Adolpho Konder abre 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Quarta-feira, 05 de agosto de 2009.


Começou ontem (04/08) a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontece até quinta-feira, dia 6, no teatro do Sesc-São Gonçalo. O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, e a prefeita Aparecida Panisset, abriram oficialmente o evento que discutirá as novas políticas públicas para o setor. O tema deste ano é a Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Na solenidade de abertura, a Orquestra Municipal executou o Hino Nacional Brasileiro. Logo em seguida, Konder mostrou resultados dos projetos da Secretaria que garantem proteção às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Ele também apresentou o novo projeto de construção de uma sede própria para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

– A gestão social passa por um momento de implantação e efetivação de políticas públicas através do SUAS, o que é muito positivo – afirmou o secretário, ressaltando que o social em São Gonçalo deve ser trabalhado pelos governos municipal, estadual e federal, junto ao Poder Judiciário.

Em seu discurso, a prefeita parabenizou Konder pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social. Segundo ela, o objetivo da assistência social é resgatar vidas seja em estado de insalubridade ou do tráfico de drogas.

– O trabalho do setor de desenvolvmento social é pouco valorizado e precisa ser mais visto. O assistente social pode muitas vezes ser mais importante que um médico, porque este cuida das consequências das doenças da alma – disse Panisset.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (CMAS), Hélio Camilo; os secretários Keyla Nícia Dias (Educação) e Luiz Paiva (Planejamento); os subsecretários Suely Amaral e Pedro Veiga (Desenvolvimento Social) e Osmar Bria (Saúde), entre outros convidados que representaram o governo estadual, a Câmara de Vereadores e usuários da rede de assistência.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.