Prefeita é madrinha da mais nova embarcação do Grupo Brasbunker

A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, foi homenageada, nesta segunda-feira (05/09), com o título de madrinha da mais nova embarcação do estaleiro São Miguel, a Mar Limpo II. Situado há 38 anos no bairro Gradim, o estaleiro, uma das empresas do Grupo Brasbunker, produzirá um total de 18 embarcações, ciclo de empreendimentos que vão viabilizar o ambicioso projeto de reestruturação da indústria naval.
Durante a solenidade de lançamento da embarcação e alagamento do primeiro dique seco da região, que aconteceu nas dependências do estaleiro, Aparecida Panisset não conteve a emoção de fazer parte de mais um momento revolucionário para a cidade.
“É muito bom ver o Gradim, que já foi uma das potências do setor naval, se reafirmando e subsidiando novas conquistas. E isso se deu pelo trabalho de uma equipe exemplar, em todas as etapas do processo de execução deste empreendimento”, exaltou a prefeita.
Assim como a prefeita, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Gonçalo, Adolpho Konder, vê o lançamento da embarcação como marco para São Gonçalo. “Este evento reafirma que São Gonçalo passa por um momento de progresso sem fim, em todos os setores-base. Além de toda movimentação atual, já é prevista a construção do segundo dique seco, que vai favorecer na expansão do setor, e contribuir, naturalmente, para a geração de emprego e renda na cidade”.
Para o presidente e fundador do Grupo Brasbunker, Marcelino dos Anjos Nascimento, escolher a prefeita como madrinha não foi difícil: “Conhecemos bem e admiramos o trabalho de Aparecida Panisset como gestora desta cidade. Ela é incansável em suas ações”.
Sobre o lançamento de mais uma embarcação, Marcelino não esconde a felicidade. “Ao longo desses 46 anos de existência do grupo, já tive muitas alegrias, mas produzir uma embarcação deste porte e equipada com o mais novo e revolucionário sistema que há na área, especialmente em São Gonçalo, causa orgulho e muita satisfação", finalizou.
A Mar Limpo II tem 61.7 m de comprimento, 14 m de boca e 6 m de pontal. A embarcação, classificada como Oil Spill Recovery Vessels (OSRV), além do transporte de cargas, é capaz de executar operações de resposta a emergências de derramamento de óleo e vai operar no Brasil para a Petrobras. Entre as próximas embarcações, estão previstas mais três nos mesmos moldes da Mar Limpo II, além de petroleiros e navios de maior porte.
fonte:página oficial PMSG

Prefeitura homenageia cultura popular com tradicional Festa do Folclore

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Educação, realizou no último fim de semana, no Clube Esportivo Mauá, a clássica Festa do Folclore e Tradições Populares, com a participação direta das escolas municipais da rede. Durante os dois dias, 50 barracas com comidas típicas de diversas regiões brasileiras, artesanato, brincadeiras e apresentações de variadas manifestações culturais deram cor e sabor às festividades.
Os preparativos começaram cedo com alunos de 70 escolas montando barracas na tarde da sexta-feira (02/09), com o intuito de deixar a noite livre para a diversão, e foi o que aconteceu. A abertura oficial do evento ocorreu às 18 horas, com as apresentações de dança dos alunos da escola José Manna Junior, da Banda do colégio Pastor Aroldo Gomes, da Orquestra Municipal de São Gonçalo, do Coral Integração, regido pelo maestro Fernando José de Almeida, e de declamações de poesia. Já na sua primeira noite, a festa reuniu um público de cerca de mil pessoas.
No sábado, as atividades se desenrolaram durante todo o dia, das 9 às 22 horas. As apresentações foram baseadas, principalmente, em costumes e danças típicas das regiões norte e nordeste. Performances de Capoeira, Maculelê, Carimbó, Boi Bumbá de Paritins, Ciranda, entre outras, animaram os festejos. Aproximadamente três mil pessoas compareceram para prestigiar o segundo dia da festa.
Esta foi a 27ª edição do evento, que celebrou o ano internacional das florestas, dos povos afrodescendentes e do centenário de nascimento do pintor Caribe, da cangaceira Maria Bonita e dos compositores Nelson Cavaquinho, Assis Valente e Pedro Caetano.
A secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nícia de Carvalho, explicou que “atividades que estimulam a propagação da cultura popular, através de mecanismos educativos, contribuem para uma maior identificação social e fortalecimento do conceito de cidadania”.
A garotada teve a oportunidade de aprender se divertindo. “Na festa, conheci danças típicas de outros estados do nosso país”, contou Nayara Fernanda Vasconcellos, de 10 anos, aluna do Colégio Municipal Castelo Branco, que participou, pela segunda vez consecutiva, do evento.
O coordenador de cultura da rede municipal de ensino e organizador do evento, Cássio Leal dos Santos, ressaltou que a festa fornece à população um panorama do que acontece dentro das escolas, no que diz respeito ao aprendizado cultural e regional.
Também foram convidados para participar da celebração cultural a Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG), o Movimento de Mulheres de São Gonçalo, a Secretaria de Integração e Políticas para as Mulheres, o Centro de Inclusão Municipal Ellen Keller (CIM), o projeto Brasil Alfabetizado e algumas creches conveniadas.
Fonte: página oficial PMSG

Obras do PAC no bairro de Jardim Catarina entram na reta final

Mais um dia de inaugurações em São Gonçalo. A prefeita Aparecida Panisset esteve, no último domingo (04/09), conferindo as obras de pavimentação das Avenidas Albino Imparato e Padre Vieira, no Jardim Catarina, contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Ao todo, 109 vias do bairro passaram por intervenções de drenagem, asfalto e tratamento de esgoto, sem falar das novas tubulações que estão sendo instaladas, para ampliar o fornecimento de água da Cedae. As obras estão em etapa de finalização.
A prefeita Aparecida Panisset caminhou pelas ruas conversando com os moradores e comerciantes da região, ouvindo seus pedidos e avaliações. “Fui a Brasília buscar os recursos do PAC para investir no maior loteamento da América Latina. Essas obras fazem parte do processo de transformação pelo qual São Gonçalo está passando”, declarou a prefeita.
À medida que a chefe do executivo avançava pelas ruas, as pessoas se aproximavam para cumprimentá-la. “Só temos a agradecer à prefeita e todo grupo que trabalhou com ela. A equipe é muito atenciosa, todos os pedidos da nossa comunidade foram atendidos”, disse Marlene Siqueira, moradora do bairro há 22 anos.
Já Ivone Gomes, de 35 anos, que mora na Avenida Padre Vieira desde que nasceu, contou que tinha vergonha de convidar as pessoas para irem a sua casa, por conta da lama e do esgoto a céu aberto nas ruas da localidade. “Agora, posso receber visitas, porque o Jardim Catarina se tornou um lugar descente para viver”, comemorou Ivone Gomes.
fonte: página oficial PMSG