Prefeita e governador inauguram segunda UPA em SG

                                                                                                        
São Gonçalo recebeu a segunda Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e a intenção, segundo o governador Sérgio Cabral, é de que a cidade ganhe mais três unidades. Nesta terça-feira (04/10), a prefeita Aparecida Panisset, acompanhada dos secretários de saúde Márcio Panisset e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Adolpho Konder, e o governador, inauguraram no bairro de Santa Luzia, a 46ª unidade do Estado, que poderá receber até 500 pacientes diariamente.
Com capacidade de atender a um raio de 150 mil moradores, a vinda da UPA, segundo Cabral, vai auxiliar na gerência da saúde dos mais de 1 milhão de habitantes da cidade.
“A chegada desta unidade vai desafogar a UPA do Colubandê e os atendimentos realizados no Pronto-Socorro Central. Além disso, o Governo Federal ampliou de R$ 250 mil para 500 mil os recursos para a manutenção mensal das unidades”, afirmou o governador.
Orçada em quase R$ 3 milhões e equipada para atender a demanda emergencial de baixa e média complexidade dos bairros afastados do Centro, principalmente, o Jardim Catarina, Monjolos e o próprio bairro de Santa Luzia, a UPA, seguirá os padrões de funcionamento: 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.
“São Gonçalo só tem a ganhar com a chegada de mais uma UPA. Com atendimento qualificado, o sistema de saúde da cidade, certamente, será fortalecido”, pontuou Panisset. “Agora, a partir da declaração do governador, vamos começar a estudar os pontos que abrigarão as próximas unidades”, finalizou.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “um levantamento apontou que 99,4% das pessoas que são atendidas pelas UPAs não procuram atendimento de emergência em outras unidades de saúde, visto a excelência do serviço prestado”.
Em três meses, o Pronto-Socorro do Alcântara será reativado e a inauguração da UPA de Santa Luzia vai potencializar o atendimento na região. “Esta UPA é muito bem-vinda, pois vai garantir um ritmo melhor e mais dinâmico, em especial, para os moradores do maior loteamento da América Latina que precisavam ir até o Centro da cidade”, afirmou Márcio Panisset.
Para Adolpho Konder, “a implantação dessa UPA e das próximas que virão é a oportunidade ideal para garantir melhores condições ao gonçalense, em uma das áreas de sustentação de qualquer sociedade”.
Nas UPAs de São Gonçalo, as salas vermelhas têm capacidade maior do que nas demais 44 UPAs, com quatro leitos, todos com equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até a remoção para um hospital.
A UPA tem consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de uma área de observação individual, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até a transferência para hospital. A unidade realiza ainda exames, raios-X, sutura, nebulização e medicação.
fonte: página oficial PMSG

Confira as fotos de Reynaldo Félix:








Prefeita assina contrato de cessão da área com o SENAC

                                                         
A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, junto com o presidente da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (FECOMÉRCIO), Orlando Dinis, assinaram o contrato de cessão da área onde está localizado o SENAC (Rua Dr. Oliveira Botelho, s/nº, Neves). A Prefeitura tomou a iniciativa de entrar em contato com a direção, depois de saber que o contrato já estava vencido há dez anos.
“Por ser uma instituição muito importante para a qualificação dos cidadãos gonçalenses, não poderíamos ficar de braços cruzados. Tomamos a iniciativa e estamos assinando esse contrato de cessão por dez anos, que vai possibilitar a formação de muito mais pessoas”, declarou a prefeita.
O atraso do contrato não possibilitava reformas no prédio, que hoje tem capacidade para 90 cadeiras, formando 1.800 estudantes. A ideia é encontrar um novo local de aproximadamente 3 mil metros quadrados, que já está sendo estudado para a construção de um prédio bem maior, possibilitando assim, o aumento do número de vagas para 4.500 trabalhadores qualificados.
Pioneiro em hotelaria, o SENAC oferece vários cursos como manicure, informática e telemarketing. De acordo o secretário de Planejamento, Luis Paiva, esse novo espaço deve ficar entre o Centro e o bairro de Nova Cidade.
“O principal objetivo é oferecer para os moradores que tem apenas o ensino fundamental, a oportunidade de ter uma formação e entrar para o mercado de trabalho”, finalizou o secretário.
fonte: página oficial PMSG