ENTREVISTA X-COMBAT ESTADUAL DE KICKBOXING 2009

Sábado, 04 de julho de 2009.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO SEGUE RUMO A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO

O sonho, que era um só, agora é realidade para os 1.146 alunos do programa Brasil Alfabetizado que receberam, nesta noite, depois de oito meses de estudos, o Certificado de Alfabetização.

Pessoas muitas vezes desiludidas e com pouca esperança de mudar de vida como José Arnaldo, que escreveu em casa o discurso e o leu para a platéia lotada do teatro do SESC em forma de agradecimento. "Este programa, parceria da Prefeitura (com o governo federal) abre as portas para que todos venham estudar. Estava desiludido, mas agora vou continuar e ainda crescer muito, pois tudo depende do primeiro passo".

Um passo para a cidadania, de acordo com a secretária municipal de Educação, professora Keyla Nícia. "Quando somos educadores, entendemos que quando a pessoa aprende a ler ela aprende sobre seus direitos e seus deveres, aprende a cidadania. Alguém que aprende a ler descobre um mundo novo", declarou. Keyla lembrou ainda da necessidade de dar continuidade ao estudo, divulgando que a partir do próximo semestre o município oferecerá a Educação de Jovens e Adultos também no período diurno e frisou: "nossas escolas estão abertas para vocês. Vão em frente!"

Representando a prefeita Aparecida Panisset (que não compareceu ao evento devido a outros compromissos), o secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, fez questão de ressaltar a importância da abertura de novos horizontes com a alfabetização. “É como se o analfabeto nascesse novamente. Abre-se para cada pessoa um novo mundo, novas fronteiras. Quem não quer ler um jornal, um livro, ler e escrever uma carta? Quantas oportunidades de qualificação profissional se abrem hoje para vocês. Vamos nos esforçar para dar continuidade a este trabalho iniciado” finalizou Konder.

Também estiveram presentes à cerimônia o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder; o secretário de Planejamento, Luis Paiva; o vereador Marcelo Amendoim; e as superintendentes da Secretaria de Educação Ielva Ribeiro e Amanda Borde.

Fonte: Comunicação Social - Prefeitura de São Gonçalo.
Fotos: Ana Paula Gomes.