Prefeitura homenageia cultura popular com tradicional Festa do Folclore

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Educação, realizou no último fim de semana, no Clube Esportivo Mauá, a clássica Festa do Folclore e Tradições Populares, com a participação direta das escolas municipais da rede. Durante os dois dias, 50 barracas com comidas típicas de diversas regiões brasileiras, artesanato, brincadeiras e apresentações de variadas manifestações culturais deram cor e sabor às festividades.
Os preparativos começaram cedo com alunos de 70 escolas montando barracas na tarde da sexta-feira (02/09), com o intuito de deixar a noite livre para a diversão, e foi o que aconteceu. A abertura oficial do evento ocorreu às 18 horas, com as apresentações de dança dos alunos da escola José Manna Junior, da Banda do colégio Pastor Aroldo Gomes, da Orquestra Municipal de São Gonçalo, do Coral Integração, regido pelo maestro Fernando José de Almeida, e de declamações de poesia. Já na sua primeira noite, a festa reuniu um público de cerca de mil pessoas.
No sábado, as atividades se desenrolaram durante todo o dia, das 9 às 22 horas. As apresentações foram baseadas, principalmente, em costumes e danças típicas das regiões norte e nordeste. Performances de Capoeira, Maculelê, Carimbó, Boi Bumbá de Paritins, Ciranda, entre outras, animaram os festejos. Aproximadamente três mil pessoas compareceram para prestigiar o segundo dia da festa.
Esta foi a 27ª edição do evento, que celebrou o ano internacional das florestas, dos povos afrodescendentes e do centenário de nascimento do pintor Caribe, da cangaceira Maria Bonita e dos compositores Nelson Cavaquinho, Assis Valente e Pedro Caetano.
A secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nícia de Carvalho, explicou que “atividades que estimulam a propagação da cultura popular, através de mecanismos educativos, contribuem para uma maior identificação social e fortalecimento do conceito de cidadania”.
A garotada teve a oportunidade de aprender se divertindo. “Na festa, conheci danças típicas de outros estados do nosso país”, contou Nayara Fernanda Vasconcellos, de 10 anos, aluna do Colégio Municipal Castelo Branco, que participou, pela segunda vez consecutiva, do evento.
O coordenador de cultura da rede municipal de ensino e organizador do evento, Cássio Leal dos Santos, ressaltou que a festa fornece à população um panorama do que acontece dentro das escolas, no que diz respeito ao aprendizado cultural e regional.
Também foram convidados para participar da celebração cultural a Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG), o Movimento de Mulheres de São Gonçalo, a Secretaria de Integração e Políticas para as Mulheres, o Centro de Inclusão Municipal Ellen Keller (CIM), o projeto Brasil Alfabetizado e algumas creches conveniadas.
Fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário