Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo qualifica mulheres do Peti

Sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo qualificou 32 mães de crianças que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O próprio secretário Adolpho Konder entregou os certificados quinta-feira, dia 13, no pólo Salgueiro. Esta capacitação faz parte dos cursos de geração de renda oferecidos pelo Peti para ajudar famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

De acordo com Konder, serão abertas muitas oportunidades de trabalho no setor hoteleiro com a construção do Complexo Petroquímico (Comperj) da Petrobras, em Itaboraí. Ele acrescentou que cidades próximas a São Gonçalo, como Niterói e Maricá, estão inaugurando hotéis, aumentando assim a oferta de vagas.

– Com certeza vocês terão oportunidades com a abertura da refinaria e vão aumentar as rendas de suas famílias – frisou o secretário.

A coordenadora do Peti, Izabel Grassini, aconselhou as novas camareiras a irem atrás de emprego e distribuírem currículos nas hospedagens da cidade e região.

– Agora vocês estão qualificadas para disputar as vagas no setor. Não fiquem só com o papel (certificado), vão em busca de seus sonhos – disse Grassini.

Emocionada, Carla Silva da Silveira, de 33 anos, contou que este curso de capacitação promovido, gratuitamente, pela Secretaria de Desenvolvimento Social é uma oportunidade única.

– Um curso de camareira custa, em média, R$ 350. Sempre tive vontade de fazer um curso de qualificação, mas não tenho condições de pagar. Realizamos um sonho e agora vamos atrás do nosso espaço no mercado de trabalho – afirmou a moradora do Salgueiro.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Adolpho Konder participa de aula inaugural do Planseq Bolsa Família


O secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo, Adolpho Konder, deu o pontapé inicial para qualificar os beneficiários e dependentes do Programa Bolsa Família. Ao lado do diretor nacional de qualificação do Ministério de Trabalho e Emprego, Carlos Sini, ele participou da aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq) da Construção Civil, nesta terça-feira, dia 11, no Ciep 240 – Haroldo Teixeira Valladão, no bairro Bandeirante.

Serão qualificados três mil pessoas nas áreas de eletricista, encanador, pedreiro, carpinteiro, azulejista, pintor e auxiliar de escritório. Segundo Adolpho Konder, os melhores alunos serão encaminhados para vagas do mercado de trabalho gerados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em seu discurso, o secretário destacou a parceria com o Governo Federal para capacitar os gonçalenses e citou as 220 mil vagas diretas e indiretas que serão geradas com a construção do Complexo Petroquímico (Comperj) da Petrobras, que será inaugurado em Itaboraí.

– Somente as pessoas qualificadas terão a oportunidade de conseguir um emprego. Este será um resultado para a vida de vocês – ressaltou Konder.

O diretor nacional de qualificação do Ministério de Trabalho e Emprego afirmou que a grande virtude do Planseq é a garantia da empregabilidade no final do curso.

Para Cristiane Sabino, de 32 anos, moradora do Colubande, esta qualificação profissional será determinante para conseguir uma vaga de auxiliar de escritório.

– Todo aprendizado é bom. Vou ampliar meus conhecimentos para disputar uma oportunidade no mercado de trabalho – disse.

Participaram da cerimônia o secretário Adolpho Konder; o representante do Governo Federal, Carlos Sini; a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Olívia Ribeiro; entre outras autoridades.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Adolpho Konder e ministro Patrus Ananias entregam bicicleta para mulheres do Projeto Oleiros

Quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Após receber o Título de Cidadão Gonçalense, na ultima terça-feira (11), na sede da OAB-SG, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregaram uma bicicleta às mulheres do Projeto Oleiro, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Engenho Pequeno. A bicicleta adaptada para o transporte do óleo de cozinha usado foi uma solicitação das participantes do programa ao secretário.

O projeto existe desde outubro de 2008 é uma forma de gerar renda para mulheres desempregadas e, de preferência, beneficiárias do Programa Bolsa Família. São 15 mulheres que participam do projeto e recolhem o óleo de cozinha em diversos locais do município, como residências, bares e restaurantes.

Segundo a coordenadora do projeto, Dolores Fonseca, todo material é filtrado e colocado em recipientes de plástico, como garrafas pet, e vendido a R$ 0,90 o litro para uma indústria que fica em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O óleo é usado na produção de biodiesel.

– O dinheiro das vendas é repassado às mulheres de acordo com uma planilha que indica a quantidade de litros recolhido por cada participante do projeto – explica Dolores.


Fonte: Comunicação Social - SMDS.