SMDS promove mobilização contra o trabalho infantil

Sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo (SMDS) promove nesta sexta-feira, dia 18 de junho, mobilização pelo Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. O ato público será a partir das 14 horas, em frente ao prédio do relógio em Alcântara. A manifestação contará com distribuição de panfletos com informações sobre as diversas formas de exploração infantil, além de material sobre todos os programas desenvolvidos pela SMDS em prol da juventude.

A ação reunirá profissionais da Coordenação de Proteção Social Especial, dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga, toda a sociedade gonçalense está convidada a participar da mobilização.

“É importante que as pessoas denunciem os casos de violência infantil e tenham informações sobre os programas desenvolvidos pela SMDS que podem auxiliar no combate a esse mal. A criança que trabalha não se dedica à escola, tem uma formação deficiente e pode sofrer conseqüências graves, tanto físicas, emocionais e até sociais”, disse Veiga.

Esse ano, o símbolo do Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é um catavento, que representa o respeito à criança e à diversidade de idade, raça e de gênero. Suas cinco pontas simbolizam os continentes.