municipal Leda Vargas
3° lugar: Samuel, Colégio Municipal Estephânia de Carvalho
- 13 e 14 anos, masculino, categoria até 60 quilos:
1° lugar: David Alexandre, Escola Municipal William Antunes
2° lugar: David dos Santos, Colégio Municipal Estephânia de Carvalho
- 11 e 12 anos, feminino, categoria até 40 quilos:
1° lugar: Bruna, Escola Municipal Leda Vargas
2° lugar: Beatriz, Escola Municipal Leda Vargas
- 11 e 12 anos, feminino, categoria acima de 48 quilos:
1° lugar: Thaís, Colégio Municipal Estephânia de Carvalho
2° lugar: Letícia, Escola Municipal William Antunes
- 11 e 12 anos, masculino, categoria até 34 quilos:
1° lugar: Douglas Silva, Escola Municipal Genecy Suet
- 11 e 12 anos, masculino, categoria até 40 quilos:
1° lugar: Lucas Pinto, Colégio Municipal Estephânia de Carvalho
- 11 e 12 anos, masculino, categoria até 48 quilos:
1° lugar: Matheus Tiago, Escola Municipal Genecy Suet
2° lugar: Pedro Eduardo, Colégio Municipal Estephânia de Carvalho
3° lugar: Jeferson José, Escola Municipal Leda Vargas
3° lugar: Gabriel Coelho, Escola Municipal Leda Vargas
Jogos da Primavera: sábado foi dia da capoeira
Cerca de 150 pessoas entre mestres e alunos de capoeira se encontraram durante os Jogos de Capoeira, na Vila Olímpica da Fazenda Colubandê. Seis escolas de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Rio de Janeiro, participaram do evento que faz parte dos Jogos da Primavera.
O objetivo dos jogos de capoeira é a cooperação entre os participantes e não a disputa competitiva tradicional dos demais esportes.
“A capoeira é uma atividade que promove forte integração social com a participação de todas as classes e visa o respeito e a amizade dos atletas”, explica o professor de capoeira, Wellington Queiroz, mais conhecido pelo apelido Bidu.
Após a abertura oficial, tiveram início os jogos entre os atletas divididos por categoria: juvenil (13 a 16 anos) e adulto (18 a 60 anos). Os atletas se apresentaram nos ritmos regionais Benguela e São Bento Grande e foram avaliados pela técnica, habilidade e fundamentos. Seis mestres de capoeira de Niterói e São Gonçalo foram os jurados da disputa.
Os cinco melhores em cada categoria receberam troféus e os demais atletas receberam medalhas de participação.

Programa Jogue Limpo começa ser implantado em São Gonçalo

                                                                                                       
São Gonçalo passou a integrar a relação de municípios brasileiros que contam com o "Jogue Limpo", programa que recolhe e proporciona destinação ecológica às embalagens usadas de óleos lubrificantes de automóveis. O lançamento do programa foi no Posto Maranatha, no bairro Zé Garoto e contou com a presença do subsecretário municipal de Meio Ambiente, Oswaldo Luiz Baliano, representantes de distribuidoras e da revenda de Combustíveis.
Sem nenhum custo para as prefeituras nem para os revendedores, o "Jogue Limpo" já opera em toda região Sul e em 30% do Sudeste do País. No Estado do Rio de Janeiro, foi implantado inicialmente na capital e desde junho deste ano, em Mesquita.
"A partir de São Gonçalo, o sistema deverá ser rapidamente ampliado, de início cobrindo toda a Baixada Fluminense, para em seguida atingir todo o Rio de Janeiro", explicou Baliano.
Cada fardo de embalagens é pesado eletronicamente ao ser recolhido com os dados, podendo ser monitorados online pelos órgãos ambientais, destacou Ricardo Lisbôa Vianna, presidente do sindicato estadual dos revendedores de combustíveis.
A implantação do programa está se dando através de ação conjunta do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio de Janeiro (SINDESTADO-RJ), do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM), e também da Prefeitura de cada município, que passa a integrar o sistema de coleta.
fonte: página oficial PMSG


Oportunidade de curso gratuito para o gonçalense


                                            
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, oferece, gratuitamente, 24 vagas para o curso de atendente de lanchonete, em parceria com o Senai. As aulas serão ministradas na Cozinha Comunitária, localizada na Rua Governador Agamenon Magalhães, nº 323, no bairro Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Os interessados devem se inscrever até o dia 7 de novembro, no Centro de referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Aluísio Neiva, 347, Centro, de 9h às 17h. O curso terá dois meses de duração e está previsto para começar no dia 16 de novembro.
Também estão abertas as inscrições para os cursos Patchwork em Artesanato (40 vagas) e em Bolsas em Tecido (20 vagas). Os interessados podem procurar os CRAS Salgueiro (Rua Sobral Campos, 101, Salgueiro) e CRAS Engenho Pequeno (RuaRua Mentor Couto, 925, Engenho Pequeno), aonde estes serão ministrados.
Para participar de todos estes, os alunos devem ter no mínimo 16 anos e a 4º série primária. Os documentos necessários para a inscrição são RG, CPF e comprovante de residência (xerox).
fonte: página oficial PMSG

Chá literário encerra Semana de Atualização Pedagógica

                                                                                                        
Imagens de Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade expondo suas impressões do mundo, do universo literário e contando seus processos criativos abriram, nesta-quinta feira (27/10), o último dia da Semana de Atualização Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação de São Gonçalo.
A exibição das entrevistas deu brecha às discussões que se seguiram durante toda a tarde e fizeram com que os alunos do 9º ano das escolas municipais Marluce Salles Almeida e Professora Aurelina Dias Cavalcanti refletissem sobre qual seria o perfil dos leitores do futuro.
As inquietações do ser humano, seus medos e amarguras e até mesmo a mais singela situação do cotidiano podem servir de inspiração para uma obra. Levando o conceito de que cada pensamento é encadeado de variadas formas, mas que essencialmente a leitura auxilia o processo criativo, a secretária de Educação Keyla Nícia pegou um dos temas discutidos e foi enfática.
“Estimular a prática da leitura amplia o conhecimento, mas os ganhos vão além disso. Uma boa escrita vem de leituras regulares e, a partir disso, a escola tem feito um papel essencial na formação das nossas crianças”.
Compondo a mesa do evento, seis escritores gonçalenses levantaram questões, falaram sobre as novas ferramentas que ampliaram o acesso à leitura, mas foram unânimes ao afirmarem que os livros, fisicamente como conhecemos, nunca se perderão.
“A internet gerou uma visão múltipla do mundo, com acessos ilimitados e vindos de toda parte. Mesmo com essa pluralidade, os leitores do futuro serão aqueles que acompanham o dinamismo da sociedade, mas não perderão a referência do clássico. Hoje, todos têm algo a dizer, a compartilhar e a dialogar, o que, de alguma forma, já denota um novo comportamento: cada um já é um pouco escritor”, exaltou a escritora Hélida Matta.
fonte: página oficial PMSG