Adolpho Konder participa da inauguração da primeira UPA de São Gonçalo

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010.

São Gonçalo ganhou nesta segunda-feira (25/01) a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) com capacidade para atender até 550 pacientes por dia. A nova UPA fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 10,5, no bairro Colubandê. Esta é a 25ª unidade aberta no Estado pelo governador Sérgio Cabral. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, participou da cerimônia ao lado da prefeita Aparecida Panisset e do secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset, entre outras autoridades.

O governador adiantou que até março será inaugurada outra UPA na cidade. A unidade é equipada para atender casos de urgência de baixa e média complexidade e funcionará 24 horas, inclusive nos fins de semana. Os pacientes poderão fazer consultas, exames e receber medicamentos. Entre os serviços oferecidos estão consultório de pediatria, clínica médica e odontológica. Além de laboratório para a realização de exames, salas de raios-X, medicação, nebulização e uma área de isolamento para doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite.

Essa é a terceira unidade implantada e custeada por meio da nova política nacional de UPAs, com investimentos dos dois entes, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) e o Ministério da Saúde. As duas primeiras unidades, em Três Rios e Queimados, foram inauguradas em dezembro.